Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakasse, Marcelo Kioyassu
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneo
id UEL_f46ed1e705c6034d150db619fbf2f338
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9906
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentidoComunicaçãoSentido (Filosofia)Centros comerciaisNão-lugarTeoria dos simulacrosCommunicationMean (Philosophy)Shopping centersNon-placeSimulacra theoryResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneoDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This work aims to investigate the processes of production of meaning in a simulation and Non-place environment such as a shopping mall Through the perspective of Jean Baudrillard's simulacra and the anthropological approach of Marc Augé's non-place, the production of meaning in consumer environments in supermodernity is discussed Starting with a critical consideration about the real and rationalism questioned by the Simulacra theory to seek similarities with the processes of Supermodernity that are described by Augé (28), this way, based on these parameters, one seeks to develop relationships with history and socioeconomic context of shopping centers in Brazil The nature of the research is descriptive and exploratory, focusing on the qualitative approach of the intrinsic case study, which analyzes Boulevard Londrina Shopping as the object of the research, located in the city of Londrina, Paraná The case study uses techniques derived from ethnopography, such as unsystematic observation and documentary research, the materials used are the field notebook and the camera The results describe how Boulevard Londrina Shopping is related to the main characteristics of the Non-place and the theory of simulacra and bring reflections on communication and the production of meaning in the contemporary worldMartins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Contani, Miguel LuizKanashiro, MilenaFarah, Suraia FelipeNakasse, Marcelo Kioyassu2024-05-01T12:12:35Z2024-05-01T12:12:35Z2021.0015.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
title Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
spellingShingle Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
Nakasse, Marcelo Kioyassu
Comunicação
Sentido (Filosofia)
Centros comerciais
Não-lugar
Teoria dos simulacros
Communication
Mean (Philosophy)
Shopping centers
Non-place
Simulacra theory
title_short Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
title_full Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
title_fullStr Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
title_full_unstemmed Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
title_sort Simulacros em shopping centers : não lugares e a produção de sentido
author Nakasse, Marcelo Kioyassu
author_facet Nakasse, Marcelo Kioyassu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]
Contani, Miguel Luiz
Kanashiro, Milena
Farah, Suraia Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakasse, Marcelo Kioyassu
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Sentido (Filosofia)
Centros comerciais
Não-lugar
Teoria dos simulacros
Communication
Mean (Philosophy)
Shopping centers
Non-place
Simulacra theory
topic Comunicação
Sentido (Filosofia)
Centros comerciais
Não-lugar
Teoria dos simulacros
Communication
Mean (Philosophy)
Shopping centers
Non-place
Simulacra theory
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os processos de produção de sentido em um ambiente de simulação e não lugar como um shopping center Através da ótica dos simulacros de Jean Baudrillard e da abordagem antropológica do não lugar de Marc Augé, discute-se a produção de sentido em ambientes de consumo na supermodernidade Parte-se de uma consideração crítica acerca do real e do racionalismo questionados pela teoria dos simulacros para buscar semelhanças com os processos da supermodernidade que são descritos por Augé (28), assim, busca-se com base nestes parâmetros, desenvolver relações com a história e contexto socioeconômico dos shopping centers no Brasil A natureza da pesquisa é descritiva e exploratória, com foco na abordagem qualitativa do estudo de caso intrínseco, que analisa o Boulevard Londrina Shopping como o objeto da pesquisa, localizado na cidade de Londrina, Paraná O estudo de caso utiliza técnicas derivadas da etnotopografia, tais como a observação assistemática e a pesquisa documental, os materiais utilizados são o caderno de campo e a máquina fotográfica Os resultados descrevem como o Boulevard Londrina Shopping está relacionado com as principais características do não lugar e à teoria dos simulacros e trazem reflexões sobre a comunicação e a produção do sentido no mundo contemporâneo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.03.2021
2021.00
2024-05-01T12:12:35Z
2024-05-01T12:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823284256047104