Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486 |
Resumo: | Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem. |
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Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantilRespiração oralRinite alérgicaHipertrofia das tonsilas faríngeasEducação InfantilNeste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548610.4025/tpe.v15i3.25486Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 35-502237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486/pdf_30Kazakevich, Juliana GodoiKajihara, Olinda Terukoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25486Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.106887Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem. |
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