O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fabiano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820
Resumo: Resumo: O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim, professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as situações em que trabalham O caráter investigativo, que é inerente à docência em Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam respostas a questões, a problemas relevantes da prática Tais saberes produzidos não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção de conhecimentos Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores Para buscar compreender relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade de resolução de problemas Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência em Ciências Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada O campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico Essas relações podem sofrer tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na docência Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professorinvestigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de resolução de problemas da Ciência e da docência Desse modo trago, em forma de narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor investigador
id UEL_c9467ffad73562dbea9256d7f7b854a2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12820
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O trabalho docente em ciências como tradição pedagógicaCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresProfessores de ciênciaStudy and teachingTeacher trainingTraining ofScience teachers - ScienceResumo: O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim, professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as situações em que trabalham O caráter investigativo, que é inerente à docência em Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam respostas a questões, a problemas relevantes da prática Tais saberes produzidos não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção de conhecimentos Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores Para buscar compreender relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade de resolução de problemas Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência em Ciências Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada O campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico Essas relações podem sofrer tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na docência Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professorinvestigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de resolução de problemas da Ciência e da docência Desse modo trago, em forma de narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor investigadorTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Ingrained in teaching practice is its investigative quality Therefore, teachers elect hypotheses that themselves investigate in situations which they work The quality research, which is inherent in Science teaching produces important knowledge for teachers because means responses to questions, to relevant problems of practice Such knowledges produced are not absent of meanings, which validate the production of knowledge These are for ideas, hypotheses, interpretations of reality, methods, goals and values Seeking to understand relations between these knowledges, I sought inspiration in Larry Laudan's epistemology, especially the idea of Research Tradition and Science as an activity of problem solving As a Research Tradition is formed by a theoretical, methodological and axiological fields, I argue that there are interdependence relations between theoretical, methodological and axiological science teaching fields In this one, the theoretical concerns what is theorized by the teacher, are hypotheses that guide the methodological and justifies it The methodological field is characterized by a set of methods, which implies that seek to satisfy the goals and values assumed by the teacher, which characterizes the axiological field These relationships can suffer stress when one of the fields largely unaltered in the face of a problem faced in teaching Accordingly, I sought inspiration in Laudan epistemology of Science to a new understanding of the concept of teacher-investigator, with the analogy between the investigative character and problems solving in Science and Science teaching Thus, I rough, in narrative form, situations arising from a continuing education course that explicit dynamics between theories, methodologies, values and subjects goals and enables a new perspective on teacher-researcher concept Keywords: teaching, teacher-researcher; Ingrained in teaching practice is its investigative quality Therefore, teachers elect hypotheses that themselves investigate in situations which they work The quality research, which is inherent in Science teaching produces important knowledge for teachers because means responses to questions, to relevant problems of practice Such knowledges produced are not absent of meanings, which validate the production of knowledge These are for ideas, hypotheses, interpretations of reality, methods, goals and values Seeking to understand relations between these knowledges, I sought inspiration in Larry Laudan's epistemology, especially the idea of Research Tradition and Science as an activity of problem solving As a Research Tradition is formed by a theoretical, methodological and axiological fields, I argue that there are interdependence relations between theoretical, methodological and axiological science teaching fields In this one, the theoretical concerns what is theorized by the teacher, are hypotheses that guide the methodological and justifies it The methodological field is characterized by a set of methods, which implies that seek to satisfy the goals and values assumed by the teacher, which characterizes the axiological field These relationships can suffer stress when one of the fields largely unaltered in the face of a problem faced in teaching Accordingly, I sought inspiration in Laudan epistemology of Science to a new understanding of the concept of teacher-investigator, with the analogy between the investigative character and problems solving in Science and Science teaching Thus, I rough, in narrative form, situations arising from a continuing education course that explicit dynamics between theories, methodologies, values and subjects goals and enables a new perspective on teacher-researcher conceptSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroSilva, Lenice Heloísa de ArrudaSilva, Marcos Rodrigues daChaves, Sílvia NogueiraAntunes, Fabiano2024-05-01T14:02:49Z2024-05-01T14:02:49Z2011.0020.05.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
title O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
spellingShingle O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
Antunes, Fabiano
Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Training of
Science teachers - Science
title_short O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
title_full O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
title_fullStr O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
title_full_unstemmed O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
title_sort O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
author Antunes, Fabiano
author_facet Antunes, Fabiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Silva, Lenice Heloísa de Arruda
Silva, Marcos Rodrigues da
Chaves, Sílvia Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Training of
Science teachers - Science
topic Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Training of
Science teachers - Science
description Resumo: O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim, professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as situações em que trabalham O caráter investigativo, que é inerente à docência em Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam respostas a questões, a problemas relevantes da prática Tais saberes produzidos não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção de conhecimentos Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores Para buscar compreender relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade de resolução de problemas Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência em Ciências Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada O campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico Essas relações podem sofrer tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na docência Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professorinvestigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de resolução de problemas da Ciência e da docência Desse modo trago, em forma de narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor investigador
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.05.2011
2011.00
2024-05-01T14:02:49Z
2024-05-01T14:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823267386556416