THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Monteiro da Silva, Bianca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sampaio Araujo, Elaine, da Cunha, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050
Resumo: Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.
id UEM-11_1e8bf3a591bea500afc25b454e5c7af0
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63050
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICALLA FORMACIÓN DE CONCEPTOS A LA LUZ DE LA ACTIVIDAD ORIENTADORA DE ENSEÑANZA Y DE LA PEDAGOGÍA RETÓRICALa formation des concepts à la lumière de l'activité d'orientation pédagogique et de la pédagogie rhétoriqueA FORMAÇÃO DE CONCEITOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA RETÓRICAAtividade Orientadora de EnsinoPedagogia RetóricaFormação de ConceitosConsiderando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.Universidade Estadual de Maringá2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/6305010.4025/tpe.v25i3.63050Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 145-1612237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050/751375155231Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana Monteiro da Silva, BiancaSampaio Araujo, Elaineda Cunha, Marcus Vinicius2022-12-21T17:12:57Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63050Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:44.812024Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
LA FORMACIÓN DE CONCEPTOS A LA LUZ DE LA ACTIVIDAD ORIENTADORA DE ENSEÑANZA Y DE LA PEDAGOGÍA RETÓRICA
La formation des concepts à la lumière de l'activité d'orientation pédagogique et de la pédagogie rhétorique
A FORMAÇÃO DE CONCEITOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E DA PEDAGOGIA RETÓRICA
title THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
spellingShingle THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
Viana Monteiro da Silva, Bianca
Atividade Orientadora de Ensino
Pedagogia Retórica
Formação de Conceitos
title_short THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
title_full THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
title_fullStr THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
title_full_unstemmed THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
title_sort THE FORMATION OF CONCEPTS IN THE LIGHT OF TEACHING GUIDING ACTIVITY AND RHETORICAL PEDAGOGICAL
author Viana Monteiro da Silva, Bianca
author_facet Viana Monteiro da Silva, Bianca
Sampaio Araujo, Elaine
da Cunha, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Sampaio Araujo, Elaine
da Cunha, Marcus Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Monteiro da Silva, Bianca
Sampaio Araujo, Elaine
da Cunha, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Orientadora de Ensino
Pedagogia Retórica
Formação de Conceitos
topic Atividade Orientadora de Ensino
Pedagogia Retórica
Formação de Conceitos
description Considerando a formação de conceitos um requisito fundamental para a educação, este artigo examina as proposições da Atividade Orientadora de Ensino em associação com os princípios da Pedagogia Retórica. Embora adotem termos próprios e fundamentos filosóficos distintos, essas duas concepções pedagógicas possuem dimensões que viabilizam um diálogo voltado a situar a escola como lugar social em que a formação de conceitos ocorre por meio da apropriação da experiência social da humanidade. Enquanto Dewey argumenta em favor da educação como meio propício para o sujeito ter experiências estéticas fundamentais para a constituição humana, Vigotski defende que é pela educação que o sujeito se integra a questões de natureza social e cultural. A primeira seção do artigo apresenta uma periodização do desenvolvimento, com destaque para a formação de conceitos na adolescência. A segunda seção traz os fundamentos da Pedagogia Retórica, com o propósito de evidenciar possíveis aproximações com as propostas da Atividade Orientadora de Ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050
10.4025/tpe.v25i3.63050
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v25i3.63050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/63050/751375155231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 3 (2022); 145-161
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158368010240