Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividades
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051 |
Resumo: | Resumo: Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos Para isso, o trabalho é articulado em dois movimentos complementares entre si No primeiro movimento, por meio das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos O conceito de performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito autônomo No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação Como efeito das problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5) Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar com as coisas que lhe são dispostas As transformações das condutas do sujeito ocorrem à medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes de verdade que lhe são apresentados Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria político-social |
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Autonomia performativa em um cenário escolar : relatos de si e subjetividadesAutonomia (Filosofia)AutoavaliaçãoSubjetividadeÉticaEducaçãoSelf-evaluationSubjectivityEthicsEducation - BrazilAutonomy (Philosophy)Resumo: Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos Para isso, o trabalho é articulado em dois movimentos complementares entre si No primeiro movimento, por meio das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos O conceito de performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito autônomo No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação Como efeito das problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5) Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar com as coisas que lhe são dispostas As transformações das condutas do sujeito ocorrem à medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes de verdade que lhe são apresentados Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria político-socialTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The research object of this thesis are students giving account of themselves in a given school setting and the research problematization is to understand the individual ethical formation that allows subjects to understand themselves as autonomous beings For that end, the work is divided into two parts that complement each other In the first part, I use Michel Foucault's theorizing to delineate the emergence of the idea of personal autonomy, which is quite appreciated in contemporary times, to discuss technologies employed in the school environment that shape subjects so that they govern themselves Judith Butler's concept of performativity meets the idea expressed herein, which explains how the subject is familiarized with the idea that autonomy is a way of being, intrinsic to the individual’s existence, whereas performative autonomy is the set of actions of an autonomous subject In the second part, I establish methodological tools provided by Michel Foucault and I outline a way of investigating accounts of selves in a pedagogical device called Self-assessment Form As a result of the problems raised, the performative autonomy is built on six mechanisms of subjectivation that operate in order to shape and transform behaviors of the subjects, among which: 1) Devotion: a mechanism that shapes the wills of subjects with regard to what they desire 2) Orality: a mechanism that delineates ways of expressing oneself through speech; 3) Cordiality: a mechanism that establishes ethical ways for subjects to relate; 4) Medicalization: a mechanism that acts on subjects so they understands when to seek help to cure their imperfections; 5) Timeliness: a mechanism that encourages subjects to fulfill what is imposed to them as obligations; 6) Organization: a mechanism that imposes ways for subjects to relate to things around them The transformations of the subject' behaviors take place, as he is encouraged to giving an account of oneself, speaking about their relations with regimes of truth presented to them Through all these mechanisms, subjects embed aesthetic values to themselves, ensuring they are recognized as autonomous beings and, albeit on a microscopic scale, pressing ahead with the economy of the social-political machinerySalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Silva, Débora Ferreira daInocêncio, Adalberto FerdnandoNalli, Marcos Alexandre GomesOliveira, Moisés Alves dePassos, Marinez Meneghello [Coorientadora]Souza, Luiza Gabriela Razêra de2024-05-01T13:47:44Z2024-05-01T13:47:44Z2020.0018.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12051porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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