O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323 |
Resumo: | Analisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador, percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro. |
id |
UEM-11_9f44ac7207707059a4bf7d3eebe358c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37323 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICAPrática pedagógicaprofessorEducação Física escolar.Formação de profesoresAnalisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador, percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro.Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3732310.4025/tpe.v20i2.37323Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 33-442237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/751375145990Paixão, Jairo AntonioDella Lucia, Emanuel MattosSouza, Jefferson TeixeiraSouza, Ederley Emanuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T16:17:21Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37323Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:34.943585Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paixão, Jairo Antonio Prática pedagógica professor Educação Física escolar. Formação de profesores |
title_short |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Paixão, Jairo Antonio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antonio Della Lucia, Emanuel Mattos Souza, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
author_role |
author |
author2 |
Della Lucia, Emanuel Mattos Souza, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antonio Della Lucia, Emanuel Mattos Souza, Jefferson Teixeira Souza, Ederley Emanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica professor Educação Física escolar. Formação de profesores |
topic |
Prática pedagógica professor Educação Física escolar. Formação de profesores |
description |
Analisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador, percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323 10.4025/tpe.v20i2.37323 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i2.37323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/pdf https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/751375145990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 33-44 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157694824448 |