Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kazakevich, Juliana Godoi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kajihara, Olinda Teruko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486
Resumo: Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem.
id UEM-11_279696c61b1f6a06a3200baff54cd7e5
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25486
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantilRespiração oralRinite alérgicaHipertrofia das tonsilas faríngeasEducação InfantilNeste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548610.4025/tpe.v15i3.25486Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 35-502237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486/pdf_30Kazakevich, Juliana GodoiKajihara, Olinda Terukoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25486Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.106887Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
title Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
spellingShingle Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
Kazakevich, Juliana Godoi
Respiração oral
Rinite alérgica
Hipertrofia das tonsilas faríngeas
Educação Infantil
title_short Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
title_full Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
title_fullStr Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
title_full_unstemmed Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
title_sort Respiração oral: análise do nível de conhecimento dos profissionais da educação infantil
author Kazakevich, Juliana Godoi
author_facet Kazakevich, Juliana Godoi
Kajihara, Olinda Teruko
author_role author
author2 Kajihara, Olinda Teruko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kazakevich, Juliana Godoi
Kajihara, Olinda Teruko
dc.subject.por.fl_str_mv Respiração oral
Rinite alérgica
Hipertrofia das tonsilas faríngeas
Educação Infantil
topic Respiração oral
Rinite alérgica
Hipertrofia das tonsilas faríngeas
Educação Infantil
description Neste estudo, foi avaliado o nível de conhecimento de profissionais que atuam na Educação Infantil sobreas causas e consequências da respiração oral no desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 75professores, educadores e estagiários de cinco Centros de Educação Infantil de uma cidade do Paraná.Como instrumento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas para a investigaçãodo nível de formação profissional e do conhecimento dos docentes sobre a rinite alérgica, a hipertrofia dastonsilas faríngeas, a respiração oral e suas implicações no desempenho escolar. Verificou-se que osparticipantes possuem conhecimentos superficiais sobre as doenças obstrutivas e a respiração oral, e que,por isso, é preciso investir na formação continuada desses profissionais. A qualificação é necessária paraque o professor possa ajudar na identificação do aluno com rinite alérgica ou com hipertrofia dasadenoides, pois o tratamento médico precoce é fundamental para que a respiração oral não prejudique seudesenvolvimento e sua aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486
10.4025/tpe.v15i3.25486
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v15i3.25486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25486/pdf_30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 35-50
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207156625276928