Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando |
id |
UEL_aaaa566bd4b5e648314dfd7c26bce85d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16292 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em EscherMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaEstudo e ensinoSequência didáticaStudy and teachingStudy and teachingInterdisciplinary approach to knowledgeGeometry - Study and teachingMathematicsResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educandoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This work proposes an analysis about a didactic sequence developed in the area of teaching-learning in the Math class in the area of geometry in Elementary School II It was dedicated to analyze flat figures and their transformations from reflections, translations and rotations, contemplating the concepts offered by the National Curriculum of Elementary Education II This work also turns to the studies of Escher, Geometric Constructions through Geogebra and official documents that will serve as base so that the analysis developed has support and foundation for the studies of the didactic sequence These studies have pointed to the importance of the work of interdisciplinary, taking into consideration that the presence is constant in several areas of knowledge, such as art This way, the student is able to establish relationships between everyday life and mathematics, placing him as an active individual in the teaching-learning relationship It is worth noting that there is a greater focus on the study of geometry in the states of São Paulo and Paraná It is believed that this work is more aid for the use of the teacher in the classroom and that brings a reflection that the teaching must always be based on the interdisciplinary and the constant evolution of both the educator and the studentTeramon, Neuza [Orientador]Ferreira, Ricardo CezarGerônimo, João RobertoEsquerdo, Caroline Andressa da Silva2024-05-01T15:05:01Z2024-05-01T15:05:01Z2018.0023.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
title |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
spellingShingle |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher Esquerdo, Caroline Andressa da Silva Matemática Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino Sequência didática Study and teaching Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge Geometry - Study and teaching Mathematics |
title_short |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
title_full |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
title_fullStr |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
title_full_unstemmed |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
title_sort |
Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher |
author |
Esquerdo, Caroline Andressa da Silva |
author_facet |
Esquerdo, Caroline Andressa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teramon, Neuza [Orientador] Ferreira, Ricardo Cezar Gerônimo, João Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esquerdo, Caroline Andressa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino Sequência didática Study and teaching Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge Geometry - Study and teaching Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino Sequência didática Study and teaching Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge Geometry - Study and teaching Mathematics |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018.00 2024-05-01T15:05:01Z 2024-05-01T15:05:01Z 23.03.2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823279696838656 |