Práticas de leitura na educação infantil : convergências e discrepâncias na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14883
Resumo: Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu durante a formação acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: como são elaboradas as práticas de leitura na Educação Infantil? Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender como as práticas de leitura são elaboradas na Educação Infantil, sob o enfoque das implicações pedagógicas da Teoria Histórico Cultural Para responder a essa questão, definiu-se como metodologia o estudo bibliográfico, pautado na abordagem crítico-dialética, com o uso da bibliometria como ferramenta de análise que buscou mapear e discutir produções acadêmicas existentes sobre o tema “Práticas de leitura na Educação Infantil”, com autores que discutem a temática e com produções acadêmicas publicadas na base de dados da CAPES e Google Scholar, ambas escolhidas por sua relevância acadêmica Para tanto, os objetivos específicos tiveram o intuito de mapear e analisar as práticas de leitura presentes na Educação Infantil nos artigos publicados nos últimos cinco anos (219 a 22) na base de dados CAPES (http://wwwperiodicoscapesgovbr) e no Google Scholar (http//scholargooglecombr/), identificando convergências e discrepâncias a partir do referencial teórico, o qual pautou-se nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que nas publicações analisadas, as práticas de leitura, em sua maioria, se dão de forma que a criança atue como ouvinte, em concepções voltadas mais à alfabetização do que à formação de leitores, vinculadas às práticas didáticas de leitura mecanizada e utilitárias, constituindo-se como discrepantes no que diz respeito ao entendimento de que é necessário uma didática da leitura intencional com as crianças na Educação Infantil, de modo que o livro seja um objeto presente na formação do leitor mirim Importante destacar que em sua maioria, os artigos chamam a atenção para a necessidade de se investir na formação de professores que atuarão nos momentos de leitura com as crianças A contribuição dessa pesquisa está centrada no fato de esclarecer as convergências e discrepâncias acerca das práticas pedagógicas nas publicações analisadas, a fim de colaborar com a formação e ação docente dos professores que atuarão com a leitura literária na Educação Infantil
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Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender como as práticas de leitura são elaboradas na Educação Infantil, sob o enfoque das implicações pedagógicas da Teoria Histórico Cultural Para responder a essa questão, definiu-se como metodologia o estudo bibliográfico, pautado na abordagem crítico-dialética, com o uso da bibliometria como ferramenta de análise que buscou mapear e discutir produções acadêmicas existentes sobre o tema “Práticas de leitura na Educação Infantil”, com autores que discutem a temática e com produções acadêmicas publicadas na base de dados da CAPES e Google Scholar, ambas escolhidas por sua relevância acadêmica Para tanto, os objetivos específicos tiveram o intuito de mapear e analisar as práticas de leitura presentes na Educação Infantil nos artigos publicados nos últimos cinco anos (219 a 22) na base de dados CAPES (http://wwwperiodicoscapesgovbr) e no Google Scholar (http//scholargooglecombr/), identificando convergências e discrepâncias a partir do referencial teórico, o qual pautou-se nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que nas publicações analisadas, as práticas de leitura, em sua maioria, se dão de forma que a criança atue como ouvinte, em concepções voltadas mais à alfabetização do que à formação de leitores, vinculadas às práticas didáticas de leitura mecanizada e utilitárias, constituindo-se como discrepantes no que diz respeito ao entendimento de que é necessário uma didática da leitura intencional com as crianças na Educação Infantil, de modo que o livro seja um objeto presente na formação do leitor mirim Importante destacar que em sua maioria, os artigos chamam a atenção para a necessidade de se investir na formação de professores que atuarão nos momentos de leitura com as crianças A contribuição dessa pesquisa está centrada no fato de esclarecer as convergências e discrepâncias acerca das práticas pedagógicas nas publicações analisadas, a fim de colaborar com a formação e ação docente dos professores que atuarão com a leitura literária na Educação InfantilDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research was developed during the academic formation in the Postgraduate Program in Education - Master, of the State University of Londrina, in the line of Research Teaching: Knowledge and Practices, of the Teaching Action Center As a research problem, the following question arises: how are reading practices developed for Early Childhood Education? The main objective of this research was to understand how reading practices are developed in Early Childhood Education, focusing on the pedagogical implications of the Historical-Cultural Theory To answer this question, the bibliographic study was defined as methodology, based on the critical-dialectic approach, with the use of bibliometrics as an analysis tool that sought to map and discuss existing academic productions on the theme “Reading practices in Early Childhood Education” , with authors who discuss the theme and with academic productions published in the CAPES and Google Scholar database, both chosen for their academic relevance Therefore, the specific objectives were intended to analyze the reading practices present in Early Childhood Education in the articles published in the last five years (219 to 22) in the CAPES database (http://wwwperiodicoscapesgovbr) and Google Scholar (http // scholargooglecombr /); identify the convergences and discrepancies based on the theoretical framework, which was based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory which, when complemented, make literary reading possible as a social practice that enables the act of reading; understand how children have access to literary books in early childhood education The results showed that in the analyzed publications, the reading practices, for the most part, take place in such a way that the child acts as a listener, in conceptions geared more to literacy than to the formation of readers, linked to the utilitarian didactic practices of mechanized reading, constituting themselves as discrepancies with regard to the understanding that it is necessary a didactic of intentional reading with children in Early Childhood Education, so that the book is an object present in the formation of the child reader It is important to highlight that most of the articles call attention to the need to invest in the training of teachers who will act in times of reading with children The contribution of this research is centered on clarifying the convergences and discrepancies in the analyzed publications on the proposed theme, in order to contribute to the training and teaching action of teachers who will work with literary reading in Early Childhood EducationFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Oliveira, Marta Regina Furlan deLucas, Maria Angélica Olivo FranciscoFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Barbosa, Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos2024-05-01T14:38:47Z2024-05-01T14:38:47Z2021.0026.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14883porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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