FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, PRISCILA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CARBINATTO, MICHELE VIVIENE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564
Resumo: Este artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte.
id UEM-11_b826e19786eb5027a600a0f74a607838
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45564
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCOBibliometria. Formação Profissional. Educação Superior.FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTEEste artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte.Universidade Estadual de Maringá2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionESTADO DA ARTE; BIBLIOMETRIA; REVISÃO SISTEMATIZADAapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4556410.4025/tpe.v23i3.45564Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 41-552237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564/751375151432Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, PRISCILACARBINATTO, MICHELE VIVIENE2021-12-18T03:08:58Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45564Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.233833Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
title FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
spellingShingle FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
LOPES, PRISCILA
Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior.
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE
title_short FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
title_full FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
title_fullStr FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
title_sort FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO EM FOCO
author LOPES, PRISCILA
author_facet LOPES, PRISCILA
CARBINATTO, MICHELE VIVIENE
author_role author
author2 CARBINATTO, MICHELE VIVIENE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, PRISCILA
CARBINATTO, MICHELE VIVIENE
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior.
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE
topic Bibliometria. Formação Profissional. Educação Superior.
FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTE
description Este artigo discute o teor das pesquisas sobre a formação profissional inicial em Educação Física/Esporte, no que tange a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no período entre 2000 e 2017, nos artigos publicados em periódicos nacionais da referida área (Qualis-Capes A1 a B2). Os resultados demonstraram que a tríade universitária se apresentam de forma desarticulada nos artigos analisados. Houve predominância da abordagem sobre o ensino, em detrimento dos demais eixos (pesquisa e extensão). Alguns estudos citaram a importância da articulação entre os eixos, mas o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada nesta revisão sistematizada, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de estudos sobre esta temática na área de Educação Física/Esporte.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ESTADO DA ARTE; BIBLIOMETRIA; REVISÃO SISTEMATIZADA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564
10.4025/tpe.v23i3.45564
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i3.45564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45564/751375151432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 41-55
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157783953408