O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo uma investigação sobre a implantação e implementação do Programa Mais Educação como política social nas escolas da zona urbana do Município de Cascavel-PR. Buscamos responder à seguinte problemática: Pode a “educação integral e em tempo integral” efetivamente melhorar a educação, contribuindo para a garantia da educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos? A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados obtidos permitem compreender que o Programa apresenta como princípio a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar, preferencialmente em escolas de baixo IDEB e localizadas em bairros pobres e de periferia, atendendo preferencialmente alunos em situação social vulnerável. |
id |
UEM-11_f1b905891f9423d1eb816fa2ea5b0925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45368 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PRPolítica Educacional. Educação Integral. Programa Mais EducaçãPolítica EducacionalApresentamos neste artigo uma investigação sobre a implantação e implementação do Programa Mais Educação como política social nas escolas da zona urbana do Município de Cascavel-PR. Buscamos responder à seguinte problemática: Pode a “educação integral e em tempo integral” efetivamente melhorar a educação, contribuindo para a garantia da educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos? A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados obtidos permitem compreender que o Programa apresenta como princípio a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar, preferencialmente em escolas de baixo IDEB e localizadas em bairros pobres e de periferia, atendendo preferencialmente alunos em situação social vulnerável.Universidade Estadual de Maringá2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4536810.4025/tpe.v21i2.45368Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 101-1132237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368/751375147998Carneiro, Atelvir RossiSouza Zanardini, Isaura MonicaZanardini, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T14:27:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45368Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.948586Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
title |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
spellingShingle |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR Carneiro, Atelvir Rossi Política Educacional. Educação Integral. Programa Mais Educaçã Política Educacional |
title_short |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
title_full |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
title_fullStr |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
title_sort |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM SUA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO À SUA PRÁTICA EM ESCOLAS DE CASCAVEL-PR |
author |
Carneiro, Atelvir Rossi |
author_facet |
Carneiro, Atelvir Rossi Souza Zanardini, Isaura Monica Zanardini, João Batista |
author_role |
author |
author2 |
Souza Zanardini, Isaura Monica Zanardini, João Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Atelvir Rossi Souza Zanardini, Isaura Monica Zanardini, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional. Educação Integral. Programa Mais Educaçã Política Educacional |
topic |
Política Educacional. Educação Integral. Programa Mais Educaçã Política Educacional |
description |
Apresentamos neste artigo uma investigação sobre a implantação e implementação do Programa Mais Educação como política social nas escolas da zona urbana do Município de Cascavel-PR. Buscamos responder à seguinte problemática: Pode a “educação integral e em tempo integral” efetivamente melhorar a educação, contribuindo para a garantia da educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos? A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados obtidos permitem compreender que o Programa apresenta como princípio a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar, preferencialmente em escolas de baixo IDEB e localizadas em bairros pobres e de periferia, atendendo preferencialmente alunos em situação social vulnerável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368 10.4025/tpe.v21i2.45368 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i2.45368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368/pdf https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45368/751375147998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 101-113 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157750398976 |