A modelagem matemática como favorecedora da aprendizagem na educação infantil
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato |
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A modelagem matemática como favorecedora da aprendizagem na educação infantilEducação matemáticaTeoria dos campos conceituaisModelagem matemáticaEducação infantil510.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Lilian Akemi KatoDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: O cenário da Educação Infantil sofreu diversas modificações ao longo dos últimos anos, passando a ser obrigatória para crianças a partir dos quatro anos de idade. Desse modo, houve a necessidade de elaborar um currículo que explicitasse o que deveria ser trabalhado neste nível de ensino, de forma que contribuísse para o desenvolvimento integral das crianças, haja vista que, nos demais níveis, os conteúdos já estão delimitados em cada etapa. Em relação aos conceitos matemáticos que devem ser trabalhados com as crianças, os documentos oficiais que regem a Educação Infantil apontam diversas orientações a respeito do que deve ser feito para contribuir com a aprendizagem dos conceitos envolvidos neste nível de ensino. É indicado, por exemplo, que os professores oportunizem situações que permitam as crianças relacionarem a Matemática com seu contexto, com outras áreas do conhecimento e com situações de seu cotidiano. Tudo isso vai ao encontro também do currículo proposto para a Educação Infantil no município de Maringá, que afirma que os conceitos matemáticos trabalhados na Educação Infantil precisam estar relacionados a experimentos da vida das crianças e seus conhecimentos extraescolares. Nesse contexto, a Modelagem Matemática mostra-se em consonância com estas orientações por propor atividades com referência na realidade, valorizando os conhecimentos trazidos pelas crianças, favorecendo a construção de novos conhecimentos a partir daquilo que já conhecem e se interessam. Diante disso, estabelecemos como questão de pesquisa "Quais as contribuições da Modelagem Matemática no processo de aprendizagem das crianças, na Educação Infantil?". Para responder a essa questão, nos propomos a desenvolver algumas práticas de Modelagem Matemática em uma sala de aula na Educação Infantil, no nível do Infantil 5 com crianças entre quatro anos e cinco anos e onze meses de idade e, por meio da Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Gérard Vergnaud, analisamos a construção do conhecimento dessas crianças, elucidando os teoremas em ação mobilizados por elas no decorrer das atividades, por meio dos gestos feitos pelas crianças, sua interação com os colegas e os desenhos feitos por elas, apresentados diante de cada situação proposta. Os resultados obtidos elucidaram possibilidades por meios dos quais a Modelagem Matemática configurou-se como uma proposta metodológica de ensino adequada para a Educação Infantil, ao colaborar com a aprendizagem das crianças segundo o currículo previsto para esse nível de ensino, o desenvolvimento das competências e campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular, além do trabalho com a interdisciplinaridade e a elaboração de modelos realizados em grupos e individualmente pelas crianças.ABSTRACT: The Early Childhood Education scenario has undergone several changes over the past few years, making it compulsory for children from the age of four. Therefore, there was a need to develop a curriculum that made explicit what should be worked on this level of education, so as to contribute to the integral development of children, given that, at the other levels, the contents are already delimited at each stage. With respect to the mathematical concepts that should be worked with children, the official documents that govern Early Childhood Education point out several guidelines regarding what should be done to contribute to the learning of the concepts involved in this level of education. For example, it is recommended that teachers provide opportunities for situations that allow children to relate mathematics to their context, to other areas of knowledge and to everyday situations. All of this is also in line with the proposed curriculum for Early Childhood Education in the city of Maringá, which states that the mathematical concepts worked on in Early Childhood Education need to be related to experiments in the lives of children and their extra-school knowledge. In this context, the Mathematical Modelling shows itself in line with these guidelines by proposing activities with reference in reality, valuing the knowledge brought by children, favoring the construction of new knowledge based on what they already know and are interested in. In view of this, we established as a research question "What are the contributions of Mathematical Modelling in the learning process of children, in Early Childhood Education? To answer this question, we propose to develop some practices of Mathematical Modelling in a classroom in Early Childhood Education, at the level of Infantil 5 with children between four years and five years and eleven months of age, and through the Theory of Conceptual Fields, proposed by Gérard Vergnaud, we analyze the construction of knowledge of these children, elucidating the theorems in action mobilized by them during the activities, through the gestures made by the children, their interaction with peers and the drawings made by them, presented in front of each proposed situation. The results obtained elucidated possibilities of which mathematical modelling was configured as a methodological proposal for teaching suitable for early childhood education, by collaborating with the children's learning, according to the curriculum foreseen for that level of education, the development of skills and fields of experience proposed by the Common National Base, in addition to the work with interdisciplinarity and the elaboration of models carried out in groups and individually by children.167 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasKato, Lilian AkemiTortola, EmersonMoran, MarianaZampirolli, Ana Caroline2020-10-20T13:17:07Z2020-10-20T13:17:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZAMPIROLLI, Ana Caroline. A modelagem matemática como favorecedora da aprendizagem na educação infantil . 2020. 167 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5935info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-20T13:25:25Zoai:localhost:1/5935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.791022Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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