Estrutura e desempenho escolares : estudo da relação entre esses fatores na qualidade do ensino médio na região de Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Jéssica Josiane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14750
Resumo: Resumo: A proposta desta Dissertação é a realização de um estudo exploratório da relação entre estrutura escolar, indicadores e desempenhos educacionais, buscando identificar fatores que, combinados, explicam tipos de desempenho no Ensino Médio, a última etapa da Educação Básica Para isso serão analisados dados do Censo Escolar da Educação Básica sobre a estrutura escolar, os Indicadores Educacionais da Educação Básica e as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira O recorte foi feito para escolas do Núcleo regional de Educação de Londrina-Paraná que tiveram os desempenhos no Enem calculados com o requisito de terem pelo menos 1 concluintes do Ensino Médio regular seriado e 5% de alunos participantes desta avaliação, totalizando 58 escolas de 1 cidades O período é o ano de 213, pois corresponde aos últimos dados disponíveis quando esta análise começou O referencial teórico-metodológico tem por base a estruturação, considerando a relação entre elementos objetivos e subjetivos, instituições e atores sociais e a questão da reprodução das desigualdades sociais A trajetória das pesquisas a respeito da eficácia escolar foi abordada como um referencial e, também, pelos seus resultados Estes inicialmente mostraram que a escola não faz diferença frente às desigualdades sociais, pois os fatores socioeconômicos seriam mais determinantes Posteriormente, sem desconsiderar o peso dos fatores socioeconômicos, essas pesquisas caminham para os estudos da eficácia das escolas no processo de ensino e aprendizagem Nesse percurso os estudos do sistema educacional brasileiro concluem que as escolas são heterogêneas e que isso pode fazer a diferença na trajetória dos estudantes Os resultados dessa Dissertação apontaram maior relevância para os fatores referentes aos atores sociais do que aos da infraestrutura escolar As análises dos dados selecionados são feitas por meio de análise fatorial exploratória e interpretadas a partir da sociologia da educação, procurando contribuir com as questões que tratam de desigualdades sociais e dos problemas da educação no Brasil, visando um sistema educacional de melhor qualidade
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The purpose of this dissertation is to conduct an exploratory study of the relationship between the school structure, indicators and educational performances, seeking to identify factors, which combined, to explain types of performance in high school, the last stage of basic education For that were analyzed School Census of Basic Education on the school structure, the Education Basic Education indicators and grades of schools at the National Secondary Education Examination, provided by the Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira The specific theme was made to schools in the Regional Center of Education in Londrina-Paraná, who had performances in ENEM calculated with the requirement of having at least 1 graduates of regular high school show and 5% of students participating in this evaluation, totaling 58 schools 1 cities The period is the year 213, it is the last data available when the analysis began The theoretical and methodological framework is based on the structure, considering the relationship between objective and subjective elements, institutions and social actors and the question of the reproduction of social inequalities The trajectory of research on school effectiveness has been approached as a reference and also by the results initially showed that the school makes no difference for the social inequality as socioeconomic factors would be decisive However, without disregarding the weight of socioeconomic factors, the studies been headed to the effectiveness of schools in the process of teaching and learning In this trajectory, of the brazilian educational system studies conclude that schools are heterogeneous and it can make a difference in the trajectory of students The results of this dissertation suggest the most relevant factors relating to social actors than to the school infrastructure The analysis of selected data is made through exploratory factorial analysis and interpreted from the sociology of education, seeking contribute with issues dealing with social inequalities and problems of education in Brazil, targeting an educational system of better qualityBaltar, Ronaldo [Orientador]Silva, Ileizi Luciana FiorelliPeres, Roberta GuimarãesSchmidt, Jéssica Josiane2024-05-01T14:36:10Z2024-05-01T14:36:10Z2015.0015.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14750porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - 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