O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabian, Rosiane Giraldeli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13490
Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar elementos que constituem a construção do conhecimento prático de professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino Participaram desta pesquisa de cunho qualitativo, professores pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Estado do Paraná com tempo de atuação no ensino de Ciências entre 6 e 22 anos, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas Nas entrevistas os professores participantes refletiram sobre sua prática, desvelando os conhecimentos de natureza pedagógica e didática que constituem o seu saber fazer Consideramos que o processo de construção do conhecimento prático dos professores participantes ocorrre por meio das suas reflexões, nem sempre com clareza dos referenciais teóricos que as embasam, resultantes de interações contextuais de sua trajetória, influências de ex-professores, do ambiente familiar, disciplinas pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial, cursos de formação continuada, com os colegas professores e os alunos da escola Por meio de reflexões sobre a ação, alguns elementos que constituem suas práticas foram evidenciados tais como: o conhecimento do conteúdo da Ciência, o conhecimento pedagógico, o papel do professor de Ciências, a relação entre professor e aluno, o conhecimento didático do conteúdo Esses aspectos estão relacionados com as necessidades formativas dos professores, a saber: os diferentes processos de aprendizagem dos alunos, a necessidade de contextualizar o conteúdo, adequação do trabalho em sala às necessidades dos alunos, diversificação de metodologias e recursos didáticos, os conhecimentos prévios dos alunos, necessidade de atualização constante devido ao caráter transitório dos conhecimentos científicos Esses professores converteram suas necessidades formativas em saberes que constituem sua prática educativa Além dos citados, destacamos ainda, saber motivar a participação dos alunos e gerenciar trabalhos em grupo Verificamos nas reflexões dos professores da amostra a preocupação com, o que ensinar, como ensinar e para quem ensinar Podemos inferir pelos resultados analisados que o sujeito está sendo construído à medida que se constrói
id UEL_da86dba2968ce3ec7c088f18c5249b02
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13490
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento práticoCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresProfessores de ciênciaStudy and teachingTeacher trainingScience teachersScienceResumo: Este estudo teve como objetivo identificar elementos que constituem a construção do conhecimento prático de professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino Participaram desta pesquisa de cunho qualitativo, professores pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Estado do Paraná com tempo de atuação no ensino de Ciências entre 6 e 22 anos, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas Nas entrevistas os professores participantes refletiram sobre sua prática, desvelando os conhecimentos de natureza pedagógica e didática que constituem o seu saber fazer Consideramos que o processo de construção do conhecimento prático dos professores participantes ocorrre por meio das suas reflexões, nem sempre com clareza dos referenciais teóricos que as embasam, resultantes de interações contextuais de sua trajetória, influências de ex-professores, do ambiente familiar, disciplinas pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial, cursos de formação continuada, com os colegas professores e os alunos da escola Por meio de reflexões sobre a ação, alguns elementos que constituem suas práticas foram evidenciados tais como: o conhecimento do conteúdo da Ciência, o conhecimento pedagógico, o papel do professor de Ciências, a relação entre professor e aluno, o conhecimento didático do conteúdo Esses aspectos estão relacionados com as necessidades formativas dos professores, a saber: os diferentes processos de aprendizagem dos alunos, a necessidade de contextualizar o conteúdo, adequação do trabalho em sala às necessidades dos alunos, diversificação de metodologias e recursos didáticos, os conhecimentos prévios dos alunos, necessidade de atualização constante devido ao caráter transitório dos conhecimentos científicos Esses professores converteram suas necessidades formativas em saberes que constituem sua prática educativa Além dos citados, destacamos ainda, saber motivar a participação dos alunos e gerenciar trabalhos em grupo Verificamos nas reflexões dos professores da amostra a preocupação com, o que ensinar, como ensinar e para quem ensinar Podemos inferir pelos resultados analisados que o sujeito está sendo construído à medida que se constróiDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aimed to identify elements that constitute the construction of practical knowledge of science teachers of the basic education of public schools The participants of this qualitative research were teachers belonging to the teaching own framework (QPM) of the state of Paraná with work experience in science education from 6 to 22 years, whose data were collected through semi-structured interviews During the interviews the participating teachers reflected on their practice, revealing the knowledge of pedagogical and didactic nature which are their know-how It´s considered that the construction process of practical knowledge of participating teachers is through their reflections, not always with clarity of theoretical references that underlie them, resulting from contextual interactions from their trajectory, influences of former teachers, family environment, pedagogical disciplines, supervised training, initial training, continuing education courses, with fellow teachers and pupils of the school Through reflection on action, some elements that constitute their practices were highlighted such as: the knowledge of science content, the pedagogical knowledge, the role of the Science teacher, the relationship between teacher and student, the didactic knowledge of the content These aspects are related to the training needs of teachers, namely: the different processes of students´ learning, the need to contextualize the content, appropriateness of the work in the classroom to students' needs, diversification of methods and teaching resources, the prior knowledge of students, the constant need of updating due to the transitory nature of scientific knowledge These teachers turned their training needs in knowledge that constitute their educational practice Besides the aforementioned, we point out in addition, to encourage student participation and manage group work We found the teachers' reflections of the sample the concerns about what to teach, how to teach and who to teach We can infer from the results analyzed that the subject is being built as it buildsLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Palma, José Augusto VictoriaOliveira, Silmara Sartoreto deFabian, Rosiane Giraldeli2024-05-01T14:15:30Z2024-05-01T14:15:30Z2012.0023.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13490porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
title O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
spellingShingle O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
Fabian, Rosiane Giraldeli
Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Science teachers
Science
title_short O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
title_full O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
title_fullStr O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
title_full_unstemmed O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
title_sort O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático
author Fabian, Rosiane Giraldeli
author_facet Fabian, Rosiane Giraldeli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Palma, José Augusto Victoria
Oliveira, Silmara Sartoreto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabian, Rosiane Giraldeli
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Science teachers
Science
topic Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Professores de ciência
Study and teaching
Teacher training
Science teachers
Science
description Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar elementos que constituem a construção do conhecimento prático de professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino Participaram desta pesquisa de cunho qualitativo, professores pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Estado do Paraná com tempo de atuação no ensino de Ciências entre 6 e 22 anos, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas Nas entrevistas os professores participantes refletiram sobre sua prática, desvelando os conhecimentos de natureza pedagógica e didática que constituem o seu saber fazer Consideramos que o processo de construção do conhecimento prático dos professores participantes ocorrre por meio das suas reflexões, nem sempre com clareza dos referenciais teóricos que as embasam, resultantes de interações contextuais de sua trajetória, influências de ex-professores, do ambiente familiar, disciplinas pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial, cursos de formação continuada, com os colegas professores e os alunos da escola Por meio de reflexões sobre a ação, alguns elementos que constituem suas práticas foram evidenciados tais como: o conhecimento do conteúdo da Ciência, o conhecimento pedagógico, o papel do professor de Ciências, a relação entre professor e aluno, o conhecimento didático do conteúdo Esses aspectos estão relacionados com as necessidades formativas dos professores, a saber: os diferentes processos de aprendizagem dos alunos, a necessidade de contextualizar o conteúdo, adequação do trabalho em sala às necessidades dos alunos, diversificação de metodologias e recursos didáticos, os conhecimentos prévios dos alunos, necessidade de atualização constante devido ao caráter transitório dos conhecimentos científicos Esses professores converteram suas necessidades formativas em saberes que constituem sua prática educativa Além dos citados, destacamos ainda, saber motivar a participação dos alunos e gerenciar trabalhos em grupo Verificamos nas reflexões dos professores da amostra a preocupação com, o que ensinar, como ensinar e para quem ensinar Podemos inferir pelos resultados analisados que o sujeito está sendo construído à medida que se constrói
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:15:30Z
2024-05-01T14:15:30Z
23.08.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13490
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823287068327936