Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Lucken Bueno
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954
Resumo: Resumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma
id UEL_e85baaebb771fe8e61ce72eb595075c1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11954
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de DarwinBiologiaEstudo e ensinoEvolução (Biologia)CiênciaFilosofiaStudy and teachingEvolution (Biology)PhilosophyScienceBiologyResumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesmaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: There are several studies that expose a variety of problems in the teaching of biological evolution, in different parts of the world In addition to problems in understanding the content by students and teachers, several studies show that some textbooks - full of conceptual problems - affect the understanding of evolutionary phenomena Faced with this problem and recognizing the essential role of this subject in scientific formation of students, a question intrigued us: "The History and Philosophy of Science can assist in identification and understanding of axiological and epistemological issues on Darwinism and then, contribute to research the construction of a didactic sequence to help teachers of Biology at the High School in teaching this subject?” In the search for answers, we began an qualitative research of interpretative nature, based in Didactics of Science and Critical Meaningful Learning, whose main steps include a survey bibliography, a historical reconstruction of Darwinism, the development of a didactic sequence for teaching evolution and the analysis of itBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoLorencini Junior, ÁlvaroLacey, HughSalvi, Rosana Figueiredo [Coorientadora]Lucas, Lucken Bueno2024-05-01T13:46:39Z2024-05-01T13:46:39Z2010.0007.04.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
title Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
spellingShingle Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucas, Lucken Bueno
Biologia
Estudo e ensino
Evolução (Biologia)
Ciência
Filosofia
Study and teaching
Evolution (Biology)
Philosophy
Science
Biology
title_short Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
title_full Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
title_fullStr Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
title_full_unstemmed Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
title_sort Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
author Lucas, Lucken Bueno
author_facet Lucas, Lucken Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Salvi, Rosana Figueiredo
Lorencini Junior, Álvaro
Lacey, Hugh
Salvi, Rosana Figueiredo [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Lucken Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Estudo e ensino
Evolução (Biologia)
Ciência
Filosofia
Study and teaching
Evolution (Biology)
Philosophy
Science
Biology
topic Biologia
Estudo e ensino
Evolução (Biologia)
Ciência
Filosofia
Study and teaching
Evolution (Biology)
Philosophy
Science
Biology
description Resumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.04.2010
2010.00
2024-05-01T13:46:39Z
2024-05-01T13:46:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823275429134336