INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Elizete Fiorese
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria Teresa Ceron Trevisol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827
Resumo: O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
id UEM-11_465f852295b820d94ea161656caead46
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/57827
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSESPRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INNOVADORAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS EN CURSOS DE FORMACIÓN DOCENTEPRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESPráticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professoresO presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.Universidade Estadual de Maringá2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5782710.4025/tpe.v24i2.57827Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 122-1412237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827/751375152605Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Elizete FioreseMaria Teresa Ceron Trevisol2021-12-18T03:05:13Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/57827Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.885845Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INNOVADORAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS EN CURSOS DE FORMACIÓN DOCENTE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
spellingShingle INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
Cristiane Elizete Fiorese
Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores
title_short INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
title_full INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
title_fullStr INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
title_full_unstemmed INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
title_sort INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
author Cristiane Elizete Fiorese
author_facet Cristiane Elizete Fiorese
Maria Teresa Ceron Trevisol
author_role author
author2 Maria Teresa Ceron Trevisol
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Elizete Fiorese
Maria Teresa Ceron Trevisol
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores
topic Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores
description O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827
10.4025/tpe.v24i2.57827
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v24i2.57827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827/751375152605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 122-141
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158282027008