Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da história |
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Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulasProvérbiosGêneros discursivosFábulasSequência didáticaFablesResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da históriaDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This work had as a general goal the appropriation and analysis of proverbial texts as cultural heritage of humanity using the discursive elements of oral genre seconds Schneuwly and Dolz (24) This action research was possible to demonstrate the popular wisdom implicit in this genre as a form of communication and interaction between individuals and society, providing opportunities to student mastery of the use of language skills and reflection in concrete situations in order to understand and produce texts in fable format and to realize the differences between the types of oral and written expression The survey was conducted with a group of 3rd year of elementary school of the Municipal School in the city of Londrina - PR The theoretical bases that permeated this work are based on studies of Bakhtin (23) about the genres and the interactional conception of language The work was guided through a didactic sequence in order to make clear the reflection and understanding of proverbs by children of eight years At the end of this research, we concluded that students from an early age are able to assimilate the meaning of proverbs and produce fables using proverbial sentences as moral of historySilva, Suzete [Orientador]Ferreira, Tatiana Helena Carvalho RiosGodoy, Maria Carolina deRuiz, Silvia Helena de Freitas2024-05-01T14:50:02Z2024-05-01T14:50:02Z2015.0020.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação Mestrado Profissional em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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