A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretas, Silvana Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667
Resumo: O presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual.
id UESB-7_54df40078a7a543a6a25afdff38df8e1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/667
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadoresAutonomia intelectualProfessor alfabetizadorPrograma de Formação ContinuadaTrabalho docenteO presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-1122178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667/554Bretas, Silvana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/667Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
title A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
spellingShingle A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
Bretas, Silvana Aparecida
Autonomia intelectual
Professor alfabetizador
Programa de Formação Continuada
Trabalho docente
title_short A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
title_full A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
title_fullStr A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
title_sort A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
author Bretas, Silvana Aparecida
author_facet Bretas, Silvana Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretas, Silvana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia intelectual
Professor alfabetizador
Programa de Formação Continuada
Trabalho docente
topic Autonomia intelectual
Professor alfabetizador
Programa de Formação Continuada
Trabalho docente
description O presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667/554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815457058816