Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002
Resumo: Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules.
id UEM-10_6be1f159de050555e9fe5e9b3e28daa2
oai_identifier_str oai:localhost:1/4002
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamentalJogo de regrasLíngua maternaLíngua portuguesaEnsino aprendizagemConstrução da aprendizagemAcentuação gráficaOrtografiaRegras ortográficasRecursos didáticosJogosBrasil.Mother tongueLearning constructionAccent markRule gameBrazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasResearch findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules.Resultados de pesquisas e dados oficiais revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos escolares e advertem sobre a relevância de metodologias alternativas para suprirem as necessidades didáticas do sistema de ensino, como o uso de jogos de regras. A presente dissertação tem por objetivo descrever a criação de um jogo de regras sobre o conteúdo de acentuação gráfica em língua materna - Acentolândia, bem como acompanhar e avaliar suas aplicações, utilizando os resultados para realizar as modificações para aprimoramento do jogo. Foram realizadas três aplicações do jogo, com sessões de intervenção que envolveram alunos de 4.ª e 5.ª séries do ensino fundamental matriculados em instituições públicas de Maringá/PR. A coleta de dados das três aplicações do jogo de regras ocorreu em quatro etapas: diagnóstico do desempenho em escrita; aplicação de um pré-teste e de entrevista clínica sobre o conteúdo focalizado na intervenção pedagógica; desenvolvimento da intervenção pedagógica; nova aplicação do teste e da entrevista clínica. Os resultados desta pesquisa de caráter experimental confirmaram a hipótese de que os alunos obtêm melhorias nas atividades de acentuação gráfica quando a intervenção pedagógica ocorre com o uso do jogo Acentolândia, tanto em termos quantitativos - melhoria do desempenho em acentuação de vocábulos isolados -, quanto em termos qualitativos - explicação e justificativas das regras ortográficas.117 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringá, PRDepartamento de LetrasEdson Carlos RomualdoGeiva Carolina Calsa [Co-orientador] - UEMJuliano Desiderato Antonio - UEMRosely Palermo Brenelli - UNICAMPCezar, Kelly Priscilla Lóddo2018-04-18T19:04:26Z2018-04-18T19:04:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:04:26Zoai:localhost:1/4002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:10.480782Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
title Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
Jogo de regras
Língua materna
Língua portuguesa
Ensino aprendizagem
Construção da aprendizagem
Acentuação gráfica
Ortografia
Regras ortográficas
Recursos didáticos
Jogos
Brasil.
Mother tongue
Learning construction
Accent mark
Rule game
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
title_full Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Acentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental
author Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
author_facet Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edson Carlos Romualdo
Geiva Carolina Calsa [Co-orientador] - UEM
Juliano Desiderato Antonio - UEM
Rosely Palermo Brenelli - UNICAMP
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar, Kelly Priscilla Lóddo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo de regras
Língua materna
Língua portuguesa
Ensino aprendizagem
Construção da aprendizagem
Acentuação gráfica
Ortografia
Regras ortográficas
Recursos didáticos
Jogos
Brasil.
Mother tongue
Learning construction
Accent mark
Rule game
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Jogo de regras
Língua materna
Língua portuguesa
Ensino aprendizagem
Construção da aprendizagem
Acentuação gráfica
Ortografia
Regras ortográficas
Recursos didáticos
Jogos
Brasil.
Mother tongue
Learning construction
Accent mark
Rule game
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2018-04-18T19:04:26Z
2018-04-18T19:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Departamento de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Departamento de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841413771493376