Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araman, Eliane Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10742
Resumo: Resumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às séries iniciais do Ensino Fundamental Os referenciais contemplam a necessidade da Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças O exemplar fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris Elaboramos uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno A partir dos referenciais teóricos e do desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental A avaliação do processo de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência, de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos Nossas conclusões evidenciam que a construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem desse nível de ensino
id UEL_c91eff8872163cc7319f98f6bedd81a0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10742
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamentalCiências (Ensino fundamental)Estudo e ensinoFísicaFormação de conceitosFísicaSciencesPhysicsPhysicsPhysics - Interdisciplinary approach to knowledgeStudy and TeachingConcept formationActive learningResumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às séries iniciais do Ensino Fundamental Os referenciais contemplam a necessidade da Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças O exemplar fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris Elaboramos uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno A partir dos referenciais teóricos e do desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental A avaliação do processo de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência, de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos Nossas conclusões evidenciam que a construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem desse nível de ensinoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This investigation, of qualitative character, promoted the integration of some references that corroborated for the elaboration of a historical-pedagogic approach adapted to the early years of Elementary School Those references contemplate the need of a Scientific Literacy, already in this level of education; the Significative Learning, which is given by the implementation of innovative activities in Science Teaching; the elaboration of Conceptual Maps to evaluate the learning; and the prosecution of activities that respect the period of children's cognitive development The phenomenological model chosen for this investigation is the rainbow We elaborated a reconstruction of the main historical episodes necessary for the understanding of some current physical concepts in this phenomenon Starting from the theoretical references and from the historical development of that phenomenon, we built a sequence of activities, which were applied in groups from the fourth level of Elementary School The learning process’ evaluation was done through the elaboration, before and after the sequence, of Conceptual Maps by the involved students Our conclusions evidence that the construction of a historical-pedagogic approach to physical concepts in the early schooldays is fertile and provides good results for that education level’s learningBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Carvalho, Anna Maria Pessoa deLaburú, Carlos EduardoAraman, Eliane Maria de Oliveira2024-05-01T12:48:22Z2024-05-01T12:48:22Z2006.0011.12.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10742porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
title Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
Araman, Eliane Maria de Oliveira
Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Física
Formação de conceitos
Física
Sciences
Physics
Physics
Physics - Interdisciplinary approach to knowledge
Study and Teaching
Concept formation
Active learning
title_short Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma proposta para o uso da história da ciência para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais do ensino fundamental
author Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_facet Araman, Eliane Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Laburú, Carlos Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Física
Formação de conceitos
Física
Sciences
Physics
Physics
Physics - Interdisciplinary approach to knowledge
Study and Teaching
Concept formation
Active learning
topic Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Física
Formação de conceitos
Física
Sciences
Physics
Physics
Physics - Interdisciplinary approach to knowledge
Study and Teaching
Concept formation
Active learning
description Resumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, promoveu a integração de referenciais que corroborassem para a elaboração de uma abordagem histórico-pedagógica adequada às séries iniciais do Ensino Fundamental Os referenciais contemplam a necessidade da Alfabetização Científica já neste nível de ensino; a Aprendizagem Significativa por meio da implementação de atividades inovadoras em Ensino de Ciências; a elaboração de Mapas Conceituais para a avaliação da aprendizagem; e a construção de atividades que respeitem o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças O exemplar fenomenológico de interesse escolhido para essa investigação foi o Arco-Íris Elaboramos uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários para a compreensão de alguns conceitos físicos presentes neste fenômeno A partir dos referenciais teóricos e do desenvolvimento histórico do fenômeno, construímos uma seqüência de atividades que foi aplicada em turmas de quarta série do Ensino Fundamental A avaliação do processo de aprendizagem deu-se por meio da elaboração, antes e após a aplicação da seqüência, de Mapas Conceituais pelos alunos envolvidos Nossas conclusões evidenciam que a construção de uma abordagem histórico-pedagógica para a aprendizagem de conceitos físicos nas séries iniciais é fértil, proporcionando bons resultados para aprendizagem desse nível de ensino
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.12.2006
2006.00
2024-05-01T12:48:22Z
2024-05-01T12:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10742
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272970223616