Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002 |
Resumo: | Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules. |
id |
UEM-10_6be1f159de050555e9fe5e9b3e28daa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4002 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamentalJogo de regrasLíngua maternaLíngua portuguesaEnsino aprendizagemConstrução da aprendizagemAcentuação gráficaOrtografiaRegras ortográficasRecursos didáticosJogosBrasil.Mother tongueLearning constructionAccent markRule gameBrazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasResearch findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules.Resultados de pesquisas e dados oficiais revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos escolares e advertem sobre a relevância de metodologias alternativas para suprirem as necessidades didáticas do sistema de ensino, como o uso de jogos de regras. A presente dissertação tem por objetivo descrever a criação de um jogo de regras sobre o conteúdo de acentuação gráfica em língua materna - Acentolândia, bem como acompanhar e avaliar suas aplicações, utilizando os resultados para realizar as modificações para aprimoramento do jogo. Foram realizadas três aplicações do jogo, com sessões de intervenção que envolveram alunos de 4.ª e 5.ª séries do ensino fundamental matriculados em instituições públicas de Maringá/PR. A coleta de dados das três aplicações do jogo de regras ocorreu em quatro etapas: diagnóstico do desempenho em escrita; aplicação de um pré-teste e de entrevista clínica sobre o conteúdo focalizado na intervenção pedagógica; desenvolvimento da intervenção pedagógica; nova aplicação do teste e da entrevista clínica. Os resultados desta pesquisa de caráter experimental confirmaram a hipótese de que os alunos obtêm melhorias nas atividades de acentuação gráfica quando a intervenção pedagógica ocorre com o uso do jogo Acentolândia, tanto em termos quantitativos - melhoria do desempenho em acentuação de vocábulos isolados -, quanto em termos qualitativos - explicação e justificativas das regras ortográficas.117 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringá, PRDepartamento de LetrasEdson Carlos RomualdoGeiva Carolina Calsa [Co-orientador] - UEMJuliano Desiderato Antonio - UEMRosely Palermo Brenelli - UNICAMPCezar, Kelly Priscilla Lóddo2018-04-18T19:04:26Z2018-04-18T19:04:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:04:26Zoai:localhost:1/4002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:10.480782Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental Cezar, Kelly Priscilla Lóddo Jogo de regras Língua materna Língua portuguesa Ensino aprendizagem Construção da aprendizagem Acentuação gráfica Ortografia Regras ortográficas Recursos didáticos Jogos Brasil. Mother tongue Learning construction Accent mark Rule game Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
title_short |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo |
author_facet |
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Edson Carlos Romualdo Geiva Carolina Calsa [Co-orientador] - UEM Juliano Desiderato Antonio - UEM Rosely Palermo Brenelli - UNICAMP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo de regras Língua materna Língua portuguesa Ensino aprendizagem Construção da aprendizagem Acentuação gráfica Ortografia Regras ortográficas Recursos didáticos Jogos Brasil. Mother tongue Learning construction Accent mark Rule game Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
topic |
Jogo de regras Língua materna Língua portuguesa Ensino aprendizagem Construção da aprendizagem Acentuação gráfica Ortografia Regras ortográficas Recursos didáticos Jogos Brasil. Mother tongue Learning construction Accent mark Rule game Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
description |
Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2018-04-18T19:04:26Z 2018-04-18T19:04:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UEM Maringá, PR Departamento de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UEM Maringá, PR Departamento de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841413771493376 |