Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneo |
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Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentidoComunicaçãoSentido (Filosofia)Centros comerciaisNão-lugarTeoria dos simulacrosCommunicationMean (Philosophy)Shopping centersNon-placeSimulacra theoryResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneoDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This work aims to investigate the processes of production of meaning in a simulation and Non-place environment such as a shopping mall Through the perspective of Jean Baudrillard's simulacra and the anthropological approach of Marc Augé's non-place, the production of meaning in consumer environments in supermodernity is discussed Starting with a critical consideration about the real and rationalism questioned by the Simulacra theory to seek similarities with the processes of Supermodernity that are described by Augé (28), this way, based on these parameters, one seeks to develop relationships with history and socioeconomic context of shopping centers in Brazil The nature of the research is descriptive and exploratory, focusing on the qualitative approach of the intrinsic case study, which analyzes Boulevard Londrina Shopping as the object of the research, located in the city of Londrina, Paraná The case study uses techniques derived from ethnopography, such as unsystematic observation and documentary research, the materials used are the field notebook and the camera The results describe how Boulevard Londrina Shopping is related to the main characteristics of the Non-place and the theory of simulacra and bring reflections on communication and the production of meaning in the contemporary worldMartins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Contani, Miguel LuizKanashiro, MilenaFarah, Suraia FelipeNakasse, Marcelo Kioyassu2024-05-01T12:12:35Z2024-05-01T12:12:35Z2021.0015.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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