DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rita de Cassia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menezes, Maria Christine Berdusco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494
Resumo: Este texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena.
id UEM-11_35a5da413390e4f659d66495fdc15a7a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45494
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENAEste texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4549410.4025/tpe.v20i3.45494Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 47-622237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494/pdfAlves, Rita de CassiaMenezes, Maria Christine Berduscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45494Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.927165Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
spellingShingle DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Alves, Rita de Cassia
title_short DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_full DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_fullStr DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_full_unstemmed DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_sort DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
author Alves, Rita de Cassia
author_facet Alves, Rita de Cassia
Menezes, Maria Christine Berdusco
author_role author
author2 Menezes, Maria Christine Berdusco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rita de Cassia
Menezes, Maria Christine Berdusco
description Este texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494
10.4025/tpe.v20i3.45494
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i3.45494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 47-62
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157778710528