Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do ensino fundamental 1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14368 |
Resumo: | Resumo: As relações entre as estratégias de ensino, as estratégias de aprendizagem e a motivação podem influenciar a qualidade motivacional dos sujeitos para aprender Esta pesquisa relacionou essas variáveis especificamente voltadas à Teoria da Autodeterminação Apresentou como objetivo geral: avaliar as relações entre as estratégias de ensino de um grupo de professores, as estratégias de aprendizagem e a motivação de alunos do Ensino Fundamental 1 Os objetivos específicos visaram investigar as estratégias de ensino que os professores do Ensino Fundamental 1 utilizavam para ensinar; identificar as estratégias de aprendizagem e a motivação dos alunos; buscar possíveis relações das estratégias de ensino do professor com as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar O método utilizado para a análise dos dados foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Os sujeitos da pesquisa foram 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores A média de idade dos estudantes foi de 9 anos e dos professores participantes de 45 anos Para a coleta de dados, foi utilizada uma escala de estratégias de aprendizagem, uma escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e um questionário sobre as estratégias de ensino do professor Os resultados demonstraram que os alunos possuíam os níveis mais autônomos de motivação Os resultados demonstraram que os alunos mais novos apresentaram pontuação mais elevada no uso da Escala de Estratégias de Aprendizagem e se assemelharam à média das demais turmas em relação ao continuum motivacional Sobre as possíveis relações entre as estratégias de ensino com as estratégias de aprendizagem e a motivação dos alunos, os resultados apontaram que um trabalho sistematizado para a utilização de estratégias de aprendizagem por parte de professores, na escola, pode ser eficaz na manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes Os resultados também contribuem para conhecer o perfil estratégico de um grupo de professores e um grupo de alunos, podendo perceber as necessidades específicas deste grupo e construir um conjunto de informações relevantes tanto para o aprimoramento profissional quanto para a formação de cidadãos estratégicos |
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Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do ensino fundamental 1EnsinoEstratégias de aprendizagemMotivação na educaçãoPsicologia educacionalLearning strategiesResumo: As relações entre as estratégias de ensino, as estratégias de aprendizagem e a motivação podem influenciar a qualidade motivacional dos sujeitos para aprender Esta pesquisa relacionou essas variáveis especificamente voltadas à Teoria da Autodeterminação Apresentou como objetivo geral: avaliar as relações entre as estratégias de ensino de um grupo de professores, as estratégias de aprendizagem e a motivação de alunos do Ensino Fundamental 1 Os objetivos específicos visaram investigar as estratégias de ensino que os professores do Ensino Fundamental 1 utilizavam para ensinar; identificar as estratégias de aprendizagem e a motivação dos alunos; buscar possíveis relações das estratégias de ensino do professor com as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar O método utilizado para a análise dos dados foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Os sujeitos da pesquisa foram 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores A média de idade dos estudantes foi de 9 anos e dos professores participantes de 45 anos Para a coleta de dados, foi utilizada uma escala de estratégias de aprendizagem, uma escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e um questionário sobre as estratégias de ensino do professor Os resultados demonstraram que os alunos possuíam os níveis mais autônomos de motivação Os resultados demonstraram que os alunos mais novos apresentaram pontuação mais elevada no uso da Escala de Estratégias de Aprendizagem e se assemelharam à média das demais turmas em relação ao continuum motivacional Sobre as possíveis relações entre as estratégias de ensino com as estratégias de aprendizagem e a motivação dos alunos, os resultados apontaram que um trabalho sistematizado para a utilização de estratégias de aprendizagem por parte de professores, na escola, pode ser eficaz na manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes Os resultados também contribuem para conhecer o perfil estratégico de um grupo de professores e um grupo de alunos, podendo perceber as necessidades específicas deste grupo e construir um conjunto de informações relevantes tanto para o aprimoramento profissional quanto para a formação de cidadãos estratégicosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The relationship between teaching strategies, learning strategies and motivation can influence the motivational quality of the students to learn This research has linked these variables specifically geared to the Theory of Self-Determination Presented as a general objective to evaluate the relationship between the learning strategies of a group of teachers, learning strategies and motivation of elementary school students The specific objectives aimed to investigate the teaching strategies that teachers of elementary school used to teach; identify learning strategies and student motivation; seek possible relationships of teaching strategies of the teachers with learning strategies and motivation in school context The method used for data analysis was descriptive with correlational and survey designs 348 children aged 6 to 13 years from two public schools in northern Paraná and their teachers participated The average age of students was 9 years and 45 years to participating teachers For data collection, a range of learning strategies, a range of motivating students in elementary education and a questionnaire on the teaching strategies the teacher was used Results showed that students had the most autonomous motivation levels; that younger students had higher scores on the use of learning strategies scale; and were similar to the others classes in relation to the motivational continuum About possible relationships between teaching strategies with learning strategies and motivation of students, the results indicated that a job for the systematic use of learning strategies by teachers at school can be effective in maintaining a good quality motivating students The results also contribute to meeting the strategic profile of a group of teachers and a group of students, being able to perceive the specific needs of this group and build a set of relevant information both for professional development and for the formation of strategic citizensOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Rufini, Sueli ÉdiMartinelli, Selma de CássiaMoreira, Ana Elisa da Costa2024-05-01T14:30:31Z2024-05-01T14:30:31Z2014.002014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14368porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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