LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Rosangela Célia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Módenes, Debora Faustino, Rodrigues, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45491
Resumo: Resumo: Os povos indígenas representam comunidades diferenciadas, com culturas, conhecimentos, línguas e experiências milenares, próprias. Após séculos de lutas e resistência contra a expropriação e o genocídio causados pela sociedade mercantilista/capitalista; documentos e tratados internacionais como a Convenção 169 da OIT – Organização Internacional do Trabalho e a Declaração Universal dos Direitos do Povos Indígenas da ONU, estabeleceram que estes povos têm direito de se organizar de acordo com suas tradições. Houve um longo percurso histórico e jurídico até se chegar a estes direitos com séculos de exploração, dizimação e opressão dos povos indígenas a regimes de opressão colonialista. Decorrente deste passado, foram necessárias políticas públicas de inclusão social na sociedade atual. Seguindo diretrizes internacionais, a Constituição Brasileira garantiu aos indígenas o direito às terras tradicionais, à saúde, educação e autonomia. No presente texto discute-se a conquista do direito à diferença bem como o histórico da participação indígena na formulação dos ideais internacionais de democracia e liberdade.
id UEM-11_d32405ffeeb4db011d6d9264e84758c6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45491
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOSResumo: Os povos indígenas representam comunidades diferenciadas, com culturas, conhecimentos, línguas e experiências milenares, próprias. Após séculos de lutas e resistência contra a expropriação e o genocídio causados pela sociedade mercantilista/capitalista; documentos e tratados internacionais como a Convenção 169 da OIT – Organização Internacional do Trabalho e a Declaração Universal dos Direitos do Povos Indígenas da ONU, estabeleceram que estes povos têm direito de se organizar de acordo com suas tradições. Houve um longo percurso histórico e jurídico até se chegar a estes direitos com séculos de exploração, dizimação e opressão dos povos indígenas a regimes de opressão colonialista. Decorrente deste passado, foram necessárias políticas públicas de inclusão social na sociedade atual. Seguindo diretrizes internacionais, a Constituição Brasileira garantiu aos indígenas o direito às terras tradicionais, à saúde, educação e autonomia. No presente texto discute-se a conquista do direito à diferença bem como o histórico da participação indígena na formulação dos ideais internacionais de democracia e liberdade.Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4549110.4025/tpe.v20i3.45491Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 05-142237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45491/pdfFaustino, Rosangela CéliaMódenes, Debora FaustinoRodrigues, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45491Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.781373Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
title LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
spellingShingle LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
Faustino, Rosangela Célia
title_short LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
title_full LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
title_fullStr LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
title_full_unstemmed LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
title_sort LIBERDADE E DEMOCRACIA: CONHECIMENTOS INDÍGENAS COMO BASE DOS DIREITOS HUMANOS
author Faustino, Rosangela Célia
author_facet Faustino, Rosangela Célia
Módenes, Debora Faustino
Rodrigues, Isabel Cristina
author_role author
author2 Módenes, Debora Faustino
Rodrigues, Isabel Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Rosangela Célia
Módenes, Debora Faustino
Rodrigues, Isabel Cristina
description Resumo: Os povos indígenas representam comunidades diferenciadas, com culturas, conhecimentos, línguas e experiências milenares, próprias. Após séculos de lutas e resistência contra a expropriação e o genocídio causados pela sociedade mercantilista/capitalista; documentos e tratados internacionais como a Convenção 169 da OIT – Organização Internacional do Trabalho e a Declaração Universal dos Direitos do Povos Indígenas da ONU, estabeleceram que estes povos têm direito de se organizar de acordo com suas tradições. Houve um longo percurso histórico e jurídico até se chegar a estes direitos com séculos de exploração, dizimação e opressão dos povos indígenas a regimes de opressão colonialista. Decorrente deste passado, foram necessárias políticas públicas de inclusão social na sociedade atual. Seguindo diretrizes internacionais, a Constituição Brasileira garantiu aos indígenas o direito às terras tradicionais, à saúde, educação e autonomia. No presente texto discute-se a conquista do direito à diferença bem como o histórico da participação indígena na formulação dos ideais internacionais de democracia e liberdade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45491
10.4025/tpe.v20i3.45491
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45491
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i3.45491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45491/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 05-14
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157775564800