ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774 |
Resumo: | Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente. |
id |
UEM-11_b4ca21a16289068c6c34a39f50eff8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/53774 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLAPercepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS.Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente.Universidade Estadual de Maringá2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5377410.4025/tpe.v23i2.53774Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 99-1162237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774/751375151336Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLandim Vilela, Jean LouisFerraz, Anderson Claiton Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio Paubel Junger , Alex 2021-12-18T03:09:24Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/53774Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:41.729952Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
title |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA Landim Vilela, Jean Louis Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS. |
title_short |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
title_full |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
title_sort |
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE E DO PAPEL DA ESCOLA |
author |
Landim Vilela, Jean Louis |
author_facet |
Landim Vilela, Jean Louis Ferraz, Anderson Claiton Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio Paubel Junger , Alex |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Anderson Claiton Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio Paubel Junger , Alex |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landim Vilela, Jean Louis Ferraz, Anderson Claiton Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio Paubel Junger , Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS. |
topic |
Percepção de alunos; Atividade docente; Enfoque CTS. |
description |
Uma parcela expressiva dos alunos da Educação Básica costuma apresentar expectativas e dificuldades em relação à educação que vivenciam. Diante desse cenário, esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as percepções que alguns alunos de escolas públicas e particulares apresentam quanto ao papel do professor e da escola. A pesquisa contou com a aplicação de um questionário cujas questões abertas aqui apresentadas foram analisadas utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. As análises das respostas dos estudantes apontaram para a necessidade de mudanças e inovações nas metodologias, recursos e estratégias didáticas utilizadas pelos professores. Por fim, entendemos que a utilização do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade poderia oferecer respostas adequadas aos anseios dos estudantes investigados, permitindo alterar o panorama da realidade educacional vigente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774 10.4025/tpe.v23i2.53774 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v23i2.53774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53774/751375151336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 99-116 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158227501056 |