Feedback : recurso para aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Kishi da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aula
id UEL_b6d80598ea1154f07377b5d65cb9dd74
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9519
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Feedback : recurso para aulas de matemáticaEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoRealimentação (Psicologia)Mathematics educationEvaluationFeedback (Psychology)LearningResumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aulaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation presents a theoretical study about feedback in mathematics classes, in the perspective of Realistic Mathematics Education The work is developed in a qualitative approach, based on the methodological perspective of the research of speculative nature in Education The corpus is composed of 133 publications, dated from 21, which mention the feedback A comparison is made of what the authors of the literature understand by feedback, what are its characteristics and how it can be used, based on the ideas found, there was a discussion of how this resource is present in the classroom and how the Realistic Mathematics Education approach supports feedback in math classes, based on these ideas, the principles of good feedback practices are presented This study allowed us to observe benefits of feedback in math classes, as this feature can provide regulation of teaching and learning This work is expected to lead to the diffusion of this resource within the classroomsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroSilva, Gabriel dos Santos eBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Vanessa Kishi da2024-05-01T12:08:37Z2024-05-01T12:08:37Z2020.0024.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:59:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:59:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Feedback : recurso para aulas de matemática
title Feedback : recurso para aulas de matemática
spellingShingle Feedback : recurso para aulas de matemática
Silva, Vanessa Kishi da
Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Realimentação (Psicologia)
Mathematics education
Evaluation
Feedback (Psychology)
Learning
title_short Feedback : recurso para aulas de matemática
title_full Feedback : recurso para aulas de matemática
title_fullStr Feedback : recurso para aulas de matemática
title_full_unstemmed Feedback : recurso para aulas de matemática
title_sort Feedback : recurso para aulas de matemática
author Silva, Vanessa Kishi da
author_facet Silva, Vanessa Kishi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Silva, Gabriel dos Santos e
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Kishi da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Realimentação (Psicologia)
Mathematics education
Evaluation
Feedback (Psychology)
Learning
topic Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Realimentação (Psicologia)
Mathematics education
Evaluation
Feedback (Psychology)
Learning
description Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T12:08:37Z
2024-05-01T12:08:37Z
24.02.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654589856088064