Dimensões relacionais da docência proporcionadas a estudantes da licenciatura em química da UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Miriam Cristina Covre de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10496
Resumo: Resumo: Diversas pesquisas, publicadas na literatura especializada da área, têm comprovado que os cursos de formação inicial não estão preparando os futuros professores para enfrentar a realidade de uma sala de aula com todas as suas complexidades Entretanto, mesmo sendo um consenso a importância e a responsabilidade dos cursos de formação inicial de professores, muitos destes não têm mostrado avanços e inovação em sua estrutura curricular que possibilitem ao futuro educador uma base consistente de conhecimentos para enfrentar o início de uma carreira docente Alguns autores relatam que, além da importância da grade curricular, devemos também compreender a maneira pela qual o licenciando aprende a ser professor Como esse processo ainda apresenta aspectos desconhecidos, nesta pesquisa de doutorado propomo-nos a identificar as Dimensões Relacionais da Docência (DRD) – de interesse, de conhecimento, reflexiva, comunitária e identitária – proporcionadas a estudantes de Licenciatura em Química da UEL Para tanto, acompanhamos 16 sujeitos por um período de quatro anos, ao longo do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas anual ou semestralmente (total de 6 entrevistas por sujeito) para coleta de dados Contudo, devido à grande quantidade de dados coletados, nesta pesquisa investigamos apenas quatro sujeitos (Titânio, Ferro, Cobre e Zinco) As entrevistas depois de transcritas foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, tendo as DRD como categorias a priori Por meio das análises, percebemos que o curso de Licenciatura em Química oportunizou as cinco DRD aos estudantes, sendo as categorias reflexiva e de interesse os destaques para os quatro investigados No entanto, fazendo uma análise por entrevista, percebemos que os motivos/fatores envolvidos em cada DRD foram diferentes para os quatro sujeitos, ou seja, as DRD dos licenciandos não foram exatamente as mesmas para um mesmo período investigado Ainda foi possível inferir que o curso de Licenciatura em Química proporcionou a construção da identidade docente dos quatro sujeitos desde o primeiro ano no curso, e que todos tinham intenção de lecionar na Educação Básica Quanto ao processo formativo, este mostrou ser individual e dependente dos contatos/experiências estabelecidos pelos licenciandos tanto dentro quanto fora da universidade Os estudantes que não fizeram parte do PIBID indicaram ter pouco conhecimento prático acerca da docência, resultado oposto ao observado para os estudantes que fizeram parte do programa desde o primeiro ano do curso Os resultados desta tese apontaram para a necessidade do curso de formação inicial de professores em disponibilizar disciplinas que insiram o futuro professor no contexto escolar desde o primeiro ano, para que ele/ela conheça melhor sua futura profissão e possa dedicar-se a ela durante o curso, além da importância de propiciar aos estudantes projetos direcionados à formação docente e participação em eventos científicos da área
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Several investigations, published by the specialized literature, have shown that initial formation courses are not preparing future teachers to deal with the reality of classrooms with all of its complexities However, despite the consensual importance and responsibility of initial formation courses, many of them have failed to show progress and innovation in their curricular structure willing to provide future educators with a consistent basis of knowledge to cope with the beginning of a teaching career Some authors report that, in addition to the importance of the course curriculum, we should also understand the means by which undergraduates learn to be teachers Since this process is not yet completely known, in this PhD thesis we propose to investigate the Relationship Dimensions of Teaching (RDT) – of interest, knowledge, reflexivity, community and identity – of undergraduates offered by the undergraduate course on Chemistry To that purpose, we have followed 16 subjects for a period of 4 years, during which we conducted semi-structured interviews in a annual or semi-annual basis (total of 6 interviews per subject) for data collection However, due to the large amount of data collected, in this thesis we have investigated only 4 subjects (Titanium, Iron, Copper and Zinc) Once transcribed, the interviews were analyzed from the perspective of the Discursive Textual Analysis, having the relationship dimensions of teaching as a priori categories Through the analysis of the interviews, we noticed that the undergraduate course on Chemistry conferred five RDT to the students, with the reflexive and of interest categories being the highlights for the four subjects Nonetheless, conducting an analysis by interview, we noticed that the reasons/factors behind each RDT were different for the four subjects, ie, the RDT of the undergraduates were not exactly the same for the same period investigated Moreover, it was possible to infer that the undergraduate course on Chemistry offered the construction of the teaching identity for the four subjects from the first year in the course, and that all of them had intentions of teaching at Basic Education As for the formative process, it showed to be individual and dependent on the experiences established by the undergraduates both inside and outside college Students not participating in the PIBID have shown to have little practical knowledge about teaching, which is the opposite of what was seen among students participating in this program since the first year of their courses The results of this thesis point to the need of initial teaching formation courses to provide disciplines that insert the future teacher in the context of the school since their first year – so that he/she knows better his/her future profession and dedicate himself/herself to it during the course – and the importance to provide students with projects aimed at teaching education and participation in scientific events in the areaPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Passos, Ângela MeneghelloStanzani, Enio de LorenaBroietti, Fabiele Cristiane DiasArruda, Sergio de MelloSouza, Miriam Cristina Covre de2024-05-01T12:43:48Z2024-05-01T12:43:48Z2018.0030.11.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10496porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - 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