A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667 |
Resumo: | O presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual. |
id |
UESB-7_54df40078a7a543a6a25afdff38df8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/667 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadoresAutonomia intelectualProfessor alfabetizadorPrograma de Formação ContinuadaTrabalho docenteO presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-1122178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667/554Bretas, Silvana Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/667Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
title |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
spellingShingle |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores Bretas, Silvana Aparecida Autonomia intelectual Professor alfabetizador Programa de Formação Continuada Trabalho docente |
title_short |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
title_full |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
title_fullStr |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
title_sort |
A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores |
author |
Bretas, Silvana Aparecida |
author_facet |
Bretas, Silvana Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bretas, Silvana Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia intelectual Professor alfabetizador Programa de Formação Continuada Trabalho docente |
topic |
Autonomia intelectual Professor alfabetizador Programa de Formação Continuada Trabalho docente |
description |
O presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667/554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; p. 95-112 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815457058816 |