O trabalho pedagógico na pré-escola obrigatória : percepções dos professores sobre os desenhos das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Regina Carboni Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16787
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer, registrar e analisar as percepções dos professores em relação aos desenhos das crianças e identificar as implicações destas concepções no trabalho pedagógico na pré-escola Justifica-se a importância do estudo, pois a Emenda Constitucional nº 59/29 tornou o ensino obrigatório a partir dos quatro anos de idade, o que pode levar a práticas equivocadas de escolarização e alfabetização precoce e à ausência de atividades que favorecem a capacidade de criação, sobretudo, no que diz respeito aos desenhos infantis Na realidade, muitos professores desconsideram as produções artísticas das crianças e valorizam a reprodução de desenhos estereotipados, cujo fio condutor são folhas mimeografadas e fotocopiadas de desenhos para colorir e recortar em datas comemorativas Outro fator que justifica a pertinência da temática é o fato de que esses equívocos empobrecem a ação dos professores e inibem a expressão imaginativa das crianças Como metodologia, optou-se por Pesquisa Qualitativa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como base o Materialismo Histórico e Dialético Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões abertas, sobre a organização do trabalho pedagógico Participaram da pesquisa professores das escolas municipais de Londrina que atuam, exclusivamente, na Pré-escola Os resultados indicam que a maioria das entrevistadas reconhecem a Educação Infantil como um espaço de desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos físico, social e cognitivo Entretanto, em função da obrigatoriedade, parte das professoras acredita que a pré-escola constitui um espaço de preparação para os anos seguintes Em relação à utilização do desenho, verificou-se que, enquanto um número bastante reduzido de professoras ainda faz uso de desenhos prontos e folhas xerocadas, a maioria informou que valoriza as produções das crianças como forma de expressão e capacidade de criação Por outro lado, os resultados evidenciam unanimidade no quesito fases de desenvolvimento do desenho, pois todas afirmaram avaliar a evolução das crianças pelos traços e detalhes de suas produções, entretanto, sem relacionarem o processo de criação ao desenvolvimento do pensamento infantil Nesse sentido, o desenho é utilizado também no processo de construção da escrita, pois de acordo com a professoras, os traços e formas produzidas no ato de desenhar poderão auxiliar na construção do processo da alfabetização Sobre a formação continuada, os dados revelam a falta de tempo como a principal dificuldade devido a carga horária elevada na jornada de trabalho Desse modo, acredita-se que o processo formativo dessas profissionais é condição essencial para que compreendam a importância do desenho na aprendizagem das crianças, visto que um trabalho de qualidade possibilita o desenvolvimento de diferentes linguagens
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aims to know, register and analyze teacher perceptions on children´s drawings and identify their implications in pedagogical work in preschool The relevance of this study is justified by Constitutional Amendment n 59/29, which made teaching mandatory at the age of four, what can lead to wrong schooling and early alphabetization, also the lack of activities which enable the capacity of creation, mainly in regards to infant drawings Actually, many teachers do not consider children´s artistic productions and value the reproduction of stereotyped drawings, copies of drawings to paint and cut in holidays Another factor which justifies this thematic is the fact that these misunderstandings make teacher actions poor and inhibit the imaginative expression of the children As methodology, Qualitative Research with a bibliographical approach was chosen, as well as field research, taking Historical and Dialectical Materialism as base To data collect, it was used a semi-structured interview, with open questions, about the organization of pedagogical work Teachers from municipal schools in Londrina took part, who teach exclusively in pre-school Results show that most interviewed teachers recognize Infant Schooling as a space of full development, in a physical, social and cognitive aspect However, because of the obligation, part of the teachers believe that pre-school is a space of preparation to the following years In relation to using drawings, it was verified that, while a very low number of teachers still use ready drawings and copied sheets, the majority affirmed that value children´s productions as a form of expression and creation capacity On the other hand, results showed unanimity when talking about development phases in drawing, all of them affirmed to evaluate the infant´s evolution by strokes and details in their production, however, didn´t relate the creation process to the development of infant thinking For that matter, the drawing is also used in the process of writing, for according to these teachers the strokes and forms produced in the act of drawing may help in the construction of alphabetization process About continuous education, our data reveal the lack of time as a main difficulty due to a high work hour load Thus, it is believed that continuous education of these teachers is essential, so that they can comprehend the role of drawing in children learning, since a quality work make possible the development of different languagesPaschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]Penitente, Luciana Aparecida de AraújoOliveira, Marta Regina Furlan deAssis, Regina Carboni Alves de2024-05-01T15:14:49Z2024-05-01T15:14:49Z2018.0017.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16787porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:51:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16787Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:51:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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