Concepções teórico-práticas de professores e estudantes acerca da formação de leitores no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leslie Felismino Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179070
Resumo: Apresentamos uma pesquisa investigatória, relacionada às concepções teórico-práticas a respeito do ensino e da aprendizagem de leitura em salas de aula, com a participação de professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio, advindos de seis escolas públicas da cidade de Londrina, Norte do Paraná. O objetivo foi conhecer qual concepção de leitura, leitor e texto já publicizada orienta os professores de Língua Portuguesa no ensino de leitura. Para efetivarmos esse propósito, o trabalho foi fundamentado na perspectiva de linguagem interacionista segundo Bakhtin (1992), para quem a linguagem é um ato dialógico de interações de sujeitos sociais. Baseamo-nos, também, para análise do corpus, nos postulados da análise do discurso de Maingueneau, (1993), Mussalin (2001) e Orlandi (2002), tendo presente o papel ativo do leitor e uma proposta de leitura discursiva por meio da mobilização dos sentidos do texto e do diálogo com outros interdiscursos, que perpassam o texto. Além disso, contribuíram para este trabalho, os estudos de Geraldi (1991), Kleiman (2004) e Rezende (2009), que defendem a leitura como prática social, de natureza relacional e interativa. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com implicações bibliográfica e exploratório-descritiva e consistiu em entrevistas com dez professores de língua portuguesa e noventa e nove estudantes dos três anos do Ensino Médio. Foram utilizados questionários contendo questões semiestruturadas abertas e fechadas. As análises realizadas apontam reflexões em relação ao dizeres dos professores de Língua Portuguesa ao assumirem uma concepção de texto/leitura e leitor interacionista, porém, cabe ressaltar, os exemplos de práticas de leitura demonstrados por eles, nessa visão, deixam lacunas no que se refere à concepção na qual filiaram o trabalho de leitura no Ensino Médio. Os dizeres dos professores mostram um silenciamento da experiência de leitura de ordem científica e, ao mesmo tempo, um discurso atravessado por leituras de documentos oficiais, como PCN (BRASIL, 2000) e DCE (PARANÁ, 2008), na busca de superar a leitura decodificante, porém estão ainda afetados por práticas que pouco contribuem para a superação desse tipo de leitura, como podemos constatar, também, a partir dos dizeres dos estudantes, os quais indicam preferência por práticas interlocutivas. Consideramos que este estudo pode contribuir para a proposição de discussões sobre práticas de leitura como uma atividade social, interacional e discursiva com vistas à superação de práticas de leitura decodificantes no contexto escolar analisado e outros que apresentem realidade similar.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConcepções teórico-práticas de professores e estudantes acerca da formação de leitores no Ensino Médio2012-07-03Lucinea Aparecida de Rezende . Sonia Aparecida Lopes Benites Paulo de Tarso GalembeckLeslie Felismino BarbosaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRApresentamos uma pesquisa investigatória, relacionada às concepções teórico-práticas a respeito do ensino e da aprendizagem de leitura em salas de aula, com a participação de professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio, advindos de seis escolas públicas da cidade de Londrina, Norte do Paraná. O objetivo foi conhecer qual concepção de leitura, leitor e texto já publicizada orienta os professores de Língua Portuguesa no ensino de leitura. Para efetivarmos esse propósito, o trabalho foi fundamentado na perspectiva de linguagem interacionista segundo Bakhtin (1992), para quem a linguagem é um ato dialógico de interações de sujeitos sociais. Baseamo-nos, também, para análise do corpus, nos postulados da análise do discurso de Maingueneau, (1993), Mussalin (2001) e Orlandi (2002), tendo presente o papel ativo do leitor e uma proposta de leitura discursiva por meio da mobilização dos sentidos do texto e do diálogo com outros interdiscursos, que perpassam o texto. Além disso, contribuíram para este trabalho, os estudos de Geraldi (1991), Kleiman (2004) e Rezende (2009), que defendem a leitura como prática social, de natureza relacional e interativa. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com implicações bibliográfica e exploratório-descritiva e consistiu em entrevistas com dez professores de língua portuguesa e noventa e nove estudantes dos três anos do Ensino Médio. Foram utilizados questionários contendo questões semiestruturadas abertas e fechadas. As análises realizadas apontam reflexões em relação ao dizeres dos professores de Língua Portuguesa ao assumirem uma concepção de texto/leitura e leitor interacionista, porém, cabe ressaltar, os exemplos de práticas de leitura demonstrados por eles, nessa visão, deixam lacunas no que se refere à concepção na qual filiaram o trabalho de leitura no Ensino Médio. Os dizeres dos professores mostram um silenciamento da experiência de leitura de ordem científica e, ao mesmo tempo, um discurso atravessado por leituras de documentos oficiais, como PCN (BRASIL, 2000) e DCE (PARANÁ, 2008), na busca de superar a leitura decodificante, porém estão ainda afetados por práticas que pouco contribuem para a superação desse tipo de leitura, como podemos constatar, também, a partir dos dizeres dos estudantes, os quais indicam preferência por práticas interlocutivas. Consideramos que este estudo pode contribuir para a proposição de discussões sobre práticas de leitura como uma atividade social, interacional e discursiva com vistas à superação de práticas de leitura decodificantes no contexto escolar analisado e outros que apresentem realidade similar.An investigative research, related to theoretic-practical conceptions on education and learning to read in classrooms with participation of Portuguese teachers on high school, coming from six public schools in the city of Londrina, North of Paraná is presented. The objective was to learn what conception of reading, reader and text already publicized, guides the teachers of Portuguese in teaching reading. To accomplish this purpose, the work was founded in the interactionist language perspective according to Bakthin (1992), to whom language is a dialogic act of interactions among social subjects. Also used to base the corpus analysis were postulates of discourse analysis of Maingueneau (1993), Mussalin (2001) and Orlandi (2002), bearing in mind the active role of the reader and a proposal of discursive reading through mobilization of the meaning of text and dialogue with other interdiscourse that pervade the text. Besides that, the studies of Geraldi (1991), Kleiman (2004) and Rezende (2009) who advocate reading as a social practice of relational and interactive nature contributed for this work. The research methodology was qualitative approach with bibliographic and exploratory-descriptive implications and consisted on interviews with ten teachers of Portuguese and ninety-nine students from the 3 years of high school. Questionnaires were used having open and closed semi-structured questions. The analysis performed indicate reflections related to sayings of Portuguese Language teachers by taking a conception of text/reading and interactionist reader, however, it should be noted, the examples of reading practices demonstrated by them, in this vision, leave gaps referring to the conception in which the reading work on high schools is affiliated with. The teacher's sayings show a silence of reading experiences of scientific nature and, at the same time, a speech crossed by official documents reading as PCN (BRASIL, 2000) and DCE (PARANÁ, 2008), seeking to overcome decoding reading. However they are still affected by practices that little contribute to overcome this kind of reading, as seen, also, from words of students, who showed a preference by interactional activities. This study may contribute on the proposition of discussions about reading practices as a social, interactional and discursive activity aiming to overcome decoding reading practices on the school context analyzed and others presenting a similar reality.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179070porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:21Zoai:uel.br:vtls000179070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-02-08T17:48:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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