História literária nos cursos de Letras: cânones e tradições
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10976 |
Resumo: | Resumo: Estudo de programas da disciplina de Literatura Brasileira dos cursos de Letras de seis universidades paranaenses e das concepções que professores e alunos têm sobre literatura, cânone, texto literário e metodologia de abordagem da Literatura Brasileira em sala de aula, a partir de formulários por eles respondidos, com o propósito de verificar o lugar das histórias literárias na graduação em Letras Como pressuposto básico, a pesquisa considera que, se a Universidade é responsável pela formação inicial do professor de literatura, pela educação dos alunos nas leituras literárias e pela transmissão de discursos que valorizam certos textos como literários, atuando como o mais concreto componente de construção do sistema literário, o estudo dos programas é um bom começo para se entender como se dá o ensino de literatura brasileira nas universidades paranaenses e para se observar as possíveis mudanças que nelas acenam A proposta é a de que a reformulação de algumas práticas metodológicas pode alterar de modo significativo não apenas a concepção de ensino, mas também a formação do professor de literatura Além do que, permite a inserção de alguns grupos até então marginalizados nos âmbitos da crítica literária e da universidade, vistas como autoridades institucionais, uma vez que representa uma concepção mais ampla do processo de produção e recepção literária A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos professores de literatura brasileira e graduandos dos cursos de Letras, para categorização dos registros e análise das concepções Os resultados demonstram que há uma incorporação dos paradigmas da historiografia literária brasileira no ensino de literatura brasileira A constatação é a de que ensinar literatura significa usualmente ensinar “história literária”, o que resulta na cristalização – como um espelho de cânones e tradições - de autores e obras |
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História literária nos cursos de Letras: cânones e tradiçõesLiteratura brasileiraHistória e críticaCanon (Literatura)Universidades e faculdadesCurrículosBrazilian literatureHistory and criticismCanon (Literature)Universities and collegesCurriculaResumo: Estudo de programas da disciplina de Literatura Brasileira dos cursos de Letras de seis universidades paranaenses e das concepções que professores e alunos têm sobre literatura, cânone, texto literário e metodologia de abordagem da Literatura Brasileira em sala de aula, a partir de formulários por eles respondidos, com o propósito de verificar o lugar das histórias literárias na graduação em Letras Como pressuposto básico, a pesquisa considera que, se a Universidade é responsável pela formação inicial do professor de literatura, pela educação dos alunos nas leituras literárias e pela transmissão de discursos que valorizam certos textos como literários, atuando como o mais concreto componente de construção do sistema literário, o estudo dos programas é um bom começo para se entender como se dá o ensino de literatura brasileira nas universidades paranaenses e para se observar as possíveis mudanças que nelas acenam A proposta é a de que a reformulação de algumas práticas metodológicas pode alterar de modo significativo não apenas a concepção de ensino, mas também a formação do professor de literatura Além do que, permite a inserção de alguns grupos até então marginalizados nos âmbitos da crítica literária e da universidade, vistas como autoridades institucionais, uma vez que representa uma concepção mais ampla do processo de produção e recepção literária A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos professores de literatura brasileira e graduandos dos cursos de Letras, para categorização dos registros e análise das concepções Os resultados demonstram que há uma incorporação dos paradigmas da historiografia literária brasileira no ensino de literatura brasileira A constatação é a de que ensinar literatura significa usualmente ensinar “história literária”, o que resulta na cristalização – como um espelho de cânones e tradições - de autores e obrasTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This thesis aims to find out the position of literary histories in Letters majors by the study of the Brazilian Literature curricular programs in Letters majors of six universities in Paraná State and on the conceptions teachers and students have about literature, canon, literary text and teaching methodologies This paper assumes that the University is responsible for the initial preparation of the literature teacher, for the development of the students reading skills and for the creation of literary values for certain texts, thus acting as the strongest component in the construction of the literary system Considering that, analyzing the curricular programs are a good starting point to understand how Brazilian literature is taught in the universities of Paraná and to notice possible changes they may undertake The proposition is that the alteration of some methodological practices can modify significantly not only the concept of teaching, but also the literature teacher preparation Furthermore, it permits the insertion of excluded groups by literary criticism and universities, considered as institutional authorities, since they represent a broader conception of production process and literary acceptance The methodology used is bibliographical research and data collected from teachers of Brazilian literature and students majoring in Letters courses to categorize the registers and to analyze the concepts Results demonstrated that there is absorption of paradigms from Brazilian literary historiography into the teaching of Brazilian literature One find out that the teaching of literature usually means the teaching of the "history of literature", which causes the crystallization - as in a mirror of canons and traditions - of authors and booksCorrêa, Alamir Aquino [Orientador]Fonseca, José Luís Jobim de SallesGregório, Regina MariaAdolfo, Sérgio PauloCorrêa, Regina Helena Machado AquinoOliveira, Vanderléia da Silva2024-05-01T13:09:12Z2024-05-01T13:09:12Z2007.0022.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10976porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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