Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens. |
id |
UEL_a7498466fd3b73d18e18bd0bbb0a2575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17129 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemáticaReflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formationEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaEscrita reflexivaRegulação da aprendizagemCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematics teacher educationReflective writingRegulation of the learningEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.This work aimed to identify and analyse evidence of regulation of the learning of preservice mathematics teachers, from reflective writings in a classroom notebook with reflections. The reflective writings of three 3rd-grade mathematics students from the State University of Londrina were analysed, including a work with arithmetic operations developed in a discipline within the scope of the mathematics education, during the first academic term of 2019. As an analytical procedure, vertical readings were performed, i.e., the reading of all the productions of one student, and horizontal readings, i.e., the reading of all productions in the same school day. Through these readings, we could observe the way the students developed the tasks proposed and identify some aspects that contribute to the teacher education process, such as outburst, expression of feelings and personal theories, dialogue, learning of content and aspects of the teaching practice and regulation of learning.Santos, Edilaine Regina dosBuriasco, Regina Luzia Corio deDalto, Jader OtavioGardin, Francielle Silva2024-08-05T17:26:54Z2024-08-05T17:26:54Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina73 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:02:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:02:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática Reflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formation |
title |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática Gardin, Francielle Silva Educação matemática Formação de professores de matemática Escrita reflexiva Regulação da aprendizagem Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics teacher education Reflective writing Regulation of the learning |
title_short |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática |
author |
Gardin, Francielle Silva |
author_facet |
Gardin, Francielle Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Edilaine Regina dos Buriasco, Regina Luzia Corio de Dalto, Jader Otavio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gardin, Francielle Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Formação de professores de matemática Escrita reflexiva Regulação da aprendizagem Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics teacher education Reflective writing Regulation of the learning |
topic |
Educação matemática Formação de professores de matemática Escrita reflexiva Regulação da aprendizagem Ciências Exatas e da Terra - Matemática Mathematics education Mathematics teacher education Reflective writing Regulation of the learning |
description |
Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 2024-08-05T17:26:54Z 2024-08-05T17:26:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CCE - Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 73 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823253534867456 |