A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalto, Jader Otavio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10957
Resumo: Resumo: Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Paraná - AVA/22 Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar respostas para algumas questões, tais como: quais as estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos, independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do Paraná Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da questão comum Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original Como resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão foi resolvida não diferem muito de uma série para outra Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação da Aprendizagem em Matemática Escolar; Produção escrita; Acerto e Erro em Matemática
id UEL_a72be56568311e847dc678eb17ad945b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10957
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002Educação matemáticaMatemáticaAvaliação da aprendizagemProdução escrita em matemáticaMatemáticaMathematics educationMathematics - Evaluation of the learning - Study and teachingRight and mistake in mathematicsMathematics - Written productioResumo: Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Paraná - AVA/22 Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar respostas para algumas questões, tais como: quais as estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos, independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do Paraná Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da questão comum Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original Como resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão foi resolvida não diferem muito de uma série para outra Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação da Aprendizagem em Matemática Escolar; Produção escrita; Acerto e Erro em MatemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work studies the written production at the Open-ended Question which is common to grade 8th of Fundamental Teaching and to grade 3rd of Medium Teaching of the Mathematics Open-Ended Question's Test of the School Revenue Assessment of Parana State - AVA/22 We intended, with that work, to find answers for some questions, such as: which strategies/procedures do the students use to solve the common open-ended question? Are such strategies/procedures the same ones? What kind of mistakes can we find? Are those mistakes the same ones, independent of the grades? Are there compatibility marks of mathematical content in the written production? The adopted methodological approach is predominantly qualitative We have guided by the techniques of the content analysis as na understanding and inference tool of the students' written production in some tests, which were chosen by statistical procedures of all Parana State's tests Moreover, four resolution's categories of the common question are identified In each one of these categories, we infer the statements of problems that the students might understood from the interpretation that they had made of the statement of the original question As main results, we have: a) the students of grade 3rd had better performance than the grade 8th ones; b) most of the students used an arithmetical strategy (arithmetic operations on numbers, as addition, subtraction, multiplication and division) to solve the question, even at the grade 3rd tests; c) analyzing the written production, we can infer that the largest difficulty faced by the students was to understand the statement of the question; d) the ways that the question was solved by the students of grade 8th are not quite different from the way grade 3rd students didBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Cury, Helena NoronhaSavioli, Ângela Marta Pereira das DoresBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Dalto, Jader Otavio2024-05-01T13:09:02Z2024-05-01T13:09:02Z2007.0023.02.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10957porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
title A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
spellingShingle A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
Dalto, Jader Otavio
Educação matemática
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Matemática
Mathematics education
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Right and mistake in mathematics
Mathematics - Written productio
title_short A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
title_full A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
title_fullStr A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
title_full_unstemmed A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
title_sort A produção escrita em matemática : análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental a à 3ª série do ensino médio do AVA/2002
author Dalto, Jader Otavio
author_facet Dalto, Jader Otavio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Cury, Helena Noronha
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalto, Jader Otavio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Matemática
Mathematics education
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Right and mistake in mathematics
Mathematics - Written productio
topic Educação matemática
Matemática
Avaliação da aprendizagem
Produção escrita em matemática
Matemática
Mathematics education
Mathematics - Evaluation of the learning - Study and teaching
Right and mistake in mathematics
Mathematics - Written productio
description Resumo: Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Paraná - AVA/22 Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar respostas para algumas questões, tais como: quais as estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos, independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do Paraná Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da questão comum Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original Como resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão foi resolvida não diferem muito de uma série para outra Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação da Aprendizagem em Matemática Escolar; Produção escrita; Acerto e Erro em Matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2024-05-01T13:09:02Z
2024-05-01T13:09:02Z
23.02.2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10957
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256366022656