Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Silvia Helena de Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493
Resumo: Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da história
id UEL_c1cab4ddd31ae3a00d9f6be1ecde1163
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15493
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulasProvérbiosGêneros discursivosFábulasSequência didáticaFablesResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da históriaDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This work had as a general goal the appropriation and analysis of proverbial texts as cultural heritage of humanity using the discursive elements of oral genre seconds Schneuwly and Dolz (24) This action research was possible to demonstrate the popular wisdom implicit in this genre as a form of communication and interaction between individuals and society, providing opportunities to student mastery of the use of language skills and reflection in concrete situations in order to understand and produce texts in fable format and to realize the differences between the types of oral and written expression The survey was conducted with a group of 3rd year of elementary school of the Municipal School in the city of Londrina - PR The theoretical bases that permeated this work are based on studies of Bakhtin (23) about the genres and the interactional conception of language The work was guided through a didactic sequence in order to make clear the reflection and understanding of proverbs by children of eight years At the end of this research, we concluded that students from an early age are able to assimilate the meaning of proverbs and produce fables using proverbial sentences as moral of historySilva, Suzete [Orientador]Ferreira, Tatiana Helena Carvalho RiosGodoy, Maria Carolina deRuiz, Silvia Helena de Freitas2024-05-01T14:50:02Z2024-05-01T14:50:02Z2015.0020.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação Mestrado Profissional em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
title Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
spellingShingle Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
Ruiz, Silvia Helena de Freitas
Provérbios
Gêneros discursivos
Fábulas
Sequência didática
Fables
title_short Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
title_full Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
title_fullStr Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
title_full_unstemmed Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
title_sort Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas
author Ruiz, Silvia Helena de Freitas
author_facet Ruiz, Silvia Helena de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Suzete [Orientador]
Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios
Godoy, Maria Carolina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Silvia Helena de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Provérbios
Gêneros discursivos
Fábulas
Sequência didática
Fables
topic Provérbios
Gêneros discursivos
Fábulas
Sequência didática
Fables
description Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da história
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.08.2015
2015.00
2024-05-01T14:50:02Z
2024-05-01T14:50:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823250727829504