Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13586 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo, de natureza quase-experimental, delineou procedimentos para nove sessões de intervenção com o objetivo de avaliar a medida em que uma intervenção com alunos pode neles promover avanços em estratégias de compreensão leitora e motivação As abordagens teóricas utilizadas nessa investigação foram a Teoria de Expectativa-valor, Teoria do Processamento da Informação, bem como abordagens gerais cognitivistas acerca da compreensão leitora Participaram do estudo alunos da quinta-série do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Londrina – PR As intervenções aconteceram no próprio ambiente escolar, seguindo-se todos os procedimentos éticos previstos relativos à pesquisa com seres humanos O grupo experimental foi constituído pelos alunos que participavam da sala de apoio e o grupo controle pelos alunos da mesma série escolar que não participavam da sala de apoio Os alunos foram avaliados em três momentos por meio dos seguintes instrumentos: (a) Escala de Estratégias de Aprendizagem Voltadas para a Leitura; (b) Técnica de Cloze; (c) Avaliação da Autopercepção e Percepção da Tarefa de Adolescentes nos Domínios de Português e de Matemática, e; (d) Problema de Matemática O Grupo Experimental (GE) participou de nove sessões de intervenção, recebendo apoio motivacional e ensino de estratégias de aprendizagem em situação de leitura Os resultados mostraram ganhos em compreensão leitora, cuja maioria atingiu um Nível Independente em leitura Houve melhorias nas estratégias de aprendizagem tanto para o GE quanto para o GC Os resultados obtidos no presente estudo possam ser úteis a educadores e psicólogos escolares, além de revelarem a importância da formação de docentes capazes de aprender e ensinar de modo estratégico, visando o desenvolvimento da compreensão leitora e da motivação para aprender |
id |
UEL_cb2607e37e821fcbdb265b84e1d7487d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13586 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitoraEducaçãoAprendizagemPsicologia educacionalMotivação na educaçãoEnsino fundamentalEducationEducational psychologyMotivation in educationElementary school - Teacher trainingReading comprehensionLearnineResumo: O presente estudo, de natureza quase-experimental, delineou procedimentos para nove sessões de intervenção com o objetivo de avaliar a medida em que uma intervenção com alunos pode neles promover avanços em estratégias de compreensão leitora e motivação As abordagens teóricas utilizadas nessa investigação foram a Teoria de Expectativa-valor, Teoria do Processamento da Informação, bem como abordagens gerais cognitivistas acerca da compreensão leitora Participaram do estudo alunos da quinta-série do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Londrina – PR As intervenções aconteceram no próprio ambiente escolar, seguindo-se todos os procedimentos éticos previstos relativos à pesquisa com seres humanos O grupo experimental foi constituído pelos alunos que participavam da sala de apoio e o grupo controle pelos alunos da mesma série escolar que não participavam da sala de apoio Os alunos foram avaliados em três momentos por meio dos seguintes instrumentos: (a) Escala de Estratégias de Aprendizagem Voltadas para a Leitura; (b) Técnica de Cloze; (c) Avaliação da Autopercepção e Percepção da Tarefa de Adolescentes nos Domínios de Português e de Matemática, e; (d) Problema de Matemática O Grupo Experimental (GE) participou de nove sessões de intervenção, recebendo apoio motivacional e ensino de estratégias de aprendizagem em situação de leitura Os resultados mostraram ganhos em compreensão leitora, cuja maioria atingiu um Nível Independente em leitura Houve melhorias nas estratégias de aprendizagem tanto para o GE quanto para o GC Os resultados obtidos no presente estudo possam ser úteis a educadores e psicólogos escolares, além de revelarem a importância da formação de docentes capazes de aprender e ensinar de modo estratégico, visando o desenvolvimento da compreensão leitora e da motivação para aprenderDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study is a quasi-experimental design based research, which outlines procedures for nine intervention sessions with the aim of evaluating the extent to which an intervention can enhance reading comprehension strategies and motivation in students The theoretical framework that guided this investigation are the Expectancy-Value Theory, the Theory of Information Processing, as well as general cognitive approaches to reading comprehension Participating on this research are Fifth-grade students in a Public School located in Londrina-PR The interventions took place at the school environment, applying every ethical standards and procedures for research with human beings Taking part on the experimental group are students who attend the Support Room, and on the control group are students who attend the same grade, but do not attend the Support Room Students have been evaluated in a three step process, through the use of the following instruments: (a) Scale of Learning and Reading Comprehension Strategies; (b) The Cloze technique; (c) Items Assessing Self-Perception in Children and the Task Perceptions on the Domain of Mathematics and Portuguese, and; (d) Mathematical Problems The Experimental Group participated in nine intervention sessions, receiving motivational support, as well as the teaching of Learning and Reading Strategies The results indicated an improvement in reading comprehension, most of whom have reached an Independent Level in reading There was also an enhancement of the Learning Strategies on both groups It is believed that the results obtained in this study can be much useful for educators and educational psychologists, in addition to revealing the importance of educating and training teachers to be able to learn and teach strategically, regarding the development of reading comprehension and motivation in learningBzuneck, José Aloyseo [Orientador]Oliveira, Katya Luciane deSantos, Acácia Aparecida Angeli dosMaciel, Aline Guilherme2024-05-01T14:16:20Z2024-05-01T14:16:20Z2012.0001.06.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13586porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
title |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
spellingShingle |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora Maciel, Aline Guilherme Educação Aprendizagem Psicologia educacional Motivação na educação Ensino fundamental Education Educational psychology Motivation in education Elementary school - Teacher training Reading comprehension Learnine |
title_short |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
title_full |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
title_fullStr |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
title_sort |
Motivação e intervenção em estratégias de aprendizagem para compreensão leitora |
author |
Maciel, Aline Guilherme |
author_facet |
Maciel, Aline Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bzuneck, José Aloyseo [Orientador] Oliveira, Katya Luciane de Santos, Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Aline Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Psicologia educacional Motivação na educação Ensino fundamental Education Educational psychology Motivation in education Elementary school - Teacher training Reading comprehension Learnine |
topic |
Educação Aprendizagem Psicologia educacional Motivação na educação Ensino fundamental Education Educational psychology Motivation in education Elementary school - Teacher training Reading comprehension Learnine |
description |
Resumo: O presente estudo, de natureza quase-experimental, delineou procedimentos para nove sessões de intervenção com o objetivo de avaliar a medida em que uma intervenção com alunos pode neles promover avanços em estratégias de compreensão leitora e motivação As abordagens teóricas utilizadas nessa investigação foram a Teoria de Expectativa-valor, Teoria do Processamento da Informação, bem como abordagens gerais cognitivistas acerca da compreensão leitora Participaram do estudo alunos da quinta-série do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Londrina – PR As intervenções aconteceram no próprio ambiente escolar, seguindo-se todos os procedimentos éticos previstos relativos à pesquisa com seres humanos O grupo experimental foi constituído pelos alunos que participavam da sala de apoio e o grupo controle pelos alunos da mesma série escolar que não participavam da sala de apoio Os alunos foram avaliados em três momentos por meio dos seguintes instrumentos: (a) Escala de Estratégias de Aprendizagem Voltadas para a Leitura; (b) Técnica de Cloze; (c) Avaliação da Autopercepção e Percepção da Tarefa de Adolescentes nos Domínios de Português e de Matemática, e; (d) Problema de Matemática O Grupo Experimental (GE) participou de nove sessões de intervenção, recebendo apoio motivacional e ensino de estratégias de aprendizagem em situação de leitura Os resultados mostraram ganhos em compreensão leitora, cuja maioria atingiu um Nível Independente em leitura Houve melhorias nas estratégias de aprendizagem tanto para o GE quanto para o GC Os resultados obtidos no presente estudo possam ser úteis a educadores e psicólogos escolares, além de revelarem a importância da formação de docentes capazes de aprender e ensinar de modo estratégico, visando o desenvolvimento da compreensão leitora e da motivação para aprender |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
01.06.2012 2012.00 2024-05-01T14:16:20Z 2024-05-01T14:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13586 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823303838203904 |