THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050 |
Resumo: | Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino. |
id |
UEM-11_1e8bf3a591bea500afc25b454e5c7af0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63050 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICALLA FORMACIÓN DE CONCEPTOS A LA LUZ DE LA ACTIVIDAD ORIENTADORA DE ENSEÑANZA Y DE LA PEDAGOGÍA RETÓRICALa formation des concepts à la lumière de l'activité d'orientation pédagogique et de la pédagogie rhétoriqueA FORMAÇÃO DE CONCEITOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA RETÓRICAAtividade Orientadora de EnsinoPedagogia RetóricaFormação de ConceitosConsiderando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.Universidade Estadual de Maringá2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/6305010.4025/tpe.v25i3.63050Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 145-1612237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050/751375155231Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana Monteiro da Silva, BiancaSampaio Araujo, Elaineda Cunha, Marcus Vinicius2022-12-21T17:12:57Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63050Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:44.812024Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL LA FORMACIÓN DE CONCEPTOS A LA LUZ DE LA ACTIVIDAD ORIENTADORA DE ENSEÑANZA Y DE LA PEDAGOGÍA RETÓRICA La formation des concepts à la lumière de l'activité d'orientation pédagogique et de la pédagogie rhétorique A FORMAÇÃO DE CONCEITOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA RETÓRICA |
title |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
spellingShingle |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL Viana Monteiro da Silva, Bianca Atividade Orientadora de Ensino Pedagogia Retórica Formação de Conceitos |
title_short |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
title_full |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
title_fullStr |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
title_full_unstemmed |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
title_sort |
THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL |
author |
Viana Monteiro da Silva, Bianca |
author_facet |
Viana Monteiro da Silva, Bianca Sampaio Araujo, Elaine da Cunha, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio Araujo, Elaine da Cunha, Marcus Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana Monteiro da Silva, Bianca Sampaio Araujo, Elaine da Cunha, Marcus Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Orientadora de Ensino Pedagogia Retórica Formação de Conceitos |
topic |
Atividade Orientadora de Ensino Pedagogia Retórica Formação de Conceitos |
description |
Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050 10.4025/tpe.v25i3.63050 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v25i3.63050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050/751375155231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 145-161 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158368010240 |