Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Renan André
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
id UEM-10_ee0beaaf5c2453de3488cd5a37862fed
oai_identifier_str oai:localhost:1/5930
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtubeCiência - História e filosofiaLei de FaradaySites da WebYoutube (Recurso eletrônico)Eletromagnetismo509Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais GomesDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Diante das significativas contribuições da História e Filosofia da Ciência para a Educação Científica, assim como das notáveis e intensas transformações sociais ao longo do desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, e que por sua vez, passaram a impactar diretamente no âmbito educacional, sobretudo, devido ao advento e avanço da Internet, o presente trabalho buscou estruturar e realizar uma investigação que abrangesse tais aspectos, em especial, com relação à qualidade nos quais os conteúdos são apresentados na Internet. Para isso, foi selecionado um conteúdo específico do contexto da física, o conteúdo da lei da Indução Eletromagnética de Michael Faraday (lei de Faraday). Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo principal investigar como o conteúdo da lei de Faraday é apresentado e trabalhado em sites da web e vídeos do YouTube, em especial quando direcionado aos alunos do Ensino Médio. Pretendeu-se identificar, analisar e compreender quais são os equívocos e distorções encontrados em relação à parte histórica e aos conceitos apresentados. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e de caráter exploratório sobre a história da lei da Indução Eletromagnética de Michael Faraday, assim como uma revisão bibliográfica sobre a influência da Internet no âmbito educacional e da História da Ciência para a Educação Científica. Por último, foi feita a análise sobre a lei de Faraday em alguns sites da web e vídeos do YouTube. Em suma, podemos afirmar que a lei de Faraday, como apresentada pelos meios analisados, é distinta da que o cientista britânico apresentou em seu primeiro artigo da série Pesquisa Experimentais em Eletricidade, publicado no dia 1 de janeiro de 1832.ABSTRACT: In view of the significant contributions of History and Philosophy of Science to Science Education, as well as the remarkable and intense social transformations during technological development from the last decades, and which, in turn, started to have a direct impact on the educational scope, specially, due to the advent and advancement of the Internet, the present work sought to structure and realize one investigation covering such aspects, mainly, regarding the quality in which content is presented on the Internet. For this, a specific content was selected in the context of physics, the content of Michael Faraday’s law of Electromagnetic Induction (Faraday’s law). Thus, the present work had as main goal to investigate how the content Faraday’s law is presented and worked in web sites and YouTube videos, in particular, when directed to high school students. It was intended to identify, analyze and understand what are the misconceptions and distortions found in relation to the historical part and the conceptions presented. To achieve this goal, an exploratory bibliographic research was carried out about the history of Michael Faraday’s Electromagnetic Induction law, as well as a bibliographic review on the influence of Internet in educational scope, and of the Science History to Science Education. Finally, an analysis about Faraday's law was made on some websites and YouTube videos. In short, we can say that Faraday's law, as presented by the analyzed media, it’s different from which the British scientist presented in his first article in the series Experimental Researches in Electricity, published on January 1, 1832.203 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasGomes, Luciano CarvalhaisPeres, Renan André2020-10-19T18:44:33Z2020-10-19T18:44:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERES, Renan André. Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday: os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube. 2020. 203 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-19T18:49:42Zoai:localhost:1/5930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.555176Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
title Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
spellingShingle Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
Peres, Renan André
Ciência - História e filosofia
Lei de Faraday
Sites da Web
Youtube (Recurso eletrônico)
Eletromagnetismo
509
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
title_full Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
title_fullStr Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
title_full_unstemmed Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
title_sort Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
author Peres, Renan André
author_facet Peres, Renan André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Luciano Carvalhais
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Renan André
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - História e filosofia
Lei de Faraday
Sites da Web
Youtube (Recurso eletrônico)
Eletromagnetismo
509
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ciência - História e filosofia
Lei de Faraday
Sites da Web
Youtube (Recurso eletrônico)
Eletromagnetismo
509
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19T18:44:33Z
2020-10-19T18:44:33Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERES, Renan André. Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday: os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube. 2020. 203 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930
identifier_str_mv PERES, Renan André. Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday: os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube. 2020. 203 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258683396653056