Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquerdo, Caroline Andressa da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando
id UEL_aaaa566bd4b5e648314dfd7c26bce85d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16292
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em EscherMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaEstudo e ensinoSequência didáticaStudy and teachingStudy and teachingInterdisciplinary approach to knowledgeGeometry - Study and teachingMathematicsResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educandoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This work proposes an analysis about a didactic sequence developed in the area of teaching-learning in the Math class in the area of geometry in Elementary School II It was dedicated to analyze flat figures and their transformations from reflections, translations and rotations, contemplating the concepts offered by the National Curriculum of Elementary Education II This work also turns to the studies of Escher, Geometric Constructions through Geogebra and official documents that will serve as base so that the analysis developed has support and foundation for the studies of the didactic sequence These studies have pointed to the importance of the work of interdisciplinary, taking into consideration that the presence is constant in several areas of knowledge, such as art This way, the student is able to establish relationships between everyday life and mathematics, placing him as an active individual in the teaching-learning relationship It is worth noting that there is a greater focus on the study of geometry in the states of São Paulo and Paraná It is believed that this work is more aid for the use of the teacher in the classroom and that brings a reflection that the teaching must always be based on the interdisciplinary and the constant evolution of both the educator and the studentTeramon, Neuza [Orientador]Ferreira, Ricardo CezarGerônimo, João RobertoEsquerdo, Caroline Andressa da Silva2024-05-01T15:05:01Z2024-05-01T15:05:01Z2018.0023.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
spellingShingle Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
Esquerdo, Caroline Andressa da Silva
Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Sequência didática
Study and teaching
Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Geometry - Study and teaching
Mathematics
title_short Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_full Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_fullStr Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_full_unstemmed Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_sort Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
author Esquerdo, Caroline Andressa da Silva
author_facet Esquerdo, Caroline Andressa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teramon, Neuza [Orientador]
Ferreira, Ricardo Cezar
Gerônimo, João Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquerdo, Caroline Andressa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Sequência didática
Study and teaching
Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Geometry - Study and teaching
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Sequência didática
Study and teaching
Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Geometry - Study and teaching
Mathematics
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T15:05:01Z
2024-05-01T15:05:01Z
23.03.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279696838656