Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Enio de Viveiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1423
Resumo: Esta pesquisa tem por título Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. A problematização da pesquisa consiste em saber: como se caracterizam as práticas docentes do Ensino Religioso em 3 (três) escolas municipais de Anápolis/GO, considerando o modelo não confessional? O objetivo geral busca desvelar como acontece o Ensino Religioso não confessional na prática de docentes em 3 (três) escolas municipais em Anápolis. Para tal, foram utilizados para constituição da base teórica autores como: Aquino (2014), Castro (2009; 2015), Junqueira (2001), Gil Filho; Junqueira (2005), Dissenha; Junqueira (2013), Mantoan (2017), Sepulveda; Sepulveda; Fernandes (2015), Skliar (2003), dentre outros. A metodologia utilizada no trabalho aproxima-se do método fenomenológico, de abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo. Utilizamos como técnica para a coleta de dados entrevistas narrativas de professores de 3 (três) escolas municipais da região norte de Anápolis. Para chegar às unidades de sentido, as narrativas foram entrecruzadas com o Documento Curricular para Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás (Anápolis, 2020). Os resultados alcançados possibilitam entender que as práticas no Ensino Religioso se centram em conteúdos remetentes à diversidade religiosa, sendo esta interpretada por diferentes temáticas, tais como: cultura espiritual, material didático-pedagógico e mediação de conflitos socioemocionais. Conclui-se que as práticas docentes estão fundamentadas na diversidade religiosa, como promotora da alteridade, diálogo e respeito; os professores baseiam suas práticas em diferentes saberes como filosóficos, teológicos e históricos, estando, também, atentos às demandas socioemocionais dos estudantes, uma vez que procuram mediar problemas dessa natureza.
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spelling Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, GoiásTeaching Practices and Religious Education: an analysis of the relationship between the non-confessional Religious Education model and teacher practices in schools in the Municipal Education Network of Anápolis, GoiásEnsino Religioso - Práticas docentesDiversidade religiosa - EspiritualidadeLaicidadeReligious Education - Teaching practicesReligious diversity - SpiritualitySecularityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta pesquisa tem por título Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. A problematização da pesquisa consiste em saber: como se caracterizam as práticas docentes do Ensino Religioso em 3 (três) escolas municipais de Anápolis/GO, considerando o modelo não confessional? O objetivo geral busca desvelar como acontece o Ensino Religioso não confessional na prática de docentes em 3 (três) escolas municipais em Anápolis. Para tal, foram utilizados para constituição da base teórica autores como: Aquino (2014), Castro (2009; 2015), Junqueira (2001), Gil Filho; Junqueira (2005), Dissenha; Junqueira (2013), Mantoan (2017), Sepulveda; Sepulveda; Fernandes (2015), Skliar (2003), dentre outros. A metodologia utilizada no trabalho aproxima-se do método fenomenológico, de abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo. Utilizamos como técnica para a coleta de dados entrevistas narrativas de professores de 3 (três) escolas municipais da região norte de Anápolis. Para chegar às unidades de sentido, as narrativas foram entrecruzadas com o Documento Curricular para Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás (Anápolis, 2020). Os resultados alcançados possibilitam entender que as práticas no Ensino Religioso se centram em conteúdos remetentes à diversidade religiosa, sendo esta interpretada por diferentes temáticas, tais como: cultura espiritual, material didático-pedagógico e mediação de conflitos socioemocionais. Conclui-se que as práticas docentes estão fundamentadas na diversidade religiosa, como promotora da alteridade, diálogo e respeito; os professores baseiam suas práticas em diferentes saberes como filosóficos, teológicos e históricos, estando, também, atentos às demandas socioemocionais dos estudantes, uma vez que procuram mediar problemas dessa natureza.This research is entitled Teaching Practices and Religious Education: an analysis of the relationship between the non-denominational Religious Education model and the teaching practices in the Municipal Education Network of Anápolis, Goiás. The problematization of the research consists in knowing what the teaching practices of Religious Education are like in 3 (three) municipal schools in Anápolis/GO, considering the non-confessional model. The general objective is to reveal how non-denominational Religious Education happens in the teaching practice in 3 (three) municipal schools in Anápolis. For this purpose, authors such as: Aquino (2014), Castro (2009; 2015), Junqueira (2001); Gil Filho and Junqueira (2005); Dissenha and Junqueira (2013), Mantoan (2017), Sepulveda, Sepulveda and Fernandes (2015), Skliar (2003), were used to constitute the theoretical basis, among others. The methodology used in the project approaches the phenomenological method, with a qualitative, exploratory, bibliographical and field approach. As a technique for data collection, we used narrative interviews with teachers from 3 (three) municipal schools in the northern region of Anápolis. To reach the sense units, the narratives were intertwined with the Curricular Document for Religious Education in the Municipal Education Network of Anápolis, Goiás (Anápolis, 2020). The results achieved made it possible to understand that the practices in Religious Education are centered on contents that refer to religious diversity, which is interpreted by different themes, such as: spiritual culture, educational didactic material and mediation of socio-emotional conflicts. It is concluded that the teaching practices are based on religious diversity as a promoter of alterity, dialogue and respect. Teachers base their practices on different types of knowledge, such as philosophical, theological and historical by doing research on educational didactic material for their classes and are attentive to the socio-emotional demands of the students, since they seek to mediate problems of this nature.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Castro , Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Reis, Marcos Vinícius de FreitasSilva, Débora Cristina Santos eAlmeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães deAnes, Rodrigo Roncatto MarquesAndrade, Enio de Viveiros2024-02-19T18:47:12Z2023-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Enio de Viveiros. Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. 2023. 119f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)) - Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Unversidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-02-19T18:47:12Zoai:tede2:tede/1423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-02-19T18:47:12Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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