Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardin, Francielle Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.
id UEL_a7498466fd3b73d18e18bd0bbb0a2575
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17129
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemáticaReflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formationEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaEscrita reflexivaRegulação da aprendizagemCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematics teacher educationReflective writingRegulation of the learningEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.This work aimed to identify and analyse evidence of regulation of the learning of preservice mathematics teachers, from reflective writings in a classroom notebook with reflections. The reflective writings of three 3rd-grade mathematics students from the State University of Londrina were analysed, including a work with arithmetic operations developed in a discipline within the scope of the mathematics education, during the first academic term of 2019. As an analytical procedure, vertical readings were performed, i.e., the reading of all the productions of one student, and horizontal readings, i.e., the reading of all productions in the same school day. Through these readings, we could observe the way the students developed the tasks proposed and identify some aspects that contribute to the teacher education process, such as outburst, expression of feelings and personal theories, dialogue, learning of content and aspects of the teaching practice and regulation of learning.Santos, Edilaine Regina dosBuriasco, Regina Luzia Corio deDalto, Jader OtavioGardin, Francielle Silva2024-08-05T17:26:54Z2024-08-05T17:26:54Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina73 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:02:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:02:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
Reflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formation
title Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
Gardin, Francielle Silva
Educação matemática
Formação de professores de matemática
Escrita reflexiva
Regulação da aprendizagem
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics teacher education
Reflective writing
Regulation of the learning
title_short Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
title_full Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
title_sort Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
author Gardin, Francielle Silva
author_facet Gardin, Francielle Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Edilaine Regina dos
Buriasco, Regina Luzia Corio de
Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardin, Francielle Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de professores de matemática
Escrita reflexiva
Regulação da aprendizagem
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics teacher education
Reflective writing
Regulation of the learning
topic Educação matemática
Formação de professores de matemática
Escrita reflexiva
Regulação da aprendizagem
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematics teacher education
Reflective writing
Regulation of the learning
description Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
2024-08-05T17:26:54Z
2024-08-05T17:26:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
73 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253534867456