Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambiente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14952 |
Resumo: | Resumo: A preservação do meio ambiente é um tema amplamente discutido atualmente Este tema tem sido incorporado à área técnica educacional, por um lado, pela necessidade da conscientização populacional, e, por outro, pela urgência na profissionalização de indivíduos em diferentes áreas Em cursos técnicos de meio ambiente, nos deparamos com o ensino de línguas estrangeiras como componente do currículo escolar e, posteriormente, com a insuficiência de materiais que abordem o tema anteriormente citado Tendo em vista nossa anuência ao conceito de aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais, em atividades de linguagem de grupos sociais, identificamos a necessidade da elaboração de uma sequência didática que potencialize as capacidades de linguagem já dominadas e aquelas a serem desenvolvidas pelos alunos Assim, nossa pesquisa de mestrado tem, por objetivos, 1) a elaboração de um modelo didático do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional (VAPI) e 2) a análise da sequência didática (SD) implementada Nossa pesquisa ancora-se nos constructos teórico-metodológicos relacionados ao interacionismosociodiscursivo, na voz dos estudiosos de Genebra, com os conceitos de linguagem, modelo didático de gênero e de sequências didáticas, questões relacionadas ao gênero, de acordo com os especialistas da área de publicidade, educomunicação, e multimodalidade do gênero Além disso, caracterizamos o gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional abordando questões da mídia de massa e, como o anúncio publicitário se apropria do videoclipe para ser complementado na constituição midiática, apresentamos questões relacionadas à análise de imagem, que é parte componente do modelo didático proposto nesse trabalho O procedimento metodológico para a construção do modelo didático se baseou no modelo de análise de textos proposto por Bronckart (1999), e, para a avaliação da sequência didática, servimo-nos dos elementos identificados como ensináveis no modelo didático construído, nas capacidades de linguagem e na estrutura da SD Como resultado da análise de imagens, observamos o uso frequente de metáforas, alusões, adjunção e repetições de imagens como sendo componentes essenciais desse gênero Ao que diz respeito à produção, é necessário que seja postado por uma organização nãogovernamental, com intuito de dialogar com as necessidades populacionais à preservação de meio ambiente, contudo, os temas de um VAPI podem variar Na infraestrutura, observamos a presença de imagens e som, da linguagem verbal contendo verbos modais, presente do indicativo, passado, futuro e imperativo, e o uso, ou não, de dêiticos pessoais Com relação à SD analisada, sua macroestrutura não está totalmente de acordo com a teoria apresentada, já que não contempla módulos e não tem uma motivação para ação por parte dos aprendizes Concluímos que, no ensino de línguas, o uso de VAPI é interessante, uma vez que permite acesso à linguagem verbal e não-verbal por parte dos aprendizes e enriquece as aulas, sendo que o uso do gênero pode ser um incentivo à atitude, contanto que isso seja exposto na SD |
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Transposição didática do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional para o ensino de inglês em um curso técnico em meio ambienteEnsinoMeios auxiliaresGravação de vídeoComunicação na educaçãoStudy and teachingCommunication in educationEnglish languageResumo: A preservação do meio ambiente é um tema amplamente discutido atualmente Este tema tem sido incorporado à área técnica educacional, por um lado, pela necessidade da conscientização populacional, e, por outro, pela urgência na profissionalização de indivíduos em diferentes áreas Em cursos técnicos de meio ambiente, nos deparamos com o ensino de línguas estrangeiras como componente do currículo escolar e, posteriormente, com a insuficiência de materiais que abordem o tema anteriormente citado Tendo em vista nossa anuência ao conceito de aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais, em atividades de linguagem de grupos sociais, identificamos a necessidade da elaboração de uma sequência didática que potencialize as capacidades de linguagem já dominadas e aquelas a serem desenvolvidas pelos alunos Assim, nossa pesquisa de mestrado tem, por objetivos, 1) a elaboração de um modelo didático do gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional (VAPI) e 2) a análise da sequência didática (SD) implementada Nossa pesquisa ancora-se nos constructos teórico-metodológicos relacionados ao interacionismosociodiscursivo, na voz dos estudiosos de Genebra, com os conceitos de linguagem, modelo didático de gênero e de sequências didáticas, questões relacionadas ao gênero, de acordo com os especialistas da área de publicidade, educomunicação, e multimodalidade do gênero Além disso, caracterizamos o gênero videoclipe de anúncio publicitário institucional abordando questões da mídia de massa e, como o anúncio publicitário se apropria do videoclipe para ser complementado na constituição midiática, apresentamos questões relacionadas à análise de imagem, que é parte componente do modelo didático proposto nesse trabalho O procedimento metodológico para a construção do modelo didático se baseou no modelo de análise de textos proposto por Bronckart (1999), e, para a avaliação da sequência didática, servimo-nos dos elementos identificados como ensináveis no modelo didático construído, nas capacidades de linguagem e na estrutura da SD Como resultado da análise de imagens, observamos o uso frequente de metáforas, alusões, adjunção e repetições de imagens como sendo componentes essenciais desse gênero Ao que diz respeito à produção, é necessário que seja postado por uma organização nãogovernamental, com intuito de dialogar com as necessidades populacionais à preservação de meio ambiente, contudo, os temas de um VAPI podem variar Na infraestrutura, observamos a presença de imagens e som, da linguagem verbal contendo verbos modais, presente do indicativo, passado, futuro e imperativo, e o uso, ou não, de dêiticos pessoais Com relação à SD analisada, sua macroestrutura não está totalmente de acordo com a teoria apresentada, já que não contempla módulos e não tem uma motivação para ação por parte dos aprendizes Concluímos que, no ensino de línguas, o uso de VAPI é interessante, uma vez que permite acesso à linguagem verbal e não-verbal por parte dos aprendizes e enriquece as aulas, sendo que o uso do gênero pode ser um incentivo à atitude, contanto que isso seja exposto na SDDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The environment preservation is a broadly discussed theme nowadays This theme has been incorporated to the educational technical area, in one hand, for the necessity of consciousness among people and, on the other hand, due to the urgency of professionalization of individuals in different areas In environmental technical courses, we come across language teaching as a curriculum element and, furthermore, we face the situation of lack of material that approach this theme Owing to our consent on the concept of language learning through textual genres in language activities of different groups, we identify the need of the elaboration of a didactic sequence that potencializes the language capacities conquered and to be conquered by the students This way, our research aims at elaborating a didactic model of the video clip of institutional advertisement (VCIA) genre and analysing a didactic sequence already implemented Both materials explore, as central theme, the environment preservation Our research is grounded in the theoretical-methodological construct related to the sociodiscursiveinteracionism, in the voice of the Geneva researchers, within the concept of language, didactic model and the didactic sequence, issues related to the genre according the specialists of publicity area, educomunicação, and multimodality of the genre Besides, we define VCIA addressing mass media and, as public announcement ownership the video clip to be complemented in its media constitution, we present issues related to the image analysis that compose this work These assumptions underlie our analysis related to the activities available to the students, so that they can make a personal reading and expose their understanding of what was presented according to their experience and cultural background as well as the didactic proposal implemented The methodological procedure for the construction of the teaching model was based on the analysis of texts proposed by Bronckart’s (1999) model and for the evaluation of the didactic sequence, we employ the elements identified as teachable in the didactic model built on language capacities and structure of the SD prepared by scholars of Geneva As a result of the image analysis we observe the frequent use of metaphors, allusions, addition and repetitions of images as an essential component of this genre Concerning production, it is required to be posted by a non-governmental institution aiming the dialogue between the population and its needs of preservation, however the themes of a VCIA may vary In infrastructure we observed the presence of images and sound, verbal language containing modal verbs, present simple, past simple, future (with will), imperative and the use or not of personal deictics Regarding the SD analyzed, its macro-structure is not fully consistent with the theory presented, since it does not encompass modules and has no motivation to action by the learners We conclude that, in language teaching, using VCIA is positive, as it allows apprentices to have access to verbal and non verballanguage and enriches lessons, the use of the genre can be an encouraging attitude as long as it is exposed in the didactic sequence The production of a didactic model is important in the production of a didactic sequence, as it aids in the analysis of the elements which can be transposed didacticallyCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoStutz, LidiaOliveira, Francieli de2024-05-01T14:44:07Z2024-05-01T14:44:07Z2014.0015.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14952porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - 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