Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laucimar do Carmo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7665
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos Okawa
id UEM-10_7fcb30d747dec9df2a9d4a8cb4542927
oai_identifier_str oai:localhost:1/7665
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadualEducação ambiental - Ensino médioÁgua - Preservação e usoÁgua - ConservaçãoInterdisciplinaridade - Ensino médio507OutrosCiênciasOrientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos OkawaDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: A água é um fator chave na determinação do desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, é essencial à vida e um elemento básico para a proteção dos ecossistemas. Por essa razão, é primordial tratar a questão da água de maneira integrada. Nesse sentido, a escola é um lugar importante para introduzir a temática Educação Ambiental e preservação da água, pois essa ação pode proporcionar mudanças de hábitos, criação de novas concepções de modelos de ações sociais relacionados à natureza e ao homem, formando cidadãos responsáveis pelo ambiente. Todavia, faltam subsídios teóricos e pedagógicos para a efetivação de bons trabalhos interdisciplinares na Educação Ambiental, sobretudo na etapa final da escolarização, o Ensino Médio. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar um produto técnico educacional concebido no formato de uma Sequência Didática sobre a importância do uso racional da água em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio (faixa etária de 15 a 16 anos) do Colégio Polivalente de Goioerê- EFMP, Colégio Estadual na cidade de Goioerê, PR. Como metodologia de trabalho, retomou-se, bibliograficamente, questões sobre a Educação Ambiental, a água como recurso e a necessidade de interdisciplinaridade para abordar essa problemática. Seguindo, foi realizado o diagnóstico dos conhecimentos e dos trabalhos já realizados pelos professores da turma selecionada sobre a Educação Ambiental por meio da aplicação de questionários via google forms. Esse arcabouço conceitual subsidiou a produção de uma Sequência Didática interdisciplinar sobre o uso racional da água, voltada para a turma do primeiro ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o uso da Sequência Didática promoveu, por meio da interdisciplinaridade, o debate sobre o uso racional da água enquanto tema referente a Educação Ambiental e que o uso de metodologias ativas baseadas em tecnologias incrementa consideravelmente os objetivos pedagógicos, sobretudo os recursos de escrita compartilhada. Uma dificuldade estrutural foi a efetivação da proposta em período de pandemia por coronavírus. Espera-se que as ações didáticas pontuais em Educação Ambiental promovam a possibilidade do uso racional da água no cotidiano desses alunos e que o material elaborado sirva de apoio pedagógico para outros educadores, no ensino presencial, remoto ou a distância.ABSTRACT: Water is a key factor in determining economic and social development and, at the same time, it is essential to life and a basic element for the protection of ecosystems. For this reason, it is essential to address the issue of water in an integrated manner. In this sense, school is an important place to introduce the theme of Environmental Education and water preservation, as this action can bring about changes in habits, creation of new conceptions of models of social actions related to nature and man, forming citizens responsible for the environment. However, there is a lack of theoretical and pedagogical support for the realization of good interdisciplinary work in Environmental Education, especially in the final stage of schooling, High School. In this context, this work aims to develop and apply a technical educational product designed in the form of a Didactic Sequence on the importance of the rational use of water in a class of first year of High School (age group 15 to 16 years) of the College Polyvalent of Goioerê - EFMP, State School in the city of Goioerê, PR. As a work methodology, bibliographically, questions about Environmental Education, water as a resource and the need for interdisciplinarity to address this issue were taken up again. Then, the diagnosis of the knowledge and the work already carried out by the teachers of the selected class on Environmental Education was carried out through the application of questionnaires via google forms. This conceptual framework supported the production of an interdisciplinary Didactic Sequence on the rational use of water, aimed at the first-year high school class. It was concluded that the use of the Didactic Sequence promoted, through interdisciplinarity, the debate on the rational use of water as a theme referring to Environmental Education and that the use of active methodologies based on technologies considerably increases the pedagogical objectives, especially the resources of shared writing. A structural difficulty was the implementation of the proposal in a pandemic period due to coronavirus. It is expected that the specific didactic actions in Environmental Education promote the possibility of the rational use of water in the daily lives of these students and that the material prepared serves as pedagogical support for other educators, in face-toface, remote or distance education.74 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)Maringá, PRCentro de Ciências ExatasOkawa, Cristhiane Michiko Passos, 1970-Fontana, FelipePerez Lizama, Maria de los Angeles, 1965-Santos, Laucimar do Carmo dos2024-07-29T15:04:26Z2024-07-29T15:04:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Laucimar do Carmo dos. Importância do uso racional da água: uma proposta educacional em uma escola estadual. 2021. 74 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7665info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-07-29T15:20:21Zoai:localhost:1/7665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-07-29T15:20:21Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
title Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
spellingShingle Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
Santos, Laucimar do Carmo dos
Educação ambiental - Ensino médio
Água - Preservação e uso
Água - Conservação
Interdisciplinaridade - Ensino médio
507
Outros
Ciências
title_short Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
title_full Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
title_fullStr Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
title_full_unstemmed Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
title_sort Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
author Santos, Laucimar do Carmo dos
author_facet Santos, Laucimar do Carmo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okawa, Cristhiane Michiko Passos, 1970-
Fontana, Felipe
Perez Lizama, Maria de los Angeles, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laucimar do Carmo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Ensino médio
Água - Preservação e uso
Água - Conservação
Interdisciplinaridade - Ensino médio
507
Outros
Ciências
topic Educação ambiental - Ensino médio
Água - Preservação e uso
Água - Conservação
Interdisciplinaridade - Ensino médio
507
Outros
Ciências
description Orientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos Okawa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-07-29T15:04:26Z
2024-07-29T15:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Laucimar do Carmo dos. Importância do uso racional da água: uma proposta educacional em uma escola estadual. 2021. 74 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7665
identifier_str_mv SANTOS, Laucimar do Carmo dos. Importância do uso racional da água: uma proposta educacional em uma escola estadual. 2021. 74 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258626884698112