A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16865 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa configura-se em um estudo de caso comparado situado em Londrina, entre duas escolas estaduais e urbanas, nos anos de 217 a 219 O que se compara é a dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em cada escola As representações sociais, inicialmente apreendidas e externas às escolas, delimitaram um contraste inicial, fonte da comparação Estas representações sociais referem-se às interpretações, localizadas no senso comum, quanto às possibilidades de transição da educação básica ao ensino superior e o papel da escola nesta transição Questiona-se: há a participação e influência do ENEM no processo de significação quanto à transição ao ensino superior? O ENEM participa, ao motivar práticas sociais, no processo de estruturação e diferenciação entre as escolas estudadas? A hipótese inicial era a de que uma das escolas seria um ambiente propício para práticas sociais motivadas pelo ENEM, enquanto a outra não Além disso, percebíamos indícios de que havia um processo de recontextualização em ambas as escolas e que a diversidade dos contextos escolares poderia suscitar a motivação de práticas e representações sociais igualmente diversas em torno do ENEM Foram entrevistados membros do corpo docente, pedagógico e diretivo em duas baterias de entrevista A primeira bateria contou com cinco participantes em uma escola e seis na outra Na segunda bateria a análise se concentrou em entrevistar agentes que ocupavam, ou já haviam ocupado, cargos de direção geral e/ou auxiliar Os agentes entrevistados constituem-se em informantes acerca das representações sociais internas e indicam as práticas sociais, também avaliadas pela observação participante, motivadas, ou não, pelo ENEM Para a análise dos dados foram articulados os eixos de análise vertical, horizontal e transversal, do modelo de estudo de caso comparado adotado, juntamente com um arcabouço teórico inscrito na sociologia da educação O resultado da pesquisa foi a influência do ENEM nos processos sociais inicialmente problematizados A investigação do processo de estruturação, cujas condições materiais resultantes eram indicadas de modo superficial pelas representações sociais externas e iniciais, revelaram que o ENEM atua de modos diferentes nas escolas Na escola da qual não se esperava adesão ao exame, foram identificadas práticas e mobilizações sociais motivadas especificamente pelo ENEM, mas pouco efeito sobre a imagem da escola Na escola da qual se esperava uma organização em torno do desempenho no exame, não foram identificadas práticas sociais internas mais motivadas pelo ENEM do que por vestibulares, no entanto, verificou-se a utilização do desempenho no processo de diferenciação pela ratificação da imagem da instituição e manutenção da demanda por suas vagas |
id |
UEL_ec60b0a5324be80f957aa4243442e877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16865 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PRSociologia educacionalRepresentações sociaisCiências sociaisEducational sociologySocial sciencesResumo: A presente pesquisa configura-se em um estudo de caso comparado situado em Londrina, entre duas escolas estaduais e urbanas, nos anos de 217 a 219 O que se compara é a dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em cada escola As representações sociais, inicialmente apreendidas e externas às escolas, delimitaram um contraste inicial, fonte da comparação Estas representações sociais referem-se às interpretações, localizadas no senso comum, quanto às possibilidades de transição da educação básica ao ensino superior e o papel da escola nesta transição Questiona-se: há a participação e influência do ENEM no processo de significação quanto à transição ao ensino superior? O ENEM participa, ao motivar práticas sociais, no processo de estruturação e diferenciação entre as escolas estudadas? A hipótese inicial era a de que uma das escolas seria um ambiente propício para práticas sociais motivadas pelo ENEM, enquanto a outra não Além disso, percebíamos indícios de que havia um processo de recontextualização em ambas as escolas e que a diversidade dos contextos escolares poderia suscitar a motivação de práticas e representações sociais igualmente diversas em torno do ENEM Foram entrevistados membros do corpo docente, pedagógico e diretivo em duas baterias de entrevista A primeira bateria contou com cinco participantes em uma escola e seis na outra Na segunda bateria a análise se concentrou em entrevistar agentes que ocupavam, ou já haviam ocupado, cargos de direção geral e/ou auxiliar Os agentes entrevistados constituem-se em informantes acerca das representações sociais internas e indicam as práticas sociais, também avaliadas pela observação participante, motivadas, ou não, pelo ENEM Para a análise dos dados foram articulados os eixos de análise vertical, horizontal e transversal, do modelo de estudo de caso comparado adotado, juntamente com um arcabouço teórico inscrito na sociologia da educação O resultado da pesquisa foi a influência do ENEM nos processos sociais inicialmente problematizados A investigação do processo de estruturação, cujas condições materiais resultantes eram indicadas de modo superficial pelas representações sociais externas e iniciais, revelaram que o ENEM atua de modos diferentes nas escolas Na escola da qual não se esperava adesão ao exame, foram identificadas práticas e mobilizações sociais motivadas especificamente pelo ENEM, mas pouco efeito sobre a imagem da escola Na escola da qual se esperava uma organização em torno do desempenho no exame, não foram identificadas práticas sociais internas mais motivadas pelo ENEM do que por vestibulares, no entanto, verificou-se a utilização do desempenho no processo de diferenciação pela ratificação da imagem da instituição e manutenção da demanda por suas vagasDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This thesis corresponds to a comparative case study in Londrina, between two urban state schools, through 217 to 219 The object of comparison is the school dimension of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) The social representations, initially apprehended, and external to the schools, delimited the initial contrast in which the comparison was based These social representations refer to interpretations, based on common sense, regarding the possibility of assessment from basic education to higher education and the implied role of schools in such transition From that some questions arise: is there influence, or participation, of ENEM in processes regarding meaning attribution amid the transit to higher education? Does ENEM take part, through its influence in social educational practice, in the structuration and differentiation process between the observed schools? The initial hypothesis was that one of the schools would provide a favorable environment to ENEM motivated by social educational practices, while the other would not Besides, we noticed indicatives that there were a recontextualisation process in both schools, and that their context diversity could motivate social representations and educational practices equally diverse with reference to ENEM Teachers, principals and pedagogues from both schools were interviewed through two interview sets The first set involved five participants from one school and seven from the other In the second interview set we focused on interviewing agents that are, or have already been, in principal or vice-principal posts The interviewed agents were taken as informers of the internal social representations, and indicators of the social educational practices; which were also evaluated through participant observation as motivated, or not, by ENEM Data analysis was made through the articulation of the horizontal, vertical and transversal comparison axis from the adopted model, conjunctly with sociology of education theory Research results showed the influence of ENEM in the social educational processes initially problematized The investigation of the structuration process, in which consequential material conditions were indicated by the external social representations, showed that ENEM acts differently in schools In the school where it wouldn’t be expected participation in the exam we identified social educational practice and mobilization motivated specifically by ENEM, but with not much effect on the school image In the school where it was expected an organizational effort aimed to promote achievement on the exam, internal social practices motivated specifically by ENEM, especially in comparison with the ones motivated by vestibular exams, were not found However, the research showed that this school utilizes the achievement results in ENEM to self-promotion and to reinforce the institution image, which helps to maintain the social demand for its vacanciesSilva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Tavares Junior, FernandoRezende, Maria José dePohl, David2024-05-01T15:15:53Z2024-05-01T15:15:53Z2019.0023.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16865porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
title |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
spellingShingle |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR Pohl, David Sociologia educacional Representações sociais Ciências sociais Educational sociology Social sciences |
title_short |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
title_full |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
title_fullStr |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
title_full_unstemmed |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
title_sort |
A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR |
author |
Pohl, David |
author_facet |
Pohl, David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador] Tavares Junior, Fernando Rezende, Maria José de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pohl, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia educacional Representações sociais Ciências sociais Educational sociology Social sciences |
topic |
Sociologia educacional Representações sociais Ciências sociais Educational sociology Social sciences |
description |
Resumo: A presente pesquisa configura-se em um estudo de caso comparado situado em Londrina, entre duas escolas estaduais e urbanas, nos anos de 217 a 219 O que se compara é a dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em cada escola As representações sociais, inicialmente apreendidas e externas às escolas, delimitaram um contraste inicial, fonte da comparação Estas representações sociais referem-se às interpretações, localizadas no senso comum, quanto às possibilidades de transição da educação básica ao ensino superior e o papel da escola nesta transição Questiona-se: há a participação e influência do ENEM no processo de significação quanto à transição ao ensino superior? O ENEM participa, ao motivar práticas sociais, no processo de estruturação e diferenciação entre as escolas estudadas? A hipótese inicial era a de que uma das escolas seria um ambiente propício para práticas sociais motivadas pelo ENEM, enquanto a outra não Além disso, percebíamos indícios de que havia um processo de recontextualização em ambas as escolas e que a diversidade dos contextos escolares poderia suscitar a motivação de práticas e representações sociais igualmente diversas em torno do ENEM Foram entrevistados membros do corpo docente, pedagógico e diretivo em duas baterias de entrevista A primeira bateria contou com cinco participantes em uma escola e seis na outra Na segunda bateria a análise se concentrou em entrevistar agentes que ocupavam, ou já haviam ocupado, cargos de direção geral e/ou auxiliar Os agentes entrevistados constituem-se em informantes acerca das representações sociais internas e indicam as práticas sociais, também avaliadas pela observação participante, motivadas, ou não, pelo ENEM Para a análise dos dados foram articulados os eixos de análise vertical, horizontal e transversal, do modelo de estudo de caso comparado adotado, juntamente com um arcabouço teórico inscrito na sociologia da educação O resultado da pesquisa foi a influência do ENEM nos processos sociais inicialmente problematizados A investigação do processo de estruturação, cujas condições materiais resultantes eram indicadas de modo superficial pelas representações sociais externas e iniciais, revelaram que o ENEM atua de modos diferentes nas escolas Na escola da qual não se esperava adesão ao exame, foram identificadas práticas e mobilizações sociais motivadas especificamente pelo ENEM, mas pouco efeito sobre a imagem da escola Na escola da qual se esperava uma organização em torno do desempenho no exame, não foram identificadas práticas sociais internas mais motivadas pelo ENEM do que por vestibulares, no entanto, verificou-se a utilização do desempenho no processo de diferenciação pela ratificação da imagem da instituição e manutenção da demanda por suas vagas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T15:15:53Z 2024-05-01T15:15:53Z 23.08.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16865 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciências Sociais Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823302961594368 |