O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Della Lucia, Emanuel Mattos, Souza, Jefferson Teixeira, Souza, Ederley Emanuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323
Resumo: Analisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador,  percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de  atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro.
id UEM-11_9f44ac7207707059a4bf7d3eebe358c9
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37323
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICAPrática pedagógicaprofessorEducação Física escolar.Formação de profesoresAnalisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador,  percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de  atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro.Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3732310.4025/tpe.v20i2.37323Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 33-442237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/751375145990Paixão, Jairo AntonioDella Lucia, Emanuel MattosSouza, Jefferson TeixeiraSouza, Ederley Emanuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T16:17:21Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37323Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:34.943585Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Paixão, Jairo Antonio
Prática pedagógica
professor
Educação Física escolar.
Formação de profesores
title_short O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O TRATO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ATUANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Paixão, Jairo Antonio
author_facet Paixão, Jairo Antonio
Della Lucia, Emanuel Mattos
Souza, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
author_role author
author2 Della Lucia, Emanuel Mattos
Souza, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antonio
Della Lucia, Emanuel Mattos
Souza, Jefferson Teixeira
Souza, Ederley Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
professor
Educação Física escolar.
Formação de profesores
topic Prática pedagógica
professor
Educação Física escolar.
Formação de profesores
description Analisou o trato dos conteúdos de Educação Física pelos professores na educação básica. A partir de uma investigação descritiva e de cunho qualitativo com professores que se formaram após o movimento renovador,  percebeu-se uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de  atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os PCN´s, CBC´s e ainda a BNCC, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323
10.4025/tpe.v20i2.37323
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i2.37323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37323/751375145990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 33-44
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157694824448