FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564 |
Resumo: | Este artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte. |
id |
UEM-11_b826e19786eb5027a600a0f74a607838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45564 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCOBibliometria. Formação Profissional. Educação Superior.FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTEEste artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte.Universidade Estadual de Maringá2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionESTADO DA ARTE; BIBLIOMETRIA; REVISÃO SISTEMATIZADAapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4556410.4025/tpe.v23i3.45564Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 41-552237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564/751375151432Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, PRISCILACARBINATTO, MICHELE VIVIENE2021-12-18T03:08:58Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45564Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.233833Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
title |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO LOPES, PRISCILA Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE |
title_short |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
title_full |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
title_sort |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO |
author |
LOPES, PRISCILA |
author_facet |
LOPES, PRISCILA CARBINATTO, MICHELE VIVIENE |
author_role |
author |
author2 |
CARBINATTO, MICHELE VIVIENE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, PRISCILA CARBINATTO, MICHELE VIVIENE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE |
topic |
Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE |
description |
Este artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ESTADO DA ARTE; BIBLIOMETRIA; REVISÃO SISTEMATIZADA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564 10.4025/tpe.v23i3.45564 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v23i3.45564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564/751375151432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 41-55 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157783953408 |