Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade. |
id |
UEM-11_ef8ae8093b18399fa866c49b8c872625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/18794 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolarFormação de professoresEnsino de DidáticaTeoria e práticaCotidiano EscolarAspectos da disciplina de Didática para a formação de professoresNeste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/1879410.4025/tpe.v16i3.18794Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 83-902237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794/pdf_25Pizza Pancotte, Rebecade Lima, RosileneFerreira Barros, Marta Sileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:31:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/18794Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:25.629954Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
title |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
spellingShingle |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar Pizza Pancotte, Rebeca Formação de professores Ensino de Didática Teoria e prática Cotidiano Escolar Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores |
title_short |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
title_full |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
title_fullStr |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
title_sort |
Formação de professores e didática: a pesquisa como aspecto essencial do ensino no contexto escolar |
author |
Pizza Pancotte, Rebeca |
author_facet |
Pizza Pancotte, Rebeca de Lima, Rosilene Ferreira Barros, Marta Silene |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Rosilene Ferreira Barros, Marta Silene |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizza Pancotte, Rebeca de Lima, Rosilene Ferreira Barros, Marta Silene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de Didática Teoria e prática Cotidiano Escolar Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores |
topic |
Formação de professores Ensino de Didática Teoria e prática Cotidiano Escolar Aspectos da disciplina de Didática para a formação de professores |
description |
Neste artigo objetiva-se abordar a formação de professores e aspectos relacionados ao ensino da Didáticaconsiderado como processo educativo relacionado com o contexto social . Trata-se de um trabalhodesenvolvido por meio da pesquisa teórica. Busca-se, para tanto, organizar as ideias em três subitensrelacionados entre si. Primeiramente, abordam-se questões históricas do ensino da Didática nos cursos deformação de professores no Brasil, cujo caráter era puramente técnico e instrumental, a crítica construída emtorno dele, bem como ideias e propostas de diferentes autores que buscam romper com essa visão. Emseguida, trata-se dos desafios para o ensino da Didática, de acordo com o pensamento de autores queconsideram que as demandas socioeducativas da atualidade concebem a Didática como uma área dapedagogia que busca compreender os processos de ensino e aprendizagem articulando teoria e prática, o quepossibilita intervenções na prática pedagógica, que é também prática social, e não um ensino instrumental quevê na didática somente um guia para “ensinar bem”. Por último, considera-se a importância da pesquisa emDidática mediante situações reais, porque é o cotidiano escolar que fornece elementos de análises críticaspara o ensino da referida disciplina. Nesse sentido, o ensino de Didática aqui apresentado contém subsídiosteórico-práticos da articulação entre os saberes profissionais e os conhecimentos sistematizados necessáriospara uma prática educativa de boa qualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794 10.4025/tpe.v16i3.18794 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v16i3.18794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18794/pdf_25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 83-90 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207156540342272 |