Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiza Gabriela Razêra de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051
Resumo: Resumo: Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos Para isso, o trabalho é articulado em dois movimentos complementares entre si No primeiro movimento, por meio das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos O conceito de performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito autônomo No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação Como efeito das problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5) Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar com as coisas que lhe são dispostas As transformações das condutas do sujeito ocorrem à medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes de verdade que lhe são apresentados Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria político-social
id UEL_ae0bb9c42886f27bceb36ed9a6b72580
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12051
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividadesAutonomia (Filosofia)AutoavaliaçãoSubjetividadeÉticaEducaçãoSelf-evaluationSubjectivityEthicsEducation - BrazilAutonomy (Philosophy)Resumo: Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos Para isso, o trabalho é articulado em dois movimentos complementares entre si No primeiro movimento, por meio das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos O conceito de performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito autônomo No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação Como efeito das problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5) Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar com as coisas que lhe são dispostas As transformações das condutas do sujeito ocorrem à medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes de verdade que lhe são apresentados Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria político-socialTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The research object of this thesis are students giving account of themselves in a given school setting and the research problematization is to understand the individual ethical formation that allows subjects to understand themselves as autonomous beings For that end, the work is divided into two parts that complement each other In the first part, I use Michel Foucault's theorizing to delineate the emergence of the idea of personal autonomy, which is quite appreciated in contemporary times, to discuss technologies employed in the school environment that shape subjects so that they govern themselves Judith Butler's concept of performativity meets the idea expressed herein, which explains how the subject is familiarized with the idea that autonomy is a way of being, intrinsic to the individual’s existence, whereas performative autonomy is the set of actions of an autonomous subject In the second part, I establish methodological tools provided by Michel Foucault and I outline a way of investigating accounts of selves in a pedagogical device called Self-assessment Form As a result of the problems raised, the performative autonomy is built on six mechanisms of subjectivation that operate in order to shape and transform behaviors of the subjects, among which: 1) Devotion: a mechanism that shapes the wills of subjects with regard to what they desire 2) Orality: a mechanism that delineates ways of expressing oneself through speech; 3) Cordiality: a mechanism that establishes ethical ways for subjects to relate; 4) Medicalization: a mechanism that acts on subjects so they understands when to seek help to cure their imperfections; 5) Timeliness: a mechanism that encourages subjects to fulfill what is imposed to them as obligations; 6) Organization: a mechanism that imposes ways for subjects to relate to things around them The transformations of the subject' behaviors take place, as he is encouraged to giving an account of oneself, speaking about their relations with regimes of truth presented to them Through all these mechanisms, subjects embed aesthetic values to themselves, ensuring they are recognized as autonomous beings and, albeit on a microscopic scale, pressing ahead with the economy of the social-political machinerySalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Silva, Débora Ferreira daInocêncio, Adalberto FerdnandoNalli, Marcos Alexandre GomesOliveira, Moisés Alves dePassos, Marinez Meneghello [Coorientadora]Souza, Luiza Gabriela Razêra de2024-05-01T13:47:44Z2024-05-01T13:47:44Z2020.0018.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
title Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
spellingShingle Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
Souza, Luiza Gabriela Razêra de
Autonomia (Filosofia)
Autoavaliação
Subjetividade
Ética
Educação
Self-evaluation
Subjectivity
Ethics
Education - Brazil
Autonomy (Philosophy)
title_short Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
title_full Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
title_fullStr Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
title_full_unstemmed Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
title_sort Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
author Souza, Luiza Gabriela Razêra de
author_facet Souza, Luiza Gabriela Razêra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Silva, Débora Ferreira da
Inocêncio, Adalberto Ferdnando
Nalli, Marcos Alexandre Gomes
Oliveira, Moisés Alves de
Passos, Marinez Meneghello [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiza Gabriela Razêra de
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia (Filosofia)
Autoavaliação
Subjetividade
Ética
Educação
Self-evaluation
Subjectivity
Ethics
Education - Brazil
Autonomy (Philosophy)
topic Autonomia (Filosofia)
Autoavaliação
Subjetividade
Ética
Educação
Self-evaluation
Subjectivity
Ethics
Education - Brazil
Autonomy (Philosophy)
description Resumo: Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos Para isso, o trabalho é articulado em dois movimentos complementares entre si No primeiro movimento, por meio das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos O conceito de performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito autônomo No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação Como efeito das problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5) Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar com as coisas que lhe são dispostas As transformações das condutas do sujeito ocorrem à medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes de verdade que lhe são apresentados Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria político-social
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.02.2020
2020.00
2024-05-01T13:47:44Z
2024-05-01T13:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253687959552