DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494 |
Resumo: | Este texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena. |
id |
UEM-11_35a5da413390e4f659d66495fdc15a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45494 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENAEste texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4549410.4025/tpe.v20i3.45494Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 47-622237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494/pdfAlves, Rita de CassiaMenezes, Maria Christine Berduscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45494Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.927165Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
title |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
spellingShingle |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Alves, Rita de Cassia |
title_short |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
title_full |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
title_fullStr |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
title_full_unstemmed |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
title_sort |
DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
author |
Alves, Rita de Cassia |
author_facet |
Alves, Rita de Cassia Menezes, Maria Christine Berdusco |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Maria Christine Berdusco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rita de Cassia Menezes, Maria Christine Berdusco |
description |
Este texto analisa o tema dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em relação à educação escolar indígena por meio de estudo documental. Faz um breve histórico da psicopedagogia, destacando seu objeto de estudo, as perspectivas teóricas e abordagens mais recentes, com atenção voltada à compreensão dos processos de aprendizagem humana e das diferentes formas de apropriação dos conhecimentos científicos por escolares. A partir de conceitos centrais da área, aborda alguns equívocos que podem levar à situações de rotulação e preconceito em sala de aula. Com base na Teoria Histórico-Cultural, defende a relevância cultural e sociolinguística como preponderantes na aquisição de conhecimentos historicamente elaborados. Os resultados demonstram a ausência de discussão sobre o tema na área da educação escolar indígena, e de considerações sobre a interculturalidade e o bilinguismo na aprendizagem escolar. Palavras-Chave: Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Escolar Indígena. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494 10.4025/tpe.v20i3.45494 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i3.45494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45494/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 47-62 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157778710528 |