O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12312 |
Resumo: | Resumo: Esta tese, intitulada “O pequeno leitor e as estratégias de leitura: elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância, pertence à Linha 2 “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, com o objetivo geral de compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil Para isso, questiona-se: Como as estratégias de leitura podem se constituir em elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras desde a Educação infantil? Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (2 crianças), o grupo interventivo A pesquisa percorreu as seguintes fases: entrevista, avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão No entanto, somente o grupo interventivo participou das Oficinas literárias O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem estadunidense de ensino das estratégias de leitura, a qual propõe ensinar estratégias de compreensão, como: conhecimentos prévios, conexões, questionamento, inferência, visualização, sumarização e síntese Na Educação Infantil, este trabalho ocorreu a partir da organização de situações de leitura em voz alta em Oficinas Literárias para a mobilização de diferentes estratégias Participaram ainda 71 professores que atuam na Educação Infantil, respondendo questionário online, com o objetivo de mapear e analisar as ações dos professores quanto ao uso de estratégias “antes, durante e depois” da leitura, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas com estratégias de leitura na infância podem ser um diferencial positivo na formação do pequeno leitor Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica A tese confirma a hipótese de que as adequadas mediações com as estratégias de leitura na Educação Infantil podem constituir um caminho de possibilidades para a formação de atitudes leitoras Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura Constituir esta identidade desde cedo requer práticas intencionais e provocadoras de necessidades na criança pequena Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma possibilidade de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas de leitura |
id |
UEL_a8c75a10c0d4045917cfff1613ca99f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12312 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infânciaEducação de criançasLeituraLeitoresFormaçãoEarly childhood educationReadingReadersTraining ofResumo: Esta tese, intitulada “O pequeno leitor e as estratégias de leitura: elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância, pertence à Linha 2 “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, com o objetivo geral de compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil Para isso, questiona-se: Como as estratégias de leitura podem se constituir em elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras desde a Educação infantil? Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (2 crianças), o grupo interventivo A pesquisa percorreu as seguintes fases: entrevista, avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão No entanto, somente o grupo interventivo participou das Oficinas literárias O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem estadunidense de ensino das estratégias de leitura, a qual propõe ensinar estratégias de compreensão, como: conhecimentos prévios, conexões, questionamento, inferência, visualização, sumarização e síntese Na Educação Infantil, este trabalho ocorreu a partir da organização de situações de leitura em voz alta em Oficinas Literárias para a mobilização de diferentes estratégias Participaram ainda 71 professores que atuam na Educação Infantil, respondendo questionário online, com o objetivo de mapear e analisar as ações dos professores quanto ao uso de estratégias “antes, durante e depois” da leitura, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas com estratégias de leitura na infância podem ser um diferencial positivo na formação do pequeno leitor Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica A tese confirma a hipótese de que as adequadas mediações com as estratégias de leitura na Educação Infantil podem constituir um caminho de possibilidades para a formação de atitudes leitoras Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura Constituir esta identidade desde cedo requer práticas intencionais e provocadoras de necessidades na criança pequena Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma possibilidade de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas de leituraTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This thesis, entitled “The little reader and reading strategies: initial elements for the formation of reading attitudes in childhood, belongs to Line 2 “, Teaching: Knowledge and Practice”, of the Graduate Program in Education, at the State University of Londrina (UEL) It is quasi-experimental research, with the general objective of understanding the possibilities of reading strategies for forming reader attitudes from childhood to develop mediated practices, which boost the formation of the small reader in Early Childhood Education For this, the question is: How can reading strategies constitute initial elements for forming reading attitudes from early childhood education? Thirty-six children from two classes of Early Childhood Education (Pre II), with an average age of 5 and 6 years, participated in the research One class (16 children) constituted the control group, and the other class (2 children) constituted the intervention group The research went through the following phases: interview, initial evaluation of comprehension strategies, literary workshops and final evaluation of comprehension strategies However, only the intervening group participated in the Literary Workshops The set of workshops entitled “Little Reader” had theoretical support as an approach to teaching American reading strategies, which proposes to teach comprehension strategies, such as prior knowledge, connections, questioning, inference, visualization, summarization and synthesis In Early Childhood Education, this work took place from the organization of reading aloud situations in Literary Workshops to mobilize different strategies Seventy-one (71) teachers who work in Child Education also participated, answering an online questionnaire to map and analyze the actions of teachers regarding the use of “before, during and after” reading strategies, in order to contribute to the search for evidence that the pedagogical proposals with reading strategies in childhood can be a positive differential in the formation of the young reader The results were presented articulating the qualitative and quantitative dimensions in the search for a dynamic interrelationship The thesis confirms the hypothesis that adequate mediations with reading strategies in Child Education can constitute a path of possibilities for the formation of reading attitudes The results point to the benefits of interaction with literary books and the organization of shared reading situations in Child Education, in which the child can appropriate and internalize initial elements for later full and individual use of reading Constitute this identity from an early age requires intentional practices that provoke needs in young children Thus, it is up to the school to create conditions for children to experience reading in a meaningful way and to make use of their developing reading attitudes Therefore, it is believed that the research revealed by this thesis constitutes a possibility for dialogue and sharing with teachers who are active in Early Childhood Education and their pedagogical reading practicesOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Franco, Sandra Aparecida PiresSchiavoni, AndrezaGirotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesSchelini, Patrícia WaltzFernandes, Geuciane Felipe Guerim2024-05-01T13:51:54Z2024-05-01T13:51:54Z2021.0029.10.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12312porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
title |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
spellingShingle |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância Fernandes, Geuciane Felipe Guerim Educação de crianças Leitura Leitores Formação Early childhood education Reading Readers Training of |
title_short |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
title_full |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
title_fullStr |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
title_full_unstemmed |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
title_sort |
O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância |
author |
Fernandes, Geuciane Felipe Guerim |
author_facet |
Fernandes, Geuciane Felipe Guerim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Katya Luciane de [Orientador] Franco, Sandra Aparecida Pires Schiavoni, Andreza Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões Schelini, Patrícia Waltz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Geuciane Felipe Guerim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Leitura Leitores Formação Early childhood education Reading Readers Training of |
topic |
Educação de crianças Leitura Leitores Formação Early childhood education Reading Readers Training of |
description |
Resumo: Esta tese, intitulada “O pequeno leitor e as estratégias de leitura: elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância, pertence à Linha 2 “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, com o objetivo geral de compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil Para isso, questiona-se: Como as estratégias de leitura podem se constituir em elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras desde a Educação infantil? Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (2 crianças), o grupo interventivo A pesquisa percorreu as seguintes fases: entrevista, avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão No entanto, somente o grupo interventivo participou das Oficinas literárias O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem estadunidense de ensino das estratégias de leitura, a qual propõe ensinar estratégias de compreensão, como: conhecimentos prévios, conexões, questionamento, inferência, visualização, sumarização e síntese Na Educação Infantil, este trabalho ocorreu a partir da organização de situações de leitura em voz alta em Oficinas Literárias para a mobilização de diferentes estratégias Participaram ainda 71 professores que atuam na Educação Infantil, respondendo questionário online, com o objetivo de mapear e analisar as ações dos professores quanto ao uso de estratégias “antes, durante e depois” da leitura, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas com estratégias de leitura na infância podem ser um diferencial positivo na formação do pequeno leitor Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica A tese confirma a hipótese de que as adequadas mediações com as estratégias de leitura na Educação Infantil podem constituir um caminho de possibilidades para a formação de atitudes leitoras Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura Constituir esta identidade desde cedo requer práticas intencionais e provocadoras de necessidades na criança pequena Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma possibilidade de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas de leitura |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021.00 2024-05-01T13:51:54Z 2024-05-01T13:51:54Z 29.10.2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12312 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823257390481408 |