INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827 |
Resumo: | O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. |
id |
UEM-11_465f852295b820d94ea161656caead46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/57827 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSESPRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INNOVADORAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS EN CURSOS DE FORMACIÓN DOCENTEPRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESPráticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professoresO presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.Universidade Estadual de Maringá2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5782710.4025/tpe.v24i2.57827Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 122-1412237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827/751375152605Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Elizete FioreseMaria Teresa Ceron Trevisol2021-12-18T03:05:13Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/57827Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.885845Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INNOVADORAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE EXPERIENCIAS EN CURSOS DE FORMACIÓN DOCENTE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
spellingShingle |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES Cristiane Elizete Fiorese Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores |
title_short |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
title_full |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
title_fullStr |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
title_full_unstemmed |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
title_sort |
INNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF EXPERIENCES IN TEACHER TRAINING COURSES |
author |
Cristiane Elizete Fiorese |
author_facet |
Cristiane Elizete Fiorese Maria Teresa Ceron Trevisol |
author_role |
author |
author2 |
Maria Teresa Ceron Trevisol |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Elizete Fiorese Maria Teresa Ceron Trevisol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores |
topic |
Práticas pedagógicas inovadoras; Processos de Ensino-Aprendizagem no ensino superior; Cursos de formação de professores |
description |
O presente artigo objetiva relatar e analisar práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em cursos de formação de professores, no contexto da educação superior no Brasil e seus impactos na aprendizagem. Com esse propósito, efetuou-se um levantamento bibliográfico em fontes de busca como: Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se o descritor: prática pedagógica inovadora, considerando o período de 2013-2019. A partir do levantamento, identificou-se três experiências educativas que constituíram foco de análise e discussão no texto. Conforme se evidenciou nas experiências relatadas, a inovação pedagógica está no movimento de superação dos moldes tradicionais de ensino. Inovar é pensar diferente; é propor alternativas pedagógicas diferenciadas para atingir o objetivo maior, que é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827 10.4025/tpe.v24i2.57827 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v24i2.57827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/57827/751375152605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 2 (2021); 122-141 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158282027008 |