Números inteiros : uma proposta de tratamento para o ensino fundamental a partir das ideias de Descartes e Hilbert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiarotti, João Paulo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14742
Resumo: Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de tratamento para o Conjuntos dos Números Inteiros, um dos conteúdos básicos do sétimo ano do ensino Fundamental Realizamos estudos que discutem os problemas que observamos em relação a este conteúdo, relacionados ao seu ensino e aprendizagem e que corroboram nossas inquietações ao longo de nossa experiência Constata-se a existência de um ilogismo enraizado no tratamento das operações entre números negativos, no qual não segue uma sequência lógico-didática E na história vemos as dificuldades e a insatisfação causada pelas regras de sinais em tempos mais remotos, bem como, o modo pelo qual os matemáticos avançaram ao construírem uma definição para o conjunto dos números inteiros e suas operações Cumprindo nosso objetivo maior, com base no estudo desenvolvido, apresentamos uma proposta de tratamento para os números inteiros, mais especificamente, para as suas operações: adição, subtração, multiplicação e divisão Nossa proposta apresenta um contexto capaz de representar o número inteiro e promover justificativas plausíveis para o resultado obtido ao operar com estes números – por meio de segmentos Com este trabalho esperamos contribuir com o tratamento do conteúdo para estudantes em geral, particularmente, os da Educação Básica
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spelling Números inteiros : uma proposta de tratamento para o ensino fundamental a partir das ideias de Descartes e HilbertMatemática (Ensino médio)Cálculo das operaçõesTeoria dos númerosMatemáticaHistóriaMathematicsCalculus of operationsNumber theoryMathematics - HistoryStudy and teachingResumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de tratamento para o Conjuntos dos Números Inteiros, um dos conteúdos básicos do sétimo ano do ensino Fundamental Realizamos estudos que discutem os problemas que observamos em relação a este conteúdo, relacionados ao seu ensino e aprendizagem e que corroboram nossas inquietações ao longo de nossa experiência Constata-se a existência de um ilogismo enraizado no tratamento das operações entre números negativos, no qual não segue uma sequência lógico-didática E na história vemos as dificuldades e a insatisfação causada pelas regras de sinais em tempos mais remotos, bem como, o modo pelo qual os matemáticos avançaram ao construírem uma definição para o conjunto dos números inteiros e suas operações Cumprindo nosso objetivo maior, com base no estudo desenvolvido, apresentamos uma proposta de tratamento para os números inteiros, mais especificamente, para as suas operações: adição, subtração, multiplicação e divisão Nossa proposta apresenta um contexto capaz de representar o número inteiro e promover justificativas plausíveis para o resultado obtido ao operar com estes números – por meio de segmentos Com este trabalho esperamos contribuir com o tratamento do conteúdo para estudantes em geral, particularmente, os da Educação BásicaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: Here we present a proposal for a treatment for Sets of Integer Numbers, one of the basic content of the seventh year of elementary school We conducted studies that discuss the problems we saw in relation to this content, related to teaching and learning and that support our concerns over our experience Notes the existence of an illogical rooted in the treatment of transactions between negative numbers, which does not follow a logical and didactic sequence And in the history we see the difficulties and dissatisfaction caused by signs of rules in ancient times as well as the way in which mathematicians advanced to build a definition for the set of integers and their operations Fulfilling our ultimate goal, based on the study conducted, we propose a treatment for integers numbers, more specifically, for its operations: addition, subtraction, multiplication and division Our proposal presents a context able to represent the integer numbers and promote plausible explanations for the results obtained when operating with these numbers - through segments With this work we hope to contribute to the treatment of content for students in general, particularly the Basic EducationPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Martins, Claudete Matilde WeblerSilva, Ana Lúcia daChiarotti, João Paulo2024-05-01T14:36:01Z2024-05-01T14:36:01Z2016.0019.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14742porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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