Discussão a partir da BNCC (2017) e referencial curricular do Paraná (RCP 2018) sobre ensino religioso e suas disputas religiosas, científicas e políticas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13818 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino Religioso (ER) A respectiva investigação foi dividida em dois eixos primeiro: (1) Panorama do ER no Paraná; (2) Análise documental comparativa da Base Nacional Curricular do Comum – BNCC 217 e Referencial Curricular do Paraná – RCP/PR 218 Cada eixo teve seus problemas de pesquisa definidos a partir do objetivo da pesquisa: investigar as diferenças e as similitudes dos conteúdos mínimos entre as versões documentais estabelecidas para análise Em específico, os objetivos fixados foram: a) Investigar o campo de disputa religioso e científico, tanto nos documentos quando nos dados; b) Analisar os dados vinculados ao objeto de pesquisa, considerando as informações extraídas na pesquisa quantitativa; c) Ver como os documento da BNCC influenciaram na elaboração do RCP/ER – 218 Portanto, com relação ao primeiro eixo, desenvolve-se uma análise dos dados extraídos na Pesquisa Investigações dos Contextos e Perspectivas do ER – PR (PICPER – PR), buscando responder os seguintes problemas: I) Como os pesquisados definem Estado Laico? ; II) Qual é a formação dos professores que ministram a disciplina de ER?; II) por que o indivíduo optou por lecionar a disciplina de ER?; III) Quais materiais didáticos esses professores usam para fundamentar as suas aulas, eles são suficientes para o exercício profissional? De acordo com a proposta investigativa, foi levantada a seguinte hipótese: I) os professores de ER têm uma tendência a não utilizarem os documentos oficiais disponibilizados pelos órgãos competentes sobre o ER porque há um campo de disputa na ação prática da laicidade, como relação a hipótese levantada, revela haver um campo de disputa qual influi na forma como os pesquisados utiliza dos documentos curriculares Na sequência, no eixo (2) desta pesquisa, desenvolveu-se uma análise documental comparativa dos documentos BNCC – 217 e RCP – PR 218 O recorte de pesquisa estabelecido foi dos anos finais do 6º ao 9º do Ensino Fundamental Desse modo, os problemas de pesquisa definidos no Eixo (2) foram: I) Quais são as diferenças e similitudes entre os documentos da BNCC e da RCP de ER?; II) Essas diferenças resultam em propostas distintas?; III) Essas diferenças podem influenciar na operacionalização, bem como na utilização dos documentos oficiais de ER no estado do Paraná, de que forma? A referida análise é apresentada no terceiro capítulo Nesse eixo (2), investiga-se a seguinte hipótese: II) A versão final da BNCC – 217 de ER, quando comparada com o RCP 218, como resultado da hipótese, revela que seus conteúdos básicos da Bncc são insuficientes para abordar toda a complexidade da religião e das religiosidades Dessa forma, com relação aos resultados do primeiro eixo desta pesquisa, identificou-se, nos dados extraídos, que a maioria dos professores (94%) sabe definir o conceito de estado laico Além disso, as práticas de proselitismos podem chegar ao percentual de 61%, conforme os resultados obtidos, e os docentes pesquisados recorrem a materiais retirados da internete, utilizando-se deles para suporte didático à disciplina de ER Em relação aos resultados do segundo eixo, identificou-se a existência de diferenças e similitudes entre os documentos, sendo necessário reconhecer mudanças significativas na comparação entre BNCC – 217 e o RCP – 218 Constatou-se, ainda, que os conteúdos básicos de ambos os documentos estão fundamentados em conceitos categorizados de alteridade, diversidade e laicidade |
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Discussão a partir da BNCC (2017) e referencial curricular do Paraná (RCP 2018) sobre ensino religioso e suas disputas religiosas, científicas e políticasSociologia educacionalEnsino religiosoDiversidadeLaicidadeEducational sociologyReligious educationDiversitySecularityResumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino Religioso (ER) A respectiva investigação foi dividida em dois eixos primeiro: (1) Panorama do ER no Paraná; (2) Análise documental comparativa da Base Nacional Curricular do Comum – BNCC 217 e Referencial Curricular do Paraná – RCP/PR 218 Cada eixo teve seus problemas de pesquisa definidos a partir do objetivo da pesquisa: investigar as diferenças e as similitudes dos conteúdos mínimos entre as versões documentais estabelecidas para análise Em específico, os objetivos fixados foram: a) Investigar o campo de disputa religioso e científico, tanto nos documentos quando nos dados; b) Analisar os dados vinculados ao objeto de pesquisa, considerando as informações extraídas na pesquisa quantitativa; c) Ver como os documento da BNCC influenciaram na elaboração do RCP/ER – 218 Portanto, com relação ao primeiro eixo, desenvolve-se uma análise dos dados extraídos na Pesquisa Investigações dos Contextos e Perspectivas do ER – PR (PICPER – PR), buscando responder os seguintes problemas: I) Como os pesquisados definem Estado Laico? ; II) Qual é a formação dos professores que ministram a disciplina de ER?; II) por que o indivíduo optou por lecionar a disciplina de ER?; III) Quais materiais didáticos esses professores usam para fundamentar as suas aulas, eles são suficientes para o exercício profissional? De acordo com a proposta investigativa, foi levantada a seguinte hipótese: I) os professores de ER têm uma tendência a não utilizarem os documentos oficiais disponibilizados pelos órgãos competentes sobre o ER porque há um campo de disputa na ação prática da laicidade, como relação a hipótese levantada, revela haver um campo de disputa qual influi na forma como os pesquisados utiliza dos documentos curriculares Na sequência, no eixo (2) desta pesquisa, desenvolveu-se uma análise documental comparativa dos documentos BNCC – 217 e RCP – PR 218 O recorte de pesquisa estabelecido foi dos anos finais do 6º ao 9º do Ensino Fundamental Desse modo, os problemas de pesquisa definidos no Eixo (2) foram: I) Quais são as diferenças e similitudes entre os documentos da BNCC e da RCP de ER?; II) Essas diferenças resultam em propostas distintas?; III) Essas diferenças podem influenciar na operacionalização, bem como na utilização dos documentos oficiais de ER no estado do Paraná, de que forma? A referida análise é apresentada no terceiro capítulo Nesse eixo (2), investiga-se a seguinte hipótese: II) A versão final da BNCC – 217 de ER, quando comparada com o RCP 218, como resultado da hipótese, revela que seus conteúdos básicos da Bncc são insuficientes para abordar toda a complexidade da religião e das religiosidades Dessa forma, com relação aos resultados do primeiro eixo desta pesquisa, identificou-se, nos dados extraídos, que a maioria dos professores (94%) sabe definir o conceito de estado laico Além disso, as práticas de proselitismos podem chegar ao percentual de 61%, conforme os resultados obtidos, e os docentes pesquisados recorrem a materiais retirados da internete, utilizando-se deles para suporte didático à disciplina de ER Em relação aos resultados do segundo eixo, identificou-se a existência de diferenças e similitudes entre os documentos, sendo necessário reconhecer mudanças significativas na comparação entre BNCC – 217 e o RCP – 218 Constatou-se, ainda, que os conteúdos básicos de ambos os documentos estão fundamentados em conceitos categorizados de alteridade, diversidade e laicidadeDissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em SociologiaAbstract: This research had Religious Education (RE) as its object of study The respective investigation was divided into two axes, first: (1) Overview of the ER in Paraná; (2) Comparative documentary analysis of the National Curricular Base of the Common - BNCC 217 and Paraná Curricular Reference - RCP/PR 218 Each axis had its research problems defined based on the research objective: to investigate the differences and similarities of the minimum contents between the document versions established for analysis Specifically, the objectives set were: a) Investigate the field of religious and scientific dispute, both in documents and in data; b) Analyze the data linked to the research object, considering the information extracted in the quantitative research; c) See how the BNCC documents influenced the preparation of the RCP/ER - 218 Therefore, regarding the first axis, an analysis of the data extracted in the Research Investigations of Contexts and Perspectives of the ER - PR (PICPER - PR) is developed , seeking to answer the following problems: I) How do those surveyed define the Secular State? ; II) What is the training of the teachers who teach the subject of RE?; II) why did the individual choose to teach the subject of ER?; III) What teaching materials do these teachers use to support their classes, are they sufficient for professional practice? According to the investigative proposal, the following hypothesis was raised: I) RE teachers have a tendency not to use the official documents made available by Organs competent bodies on RE because there is a field of dispute in the practical action of secularism, in relation to hypothesis raised, reveals that there is a field of dispute which influences the way the researched uses the curricular documents Subsequently, in axis (2) of this research, a comparative documentary analysis of the BNCC - 217 and RCP - PR 218 documents was developed Thus, the research problems defined in Axis (2) were: I) What are the differences and similarities between the documents of the BNCC and the RCP of RE?; II) Do these differences result in different proposals?; III) These differences can influence the operationalization, as well as the use of official RE documents in the state of Paraná, in what way? This analysis is presented in the third chapter In this axis (2), the following hypothesis is investigated: II) The final version of the BNCC – 217 of RE, when compared with the RCP 218, as a result of the hypothesis, reveals that its basic contents of the Bncc are insufficient to address the entire complexity of religion and religiosities Thus, in relation to the results of the first axis of this research, it was identified, in the data extracted, that most teachers (94%) know how to define the concept of secular state In addition, proselytizing practices can reach the percentage of 61%, according to the results obtained, and the surveyed teachers resort to materials taken from the internet, using them as didactic support for the RE discipline Regarding the results of the second axis, differences and similarities between the documents were identified, making it necessary to recognize significant changes in the comparison between BNCC - 217 and RCP - 218 It was also found that the basic contents of both the documents are based on categorized concepts of alterity, diversity and secularismLanza, Fábio [Orientador]Neves Junior, José Wilson AssisJunqueira, Sérgio Rogério AzevedoSilva, Lucas Luis Jesus da2024-05-01T14:19:15Z2024-05-01T14:19:15Z2022.0023.03.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13818porMestradoSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino Religioso (ER) A respectiva investigação foi dividida em dois eixos primeiro: (1) Panorama do ER no Paraná; (2) Análise documental comparativa da Base Nacional Curricular do Comum – BNCC 217 e Referencial Curricular do Paraná – RCP/PR 218 Cada eixo teve seus problemas de pesquisa definidos a partir do objetivo da pesquisa: investigar as diferenças e as similitudes dos conteúdos mínimos entre as versões documentais estabelecidas para análise Em específico, os objetivos fixados foram: a) Investigar o campo de disputa religioso e científico, tanto nos documentos quando nos dados; b) Analisar os dados vinculados ao objeto de pesquisa, considerando as informações extraídas na pesquisa quantitativa; c) Ver como os documento da BNCC influenciaram na elaboração do RCP/ER – 218 Portanto, com relação ao primeiro eixo, desenvolve-se uma análise dos dados extraídos na Pesquisa Investigações dos Contextos e Perspectivas do ER – PR (PICPER – PR), buscando responder os seguintes problemas: I) Como os pesquisados definem Estado Laico? ; II) Qual é a formação dos professores que ministram a disciplina de ER?; II) por que o indivíduo optou por lecionar a disciplina de ER?; III) Quais materiais didáticos esses professores usam para fundamentar as suas aulas, eles são suficientes para o exercício profissional? De acordo com a proposta investigativa, foi levantada a seguinte hipótese: I) os professores de ER têm uma tendência a não utilizarem os documentos oficiais disponibilizados pelos órgãos competentes sobre o ER porque há um campo de disputa na ação prática da laicidade, como relação a hipótese levantada, revela haver um campo de disputa qual influi na forma como os pesquisados utiliza dos documentos curriculares Na sequência, no eixo (2) desta pesquisa, desenvolveu-se uma análise documental comparativa dos documentos BNCC – 217 e RCP – PR 218 O recorte de pesquisa estabelecido foi dos anos finais do 6º ao 9º do Ensino Fundamental Desse modo, os problemas de pesquisa definidos no Eixo (2) foram: I) Quais são as diferenças e similitudes entre os documentos da BNCC e da RCP de ER?; II) Essas diferenças resultam em propostas distintas?; III) Essas diferenças podem influenciar na operacionalização, bem como na utilização dos documentos oficiais de ER no estado do Paraná, de que forma? A referida análise é apresentada no terceiro capítulo Nesse eixo (2), investiga-se a seguinte hipótese: II) A versão final da BNCC – 217 de ER, quando comparada com o RCP 218, como resultado da hipótese, revela que seus conteúdos básicos da Bncc são insuficientes para abordar toda a complexidade da religião e das religiosidades Dessa forma, com relação aos resultados do primeiro eixo desta pesquisa, identificou-se, nos dados extraídos, que a maioria dos professores (94%) sabe definir o conceito de estado laico Além disso, as práticas de proselitismos podem chegar ao percentual de 61%, conforme os resultados obtidos, e os docentes pesquisados recorrem a materiais retirados da internete, utilizando-se deles para suporte didático à disciplina de ER Em relação aos resultados do segundo eixo, identificou-se a existência de diferenças e similitudes entre os documentos, sendo necessário reconhecer mudanças significativas na comparação entre BNCC – 217 e o RCP – 218 Constatou-se, ainda, que os conteúdos básicos de ambos os documentos estão fundamentados em conceitos categorizados de alteridade, diversidade e laicidade |
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