Acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no ensino superior : análise dos indicadores educacionais brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eches, Elisabete Cristina Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12250
Resumo: Resumo: Os indicadores educacionais subsidiam a formulação de políticas públicas, logo, são dados de extrema relevância para o campo da educação A primeira instituição de ensino brasileira voltada para pessoas com deficiência, criada em 1854, atendia estudantes com deficiência visual Atualmente, pesquisas apontam o aumento da matrícula de pessoas com deficiência no Ensino Superior nos últimos anos, logo entende-se a necessidade de obter informações sobre o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual neste nível de ensino Deste modo parte-se do seguinte problema: sendo as matrículas das pessoas com deficiência visual no Ensino Superior brasileiro o segundo maior índice entre o público-alvo da Educação Especial, qual o contexto do acesso e permanência desses indivíduos nesse nível de ensino, a partir dos indicadores educacionais da última década? Este trabalho objetivou analisar o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no Ensino Superior, com base no Materialismo Histórico e no Materialismo Cultural, a partir dos dados dos indicadores educacionais brasileiros dos últimos dez anos Desse modo, utilizou-se o software estatístico SPSS para acessar os microdados Em seguida, os dados foram analisados, discutidos e apresentados neste trabalho Dessa maneira, os resultados encontrados foram: 1 na última década, entre as pessoas com deficiência, há maior número de matrículas daquelas que têm deficiência visual no Ensino Superior; 2 a maioria do público estudado é oriunda de escola pública, mas está matriculada em instituições privadas; 3 a maioria dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior é branca e isso se manteve em todos os anos; 4 a maior parte das pessoas com deficiência visual que acessam o Ensino Superior estava em cursos noturnos; 5 o maior acesso se deu por meio de vestibular; 6 a reserva de vaga mais utilizada foi de ensino público e não a de deficiência, assim como foi utilizada por poucos estudantes; 7 o maior índice dos recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual e disponibilizados nos cursos superiores é de 55%; 8 o índice de acessibilidade arquitetônica dos locais de oferta dos cursos esteve abaixo de 49%; 9 os professores com deficiência visual no Ensino Superior representam o segundo maior índice entre os professores com deficiência, contudo a maioria é do sexo masculino e branca Mediante os resultados encontrados, pôde-se concluir que apesar da existência de diversas políticas públicas que favoreçam a inclusão e ações afirmativas, criadas principalmente a partir dos anos 2, sua efetivação tem sido deficitária, pois: o maior acesso das pessoas com deficiência visual ao Ensino Superior se dá em instituições privadas; há pouco uso de reserva de vagas; há falta de recursos humanos e de acessibilidade tecnológica e arquitetônica; há pouco acesso dos negros a esse tipo de ensino
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Este trabalho objetivou analisar o acesso e permanência de pessoas com deficiência visual no Ensino Superior, com base no Materialismo Histórico e no Materialismo Cultural, a partir dos dados dos indicadores educacionais brasileiros dos últimos dez anos Desse modo, utilizou-se o software estatístico SPSS para acessar os microdados Em seguida, os dados foram analisados, discutidos e apresentados neste trabalho Dessa maneira, os resultados encontrados foram: 1 na última década, entre as pessoas com deficiência, há maior número de matrículas daquelas que têm deficiência visual no Ensino Superior; 2 a maioria do público estudado é oriunda de escola pública, mas está matriculada em instituições privadas; 3 a maioria dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior é branca e isso se manteve em todos os anos; 4 a maior parte das pessoas com deficiência visual que acessam o Ensino Superior estava em cursos noturnos; 5 o maior acesso se deu por meio de vestibular; 6 a reserva de vaga mais utilizada foi de ensino público e não a de deficiência, assim como foi utilizada por poucos estudantes; 7 o maior índice dos recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual e disponibilizados nos cursos superiores é de 55%; 8 o índice de acessibilidade arquitetônica dos locais de oferta dos cursos esteve abaixo de 49%; 9 os professores com deficiência visual no Ensino Superior representam o segundo maior índice entre os professores com deficiência, contudo a maioria é do sexo masculino e branca Mediante os resultados encontrados, pôde-se concluir que apesar da existência de diversas políticas públicas que favoreçam a inclusão e ações afirmativas, criadas principalmente a partir dos anos 2, sua efetivação tem sido deficitária, pois: o maior acesso das pessoas com deficiência visual ao Ensino Superior se dá em instituições privadas; há pouco uso de reserva de vagas; há falta de recursos humanos e de acessibilidade tecnológica e arquitetônica; há pouco acesso dos negros a esse tipo de ensinoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Educational indicators support the formulation of public policies and are thus relevant data for the field of education The first Brazilian institution for disabled people, created in 1854, assisted visually impaired students Research shows an increase in the number of disabled people enrolled in the Higher Education System in recent years Hence, it is paramount to investigate the processes of access and permanence of visually impaired people in this level of education Thus, we have established the following research question: since the enrollments of people with visual impairments in Brazilian Higher Education is the second highest rate among the target audience of Special Education, what is the context of access and permanence of these individuals at this level of education, according to the educational indicators of the last decade? Drawing on Historical and Cultural Materialisms and having as study object the microdata of the Higher Education Census of the last decade, this research aimed to investigate the social-historical educational context of the access and permanence of visually impaired people in Brazilian higher education The SPSS statistical software was used to process the microdata, cross-referencing the categories that provided information on the access and permanence of visually impaired people in the higher education system Then, the data was compiled, analyzed, and discussed through the lenses of Historical Materialism and Cultural Materialism The results indicate that: 1 there is a higher number of enrollments of people with visual impairment in higher education in the last decade; 2 the majority of the individuals in the group surveyed come from public schools but are currently enrolled in private higher education institutions; 3 the majority of visually impaired students in higher education are white, a constant in all years analyzed; 4 the majority of visually impaired people accessing higher education were studying in evening classes; 5 the most common entrance exam used was vestibular; 6 The public education quota was the most requested affirmative action quota for admission, rather than the disability quota, which was used only by few students; 7 the highest index of accessibility resources provided for people with visual impairment and made available in the higher education courses is 55% 8 the architectural accessibility index of the courses’ locations was below 49%; 9 Visually impaired professors in higher education represent the second-highest rate among disabled professors, yet the majority are male and white Considering the results, we concluded that, despite several public policies that favor inclusion and affirmative actions, created mainly after 2, their implementation remains fragile because: the highest rate of access of people with visual impairments to Higher Education has been identified in private institutions; there is little use of cotas; institutions lack human resources and technological and architectural accessibility; the black population are still excluded from this level of educationMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaOrlando, Rosemeire MariaEches, Elisabete Cristina Pereira2024-05-01T13:50:49Z2024-05-01T13:50:49Z2021.0013.07.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12250porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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