Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Ricardo Neves da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390
Resumo: The aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and São Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.
id UEM-10_5229758cffdb213b07ca7c849e5b3ba8
oai_identifier_str oai:localhost:1/4390
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporâneaFormação continuada de professoresFísica modernaAutonomia docenteCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and São Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.O objetivo deste trabalho é investigar o papel da participação de professores em dois grupos de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de características recomendadas pelos referenciais teóricos que sistematizam os trabalhos de formação de professores, baseando-se na hipótese de que grupos de estudo/discussão podem surtir um efeito bastante significativo na formação continuada dos professores, principalmente quando são tratados assuntos novos para estes, tais como os de Física Moderna e Contemporânea. Os grupos estudados funcionam nos estados de Paraná e São Paulo, uma vez que são grupos que possuem a mesma metodologia de trabalho, porém com características diferentes. A partir das técnicas da Análise Textual Discursiva, foi possível categorizar os relatos dos professores em um diário de reunião, a partir dos quais os discursos foram desconstruídos em busca das características propostas pelos referenciais teóricos como importantes aos docentes em Ciências. Com esta pesquisa, pôde-se concluir que a metodologia de estudos/discussão pode surtir efeitos bastante importantes no que concerne à aquisição de características de reflexão-na-ação e autonomia por professores que participam das discussões, além de promover uma importante discussão sobre as aproximações teóricas e práticas existentes entre as concepções de reflexão-na-ação e de autonomia docente e também provocar uma mudança na visão que estes têm sobre a importância do estudo em grupo e sobre a importância da atualização do currículo de Física.126 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasLizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESPAntonio Medina Neto - UEMSilva, João Ricardo Neves da2018-04-23T19:20:43Z2018-04-23T19:20:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-30T15:59:40Zoai:localhost:1/4390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:33.149317Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
title Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
spellingShingle Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
Silva, João Ricardo Neves da
Formação continuada de professores
Física moderna
Autonomia docente
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
title_full Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
title_fullStr Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
title_full_unstemmed Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
title_sort Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de física moderna e contemporânea
author Silva, João Ricardo Neves da
author_facet Silva, João Ricardo Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Antonio Medina Neto - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Ricardo Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Física moderna
Autonomia docente
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Formação continuada de professores
Física moderna
Autonomia docente
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The aim of this study is to investigate the role of teachers' involvement in groups of study/discussion of Contemporary and Modern Physics topics in the formation of characteristics recommended by theoretical referentials which systematize the work of teachers' education. It is based on the assumption that study groups / discussion can have a very significant effect on teachers' continuing education, mainly when new subjects are dealt for these, such as Contemporary and Modern Physics. The studied groups operate in Parana and São Paulo states, as they are groups which have the same work method, besides different characteristics. From Discourse Textual Analysis techniques, it was possible to categorize the teachers' reports in a meeting diary, in which the discourse was deconstructed in search of the characteristics proposed by theoretical referentials as important for teachers in science. Through this research, it can be concluded that the study / discussion methodology may have rather important effects regarding the acquisition of reflection-in-action and autonomy characteristics by teachers who are involved in the discussions, apart from promoting an important discussion about the theoretical and practical approaches between the reflection-in-action concepts and teacher autonomy and also led to a change in the teachers' vision about the study in group and the upgrading Physics curriculum importance.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-04-23T19:20:43Z
2018-04-23T19:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258671436595200