Feedback : recurso para aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aula |
id |
UEL_b6d80598ea1154f07377b5d65cb9dd74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9519 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Feedback : recurso para aulas de matemáticaEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoRealimentação (Psicologia)Mathematics educationEvaluationFeedback (Psychology)LearningResumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aulaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation presents a theoretical study about feedback in mathematics classes, in the perspective of Realistic Mathematics Education The work is developed in a qualitative approach, based on the methodological perspective of the research of speculative nature in Education The corpus is composed of 133 publications, dated from 21, which mention the feedback A comparison is made of what the authors of the literature understand by feedback, what are its characteristics and how it can be used, based on the ideas found, there was a discussion of how this resource is present in the classroom and how the Realistic Mathematics Education approach supports feedback in math classes, based on these ideas, the principles of good feedback practices are presented This study allowed us to observe benefits of feedback in math classes, as this feature can provide regulation of teaching and learning This work is expected to lead to the diffusion of this resource within the classroomsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroSilva, Gabriel dos Santos eBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Vanessa Kishi da2024-05-01T12:08:37Z2024-05-01T12:08:37Z2020.0024.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
title |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
spellingShingle |
Feedback : recurso para aulas de matemática Silva, Vanessa Kishi da Educação matemática Aprendizagem Avaliação Realimentação (Psicologia) Mathematics education Evaluation Feedback (Psychology) Learning |
title_short |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
title_full |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
title_fullStr |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
title_sort |
Feedback : recurso para aulas de matemática |
author |
Silva, Vanessa Kishi da |
author_facet |
Silva, Vanessa Kishi da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Silva, Gabriel dos Santos e Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Kishi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Realimentação (Psicologia) Mathematics education Evaluation Feedback (Psychology) Learning |
topic |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Realimentação (Psicologia) Mathematics education Evaluation Feedback (Psychology) Learning |
description |
Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística O trabalho desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica da pesquisa de natureza especulativa em Educação O corpus é composto por 133 publicações, datadas a partir de 21, que apresentam menções ao feedback Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios de boas práticas de feedback Este estudo permitiu observar os benefícios do feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação do ensino e da aprendizagem Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse recurso dentro das salas de aula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T12:08:37Z 2024-05-01T12:08:37Z 24.02.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823304823865344 |