Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Patrícia Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15930
Resumo: O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF – Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e é fruto de uma investigação que tem por objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica, considerados marcantes por seus alunos e/ou ex-alunos. De cunho qualitativo, a pesquisa contou com a adoção de procedimentos que foram elaborados em acordo com os objetivos delineados e envolveu dois conjuntos de sujeitos. O primeiro foi formado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, que ingressaram nesta instituição no Ensino Fundamental – anos finais. Os alunos foram convidados a participar da pesquisa e, de posse do aceite e da autorização dos responsáveis, oferecemos um questionário composto por questões fechadas e abertas no intuito de indicarem professores e/ou ex-professores que considerassem marcantes, bem como explicitar as razões pelas quais assim os qualificaram. O segundo grupo de sujeitos, foi formado pelos professores apontados pelos alunos e nos permitiu levantar informações sobre os conhecimentos e os saberes que produzem e mobilizam no exercício profissional. Aos professores, mediante entrevistas individuais realizadas a partir de um roteiro semiaberto, pedimos que explicitassem seu entendimento sobre as justificativas apresentadas pelos estudantes a propósito dos aspectos que apontaram como características que os diferenciam da maioria. Todos os depoimentos foram gravados em áudio, transcritos, organizados e analisados entre si e em diálogo com o referencial teórico selecionado, o que nos possibilitou compor categorias de análise. Assim, os dados analisados nos permitiram levantar resultados que desencadearam reflexões que, sem desprezar o rigor científico, apontam a dimensão humana como importante viés de condução da prática docente. O diálogo, o afeto e o respeito foram importantes ferramentas utilizadas pelos professores para que fossem considerados marcantes por seus alunos/ex-alunos. Acreditamos que as análises apresentadas nesta investigação, contribuem para a ampliação do debate e a identificação de elementos que nos ajudam a apreender os conhecimentos e os saberes que se destacam nas práticas dos professores, fornecendo informações que poderão servir de inspiração para a formação e o trabalho docente. Essa afirmação encontra respaldo no levantamento bibliográfico que realizamos, uma vez que os dados que emergiram expressam pouco investimento da comunidade acadêmica em torno da temática investigada
id UFF-2_2dc151a854a4472a6f65a51878ac2d19
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15930
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de ProfessoresProfessor marcanteFormação de professoresSaberes docentesPráticas pedagógicasProfesor memorableFormación de profesoresConocimiento de enseñanzaPrácticas pedagógicasO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF – Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e é fruto de uma investigação que tem por objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica, considerados marcantes por seus alunos e/ou ex-alunos. De cunho qualitativo, a pesquisa contou com a adoção de procedimentos que foram elaborados em acordo com os objetivos delineados e envolveu dois conjuntos de sujeitos. O primeiro foi formado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, que ingressaram nesta instituição no Ensino Fundamental – anos finais. Os alunos foram convidados a participar da pesquisa e, de posse do aceite e da autorização dos responsáveis, oferecemos um questionário composto por questões fechadas e abertas no intuito de indicarem professores e/ou ex-professores que considerassem marcantes, bem como explicitar as razões pelas quais assim os qualificaram. O segundo grupo de sujeitos, foi formado pelos professores apontados pelos alunos e nos permitiu levantar informações sobre os conhecimentos e os saberes que produzem e mobilizam no exercício profissional. Aos professores, mediante entrevistas individuais realizadas a partir de um roteiro semiaberto, pedimos que explicitassem seu entendimento sobre as justificativas apresentadas pelos estudantes a propósito dos aspectos que apontaram como características que os diferenciam da maioria. Todos os depoimentos foram gravados em áudio, transcritos, organizados e analisados entre si e em diálogo com o referencial teórico selecionado, o que nos possibilitou compor categorias de análise. Assim, os dados analisados nos permitiram levantar resultados que desencadearam reflexões que, sem desprezar o rigor científico, apontam a dimensão humana como importante viés de condução da prática docente. O diálogo, o afeto e o respeito foram importantes ferramentas utilizadas pelos professores para que fossem considerados marcantes por seus alunos/ex-alunos. Acreditamos que as análises apresentadas nesta investigação, contribuem para a ampliação do debate e a identificação de elementos que nos ajudam a apreender os conhecimentos e os saberes que se destacam nas práticas dos professores, fornecendo informações que poderão servir de inspiração para a formação e o trabalho docente. Essa afirmação encontra respaldo no levantamento bibliográfico que realizamos, uma vez que os dados que emergiram expressam pouco investimento da comunidade acadêmica em torno da temática investigadaEste estudio está vinculado al Programa de Posgrado en Educación PPGE / UFF - Línea de Investigación "Ciencia, Cultura y Educación" y es el resultado de una investigación que tiene como objetivo identificar y analizar el conocimiento y la enseñanza movilizada por los docentes de educación básica, considerados notables por sus alumnos y / o exalumnos. De naturaleza cualitativa, la investigación se basó en la adopción de procedimientos que se desarrollaron de acuerdo con los objetivos descritos e involucró dos conjuntos de temas. El primero fue formado por estudiantes del primer año de la escuela secundaria en una escuela pública, quienes ingresaron a esta institución en la Escuela Primaria - últimos años. Se invitó a los estudiantes a participar en la investigación y, en posesión de la aceptación y autorización de los responsables, ofrecemos un cuestionario compuesto de preguntas cerradas y abiertas para indicar a los profesores y / o exprofesores que consideraban memorables, así como explicar los motivos de que los calificó. El segundo grupo de asignaturas, formado por los docentes designados por los alumnos, nos permitió recabar información sobre el conocimiento y la enseñanza que producen y movilizan en la práctica profesional. A los maestros, a través de entrevistas individuales realizadas a partir de un guión semiabierto, les pedimos que explicaran su comprensión de las justificaciones presentadas por los estudiantes con respecto a los aspectos que señalaron como características que los diferencian de la mayoría. Todas las declaraciones fueron grabadas en audio, transcritas, organizadas y analizadas entre sí y en diálogo con el marco teórico seleccionado, lo que nos permitió componer categorías de análisis. Así, los datos analizados nos permitieron generar resultados que desencadenaron reflexiones que, sin descuidar el rigor científico, apuntan a la dimensión humana como una conducción importante de la práctica docente. El diálogo, el afecto y el respeto fueron herramientas importantes utilizadas por los maestros para ser considerados sobresalientes por sus alumnos / exalumnos. Creemos que los análisis presentados en esta investigación contribuyen a la expansión del debate y la identificación de elementos que nos ayudan a comprender el conocimiento y la enseñanza que se destacan en las prácticas de los docentes, proporcionando información que puede servir de inspiración para la formación y el trabajo del profesor. Esta afirmación es respaldada por la encuesta bibliográfica que realizamos, ya que los datos que surgieron expresan poca inversión por parte de la comunidad académica en torno al tema investigado143 fVasconcellos, MônicaTerra, Dinah VasconcellosMonteiro, Ana MariaLeite, Vania Finholdt AngeloPassos, Patrícia Gomes2020-11-13T13:24:48Z2020-11-13T13:24:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSOS, Patrícia Gomes. Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15930openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T21:46:14Zoai:app.uff.br:1/15930Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:45.814403Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
title Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
spellingShingle Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
Passos, Patrícia Gomes
Professor marcante
Formação de professores
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
Profesor memorable
Formación de profesores
Conocimiento de enseñanza
Prácticas pedagógicas
title_short Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
title_full Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
title_fullStr Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
title_full_unstemmed Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
title_sort Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores
author Passos, Patrícia Gomes
author_facet Passos, Patrícia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Mônica
Terra, Dinah Vasconcellos
Monteiro, Ana Maria
Leite, Vania Finholdt Angelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Patrícia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Professor marcante
Formação de professores
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
Profesor memorable
Formación de profesores
Conocimiento de enseñanza
Prácticas pedagógicas
topic Professor marcante
Formação de professores
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
Profesor memorable
Formación de profesores
Conocimiento de enseñanza
Prácticas pedagógicas
description O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF – Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e é fruto de uma investigação que tem por objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica, considerados marcantes por seus alunos e/ou ex-alunos. De cunho qualitativo, a pesquisa contou com a adoção de procedimentos que foram elaborados em acordo com os objetivos delineados e envolveu dois conjuntos de sujeitos. O primeiro foi formado por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, que ingressaram nesta instituição no Ensino Fundamental – anos finais. Os alunos foram convidados a participar da pesquisa e, de posse do aceite e da autorização dos responsáveis, oferecemos um questionário composto por questões fechadas e abertas no intuito de indicarem professores e/ou ex-professores que considerassem marcantes, bem como explicitar as razões pelas quais assim os qualificaram. O segundo grupo de sujeitos, foi formado pelos professores apontados pelos alunos e nos permitiu levantar informações sobre os conhecimentos e os saberes que produzem e mobilizam no exercício profissional. Aos professores, mediante entrevistas individuais realizadas a partir de um roteiro semiaberto, pedimos que explicitassem seu entendimento sobre as justificativas apresentadas pelos estudantes a propósito dos aspectos que apontaram como características que os diferenciam da maioria. Todos os depoimentos foram gravados em áudio, transcritos, organizados e analisados entre si e em diálogo com o referencial teórico selecionado, o que nos possibilitou compor categorias de análise. Assim, os dados analisados nos permitiram levantar resultados que desencadearam reflexões que, sem desprezar o rigor científico, apontam a dimensão humana como importante viés de condução da prática docente. O diálogo, o afeto e o respeito foram importantes ferramentas utilizadas pelos professores para que fossem considerados marcantes por seus alunos/ex-alunos. Acreditamos que as análises apresentadas nesta investigação, contribuem para a ampliação do debate e a identificação de elementos que nos ajudam a apreender os conhecimentos e os saberes que se destacam nas práticas dos professores, fornecendo informações que poderão servir de inspiração para a formação e o trabalho docente. Essa afirmação encontra respaldo no levantamento bibliográfico que realizamos, uma vez que os dados que emergiram expressam pouco investimento da comunidade acadêmica em torno da temática investigada
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13T13:24:48Z
2020-11-13T13:24:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Patrícia Gomes. Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15930
identifier_str_mv PASSOS, Patrícia Gomes. Professores marcantes: conhecimentos e saberes revelados à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Em busca de um outro olhar para a Formação de Professores. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823658394451968