O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : uma pesquisa colaborativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14097 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como tema as contribuições do Supervisor Pedagógico em relação à organização de uma escola inclusiva Objetivamos com esse estudo desenvolver um processo de intervenção junto à supervisão pedagógica de uma escola Municipal de Londrina de Ensino Fundamental I, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), por meio de uma pesquisa colaborativa Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação à organização de escolas inclusivas, e o papel do gestor pedagógico para isso Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que ela permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação A principal participante foi 1 supervisora pedagógica, bem como os demais professores da escola, que também colaboraram: 1 professora de apoio, 1 professora da sala de recursos e 1 professores regentes Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Foi realizado junto à supervisora pedagógica, às professoras de apoio, à professora da sala de recursos e aos professores regentes das classes comuns o levantamento de seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com NEE; suas dificuldades diante do processo inclusivo; suas necessidades de formação e as condições necessárias para incluir alunos com NEE por meio da realização de entrevista, aplicação de questionários, bem como observações diretas em diversos contextos escolares e acompanhamento do trabalho da supervisora 2ª) Foram desenvolvidos procedimentos de intervenção com base na metodologia denominada pesquisa colaborativa, tais como: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas das participantes relacionadas ao processo de inclusão dos alunos com NEE e participação colaborativa da pesquisadora no contexto educacional junto às professoras regentes e à supervisão pedagógica em relação aos procedimentos destinados à inclusão dos alunos com NEE 3ª) Foi realizada uma entrevista junto à supervisora pedagógica com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram que a supervisora pedagógica e a maioria dos professores, inicialmente, apresentavam concepções equivocadas a respeito do processo de inclusão, o qual foi trabalhado em ciclos de estudos, conversas reflexivas e atuações colaborativas envolvendo pesquisadora e os participantes Também foram discutidos o papel do professor de apoio e da sala de recursos junto à supervisora pedagógica e as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa nos permitiram constatar e reafirmar a importância do trabalho do supervisor pedagógico no que se refere à organização da escola inclusiva, bem como as contribuições do trabalho colaborativo como meio de formação dos profissionais da área da educação em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE Um dos aspectos que dificultou a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção foi a falta de tempo das participantes para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa referentes à formação por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre as práticas, em consequência das condições dispostas pelo sistema de ensino |
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O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : uma pesquisa colaborativaEducação inclusivaProfessores de educação especialFormaçãoEducaçãoEstudo e ensinoInclusive educationSpecial education teachersEducationstudy and teachingResumo: Esta pesquisa tem como tema as contribuições do Supervisor Pedagógico em relação à organização de uma escola inclusiva Objetivamos com esse estudo desenvolver um processo de intervenção junto à supervisão pedagógica de uma escola Municipal de Londrina de Ensino Fundamental I, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), por meio de uma pesquisa colaborativa Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação à organização de escolas inclusivas, e o papel do gestor pedagógico para isso Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que ela permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação A principal participante foi 1 supervisora pedagógica, bem como os demais professores da escola, que também colaboraram: 1 professora de apoio, 1 professora da sala de recursos e 1 professores regentes Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Foi realizado junto à supervisora pedagógica, às professoras de apoio, à professora da sala de recursos e aos professores regentes das classes comuns o levantamento de seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com NEE; suas dificuldades diante do processo inclusivo; suas necessidades de formação e as condições necessárias para incluir alunos com NEE por meio da realização de entrevista, aplicação de questionários, bem como observações diretas em diversos contextos escolares e acompanhamento do trabalho da supervisora 2ª) Foram desenvolvidos procedimentos de intervenção com base na metodologia denominada pesquisa colaborativa, tais como: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas das participantes relacionadas ao processo de inclusão dos alunos com NEE e participação colaborativa da pesquisadora no contexto educacional junto às professoras regentes e à supervisão pedagógica em relação aos procedimentos destinados à inclusão dos alunos com NEE 3ª) Foi realizada uma entrevista junto à supervisora pedagógica com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram que a supervisora pedagógica e a maioria dos professores, inicialmente, apresentavam concepções equivocadas a respeito do processo de inclusão, o qual foi trabalhado em ciclos de estudos, conversas reflexivas e atuações colaborativas envolvendo pesquisadora e os participantes Também foram discutidos o papel do professor de apoio e da sala de recursos junto à supervisora pedagógica e as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa nos permitiram constatar e reafirmar a importância do trabalho do supervisor pedagógico no que se refere à organização da escola inclusiva, bem como as contribuições do trabalho colaborativo como meio de formação dos profissionais da área da educação em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE Um dos aspectos que dificultou a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção foi a falta de tempo das participantes para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa referentes à formação por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre as práticas, em consequência das condições dispostas pelo sistema de ensinoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The theme of this research are the contributions of the Pedagogical Supervisor regarding the organization of an inclusive school With this study we aimed to develop an intervention process with the pedagogical supervision of a public school of elementary study level I, in Londrina (Brazil), with a view to favor the inclusion process of students with especial educational needs (EEN), by means of a collaborative research The theoretical assumptions that guided the organization of this research were the foundations of the educational inclusion movement, especially regarding the organization of inclusive schools, and the role of the pedagogical manager in that respect This study was performed by a collaborative research, since it allows the researcher to act in two fields, research and formation The main participant was 1(one) pedagogical supervisor as well as the other teachers from the school, who also collaborated: 1 (one) support teacher, 1(one) teacher from the resources room and 1 (ten) school teachers The procedures for data collection happened in three stages: 1st) It was made, with the pedagogical supervisor, the support teachers, the teacher from the resources room and the school teachers of the classes, the survey about their knowledge on the inclusion process of students with EEN; their difficulties in face of the inclusion process; their formation needs and the conditions needed to include students with EEN by means of an interview, questionnaires, as well as direct observations in several school contexts and follow-up of the supervisor work 2nd) Intervention procedures were developed based in the collaborative research, such as: study cycles about the process of educational inclusion of students with EEN and the collaborative participation in the educational context with the teachers and the pedagogical supervision regarding the procedures intended for the inclusion of students with EEN 3rd) The pedagogical supervisor was interviewed in order to evaluate the developed procedures The results evidenced that most of the teachers and the pedagogical supervisor itself, initially had misconceptions about the inclusion process, which was worked in study cycles, reflective conversations and collaborative actuations involving researcher and participants The role of the school teacher and of the resources room were also discussed with the pedagogical supervisor as well as the pedagogical practices of teachers in classroom The experiences and reflections provided by this research allowed us to observe and reaffirm the importance of the pedagogical supervisor work with regards to the organization of the inclusive school, as well as the contributions of collaborative work as means for the formation of professionals in the field of education regarding the inclusion process of students with NEE One aspect that hampered the realization of the procedures foreseen for the intervention phase was the lack of time from the participants to develop the planned research procedures regarding the higher number of formation opportunities and reflections about the practices, due to the conditions laid by the education systemVitaliano, Célia Regina [Orientador]Marquezine, Maria CristinaCapellini, Vera Lúcia Messias FialhoVioto, Josiane Rodrigues Barbosa2024-05-01T14:24:53Z2024-05-01T14:24:53Z2013.0020.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14097porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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