O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820 |
Resumo: | Resumo: O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim, professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as situações em que trabalham O caráter investigativo, que é inerente à docência em Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam respostas a questões, a problemas relevantes da prática Tais saberes produzidos não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção de conhecimentos Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores Para buscar compreender relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade de resolução de problemas Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência em Ciências Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada O campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico Essas relações podem sofrer tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na docência Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professorinvestigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de resolução de problemas da Ciência e da docência Desse modo trago, em forma de narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor investigador |
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O trabalho docente em ciências como tradição pedagógicaCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresProfessores de ciênciaStudy and teachingTeacher trainingTraining ofScience teachers - ScienceResumo: O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim, professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as situações em que trabalham O caráter investigativo, que é inerente à docência em Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam respostas a questões, a problemas relevantes da prática Tais saberes produzidos não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção de conhecimentos Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores Para buscar compreender relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade de resolução de problemas Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência em Ciências Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada O campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico Essas relações podem sofrer tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na docência Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professorinvestigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de resolução de problemas da Ciência e da docência Desse modo trago, em forma de narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor investigadorTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Ingrained in teaching practice is its investigative quality Therefore, teachers elect hypotheses that themselves investigate in situations which they work The quality research, which is inherent in Science teaching produces important knowledge for teachers because means responses to questions, to relevant problems of practice Such knowledges produced are not absent of meanings, which validate the production of knowledge These are for ideas, hypotheses, interpretations of reality, methods, goals and values Seeking to understand relations between these knowledges, I sought inspiration in Larry Laudan's epistemology, especially the idea of Research Tradition and Science as an activity of problem solving As a Research Tradition is formed by a theoretical, methodological and axiological fields, I argue that there are interdependence relations between theoretical, methodological and axiological science teaching fields In this one, the theoretical concerns what is theorized by the teacher, are hypotheses that guide the methodological and justifies it The methodological field is characterized by a set of methods, which implies that seek to satisfy the goals and values assumed by the teacher, which characterizes the axiological field These relationships can suffer stress when one of the fields largely unaltered in the face of a problem faced in teaching Accordingly, I sought inspiration in Laudan epistemology of Science to a new understanding of the concept of teacher-investigator, with the analogy between the investigative character and problems solving in Science and Science teaching Thus, I rough, in narrative form, situations arising from a continuing education course that explicit dynamics between theories, methodologies, values and subjects goals and enables a new perspective on teacher-researcher concept Keywords: teaching, teacher-researcher; Ingrained in teaching practice is its investigative quality Therefore, teachers elect hypotheses that themselves investigate in situations which they work The quality research, which is inherent in Science teaching produces important knowledge for teachers because means responses to questions, to relevant problems of practice Such knowledges produced are not absent of meanings, which validate the production of knowledge These are for ideas, hypotheses, interpretations of reality, methods, goals and values Seeking to understand relations between these knowledges, I sought inspiration in Larry Laudan's epistemology, especially the idea of Research Tradition and Science as an activity of problem solving As a Research Tradition is formed by a theoretical, methodological and axiological fields, I argue that there are interdependence relations between theoretical, methodological and axiological science teaching fields In this one, the theoretical concerns what is theorized by the teacher, are hypotheses that guide the methodological and justifies it The methodological field is characterized by a set of methods, which implies that seek to satisfy the goals and values assumed by the teacher, which characterizes the axiological field These relationships can suffer stress when one of the fields largely unaltered in the face of a problem faced in teaching Accordingly, I sought inspiration in Laudan epistemology of Science to a new understanding of the concept of teacher-investigator, with the analogy between the investigative character and problems solving in Science and Science teaching Thus, I rough, in narrative form, situations arising from a continuing education course that explicit dynamics between theories, methodologies, values and subjects goals and enables a new perspective on teacher-researcher conceptSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroSilva, Lenice Heloísa de ArrudaSilva, Marcos Rodrigues daChaves, Sílvia NogueiraAntunes, Fabiano2024-05-01T14:02:49Z2024-05-01T14:02:49Z2011.0020.05.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12820porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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