Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381 |
Resumo: | The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching. |
id |
UEM-10_4ea31754a0691f77d9516f58395a49e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4381 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médioBiologia - Livro didático - Ensino médioPoluição - Livro didático - Ensino médioLivro didático - Ensino médioCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.O livro didático, principal instrumento norteador das aulas em toda educação básica, é alvo de inúmeras críticas, que vão desde a linguagem inapropriada que o mesmo apresenta até a descontextualização e desvinculação do conteúdo com a realidade do aluno. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema poluição é apresentado em três Livros Didáticos de Biologia destinados ao Ensino Médio. A metodologia consistiu em estabelecer critérios de análise, para avaliar como os conteúdos científicos são apresentados e discutidos, bem como, se os livros estão adequados para uma educação contemporânea voltada para o exercício da cidadania, como enfatiza a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em uma nova tendência da Didática das Ciências, o Ensino por Pesquisa, que preconiza um cidadão apto para a tomada de decisões. Os resultados demonstram que os livros didáticos analisados ainda apresentam certas falhas quanto ao conteúdo científico e que ainda não podem contribuir plenamente para auxiliar na formação de cidadãos conscientes na tomada de decisões, mas apresentam características que indicam estarem caminhando em rumo e esta nova perspectiva de ensino.106 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasAna Tiyomi ObaraViviane Souza Galvão - UNESPMaria Aparecida Rodrigues - UEMBiava, Gislayne Rodrigues2018-04-23T19:16:45Z2018-04-23T19:16:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-30T14:15:32Zoai:localhost:1/4381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:32.578211Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
spellingShingle |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio Biava, Gislayne Rodrigues Biologia - Livro didático - Ensino médio Poluição - Livro didático - Ensino médio Livro didático - Ensino médio Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_full |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_fullStr |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_sort |
Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio |
author |
Biava, Gislayne Rodrigues |
author_facet |
Biava, Gislayne Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ana Tiyomi Obara Viviane Souza Galvão - UNESP Maria Aparecida Rodrigues - UEM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biava, Gislayne Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Livro didático - Ensino médio Poluição - Livro didático - Ensino médio Livro didático - Ensino médio Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Biologia - Livro didático - Ensino médio Poluição - Livro didático - Ensino médio Livro didático - Ensino médio Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-04-23T19:16:45Z 2018-04-23T19:16:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841417213968384 |