Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tortola, Emerson
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15695
Resumo: Resumo: O uso da modelagem matemática como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de matemática oferece aos alunos e professores a oportunidade de promover discussões e reflexões acerca de conceitos matemáticos a partir de seus usos na interpretação, análise e investigação de problemas provenientes de situações reais Contudo, o uso da modelagem matemática parece ser ainda pouco explorado nas práticas associadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental, deixando muitas questões em aberto com relação ao seu desenvolvimento Nosso interesse é investigar o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, especificamente, que configurações elas podem assumir quando desenvolvidas por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, estamos interessados em olhar para como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam ações características do procedimento que envolve o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática Para esse olhar tomamos como ponto de partida as fases de uma atividade de modelagem matemática caracterizadas em Almeida, Silva e Vertuan (212) Para isso, propomos a 5 turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, que foi por nós observado e registrado Os dados que constituem nossa pesquisa consistem nos diálogos e registros produzidos pelos alunos durante as atividades de modelagem e foram coletados por meio de áudio, vídeo, imagens e diário de campo do professor/pesquisador Empreendemos sobre os dados uma análise qualitativa, fundamentados nos pressupostos e indicações da Análise de Conteúdo e embasados na literatura a respeito da modelagem matemática e nas considerações filosóficas de Ludwig Wittgenstein a respeito da linguagem Os resultados indicam três configurações do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática Essas configurações revelam especificidades relativas aos usos da linguagem, ao modo como os alunos lidam com os símbolos matemáticos, à caracterização do modelo matemático e à definição de temas de interesse em cada ano desse nível de escolaridade Levando em consideração essas configurações, refletimos a respeito da identidade do fazer modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Assim, estamos interessados em olhar para como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam ações características do procedimento que envolve o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática Para esse olhar tomamos como ponto de partida as fases de uma atividade de modelagem matemática caracterizadas em Almeida, Silva e Vertuan (212) Para isso, propomos a 5 turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, que foi por nós observado e registrado Os dados que constituem nossa pesquisa consistem nos diálogos e registros produzidos pelos alunos durante as atividades de modelagem e foram coletados por meio de áudio, vídeo, imagens e diário de campo do professor/pesquisador Empreendemos sobre os dados uma análise qualitativa, fundamentados nos pressupostos e indicações da Análise de Conteúdo e embasados na literatura a respeito da modelagem matemática e nas considerações filosóficas de Ludwig Wittgenstein a respeito da linguagem Os resultados indicam três configurações do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática Essas configurações revelam especificidades relativas aos usos da linguagem, ao modo como os alunos lidam com os símbolos matemáticos, à caracterização do modelo matemático e à definição de temas de interesse em cada ano desse nível de escolaridade Levando em consideração essas configurações, refletimos a respeito da identidade do fazer modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The use of mathematical modeling as a pedagogical alternative for the teaching and the learning of mathematics offers students and teachers the opportunity to promote discussions and reflections about mathematical concepts from their uses in the interpretation, analysis and investigation of problems arising from real situations However, the use of mathematical modeling seems to be little explored in the practices associated with the early years of Elementary School, leaving many questions open with regard to its development Our interest is to investigate the development of mathematical modeling activities, specifically, what configurations can they assume when developed by students in the early years of Elementary School? Thus, we are interested in looking at how students from the early years of Elementary School perform actions characteristic of the procedure that involves the development of mathematical modeling activities For this look we take as a starting point the phases of a mathematical modeling activity characterized in Almeida, Silva and Vertuan (212) For this, we propose to 5 classes from the first years of Elementary School, 1st to 5th Grade, the development of mathematical modeling activities, which we observed and recorded The data that constitute our research consists of the dialogues and records produced by the students during the modeling activities and they were collected through audio, video, images and field diary of the teacher / researcher We undertake on the data a qualitative analysis, based on the assumptions and indications of Content Analysis and based on literature on mathematical modeling and on the philosophical considerations of Ludwig Wittgenstein on language The results indicate three configurations of the development of mathematical modeling activities These configurations reveal specificities related to the uses of language, how students deal with mathematical symbols, characterization of the mathematical model and definition of topics of interest in each Grade of this level of education Taking these configurations into account, we reflect on the identity of doing mathematical modeling in the early years of Elementary SchoolAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Malheiros, Ana Paula dos SantosSilva, André Gustavo Oliveira daBarbosa, Jonei CerqueiraPires, Magna Natalia MarinTortola, Emerson2024-05-01T14:54:24Z2024-05-01T14:54:24Z2016.0012.12.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15695porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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